IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Service Design

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
27/04/2019
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte



Por quê?

Numa economia em que o gasto das famílias é maior em serviços do que em produtos e novos negócios como Uber, Nubank e AirBNB transformaram o setor de atuação, se faz necessário formar profissionais com ferramentas e mindset para se inserirem nesta cultura de serviços, construindo e ressignificando os setores do mercado.

Para quem?

O curso tem aplicação prática para profissionais de diversas áreas de atuação como: negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design e arquitetura, além de empreendedores interessados em Design de Serviços. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar em consultorias, em áreas de inovação em empresas ou até mesmo empreendendo em startups.

Como é?

Esse é um curso prático que habilitará o aluno a usar as ferramentas, técnicas e modelo mental do Design de Serviços por meio de experiências reais. Os alunos terão contato com professores especialistas e um ambiente propício para colocar em prática todo o aprendizado, no formato de LABs, no final de cada módulo.


Em um momento onde a sociedade começa a migrar da posse para o uso, embalado principalmente pelos novos modelos econômicos (economia criativa e economia colaborativa), o Design de Serviços tem se tornado uma área muito promissora e de grande aplicabilidade. Desde novos negócios como Uber, Nubank e AirBNB, que já se transformaram em empresas de grande destaque pela forma como os serviços foram projetados, outros setores como Governo, Saúde, Transporte, Entretenimento, Turismo, Educação e Serviços Financeiros, vêm buscando um novo significado para suas estratégias e operações de relacionamento e atendimento ao cliente, olhando para uma sociedade que está em constante transformação. Neste cenário, o Designer de Serviços é o profissional capacitado a lidar com projetos de tal complexidade e desenhar as respostas e estratégias mais adequadas para a implantação de soluções em serviços alinhadas aos desejos e necessidades dos usuários.

O curso propicia o desenvolvimento prático para que os alunos apliquem todo o conhecimento adquirido no curso. Os projetos serão trabalhados em grupos e o no dia dos LABs haverá a tutoria de um professor especializados que irá acompanhar os projetos do início ao fim, ajudando os alunos a conectar todos os pontos aprendidos ao longo da jornada.

 


[ PROGRAMA DO CURSO ]


// Service Mindset // bloco 1
• Sociedade de Serviços (6h)
• Tecnologias Exponenciais & 4a. Revolução industrial (6h)
• Perguntar para Entender – Identificando desafios (6h)
• Lab # 1 – Frame the Challenge (6h)

// Human Centered Design // bloco 2
• Sistemas Complexos (6h)
• Design Research (6h)
• Design Tools (12h)
• Design Insights – Analise e Síntese (6h)
• Lab #2 – Research (6h)

// Pensamento Criativo // bloco 3
• Protagonismo Criativo (6h)
• Criatividade Aplicada – Lego Serious Play (6h)
• Cocriando com usuários e stakeholders (6h)
• Lab #3 – Create (6h)

// Make it Real // bloco 4
• Storytelling (6h)
• Design Communication (6h)
• Prototyping (6h)
• Lab #4 – Validate (6h)

// Modelagem de Negócios // bloco 5
• Pensamento Estratégico (6h)
• Service Safari – Design de Serviços dentro das empresas (6h)
• Oficina de Modelos de Negócios (6h)
• Lab #5 – Service Jam – Pitch (6h)

// Final //
• Pré-Pitch (6h)
• Projeto Final de Design de Serviços (6h)


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

Innovation and Future Thinking (40h) – Módulo Internacional na Unidade IED Madrid

O módulo internacional do curso de Design de Serviços será em Madrid. Nessa cidade, uma das mais importantes do mundo e ponto de interseção das culturas europeia e latino-americana, o IED desenvolve sua educação nos campos tradicionais do design (Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação), enquanto implementa áreas inovadoras para capacitar profissionais a desenhar interações, serviços e sistemas com foco no indivíduo.

MÓDULO INTERNACIONAL

Madrid

Imagem, Comunicação e hábitats da criatividade.
Saiba mais sobre a sede em Madrid


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

FABIO AMADO

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente é co-fundador da WAKE onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools, coordenador / professor do One Year Service Design no IED (Istituto Europeo di Design) e professor de Ferramentas de Gestão de Projetos do curso Chave Mestra na Perestroika.

PROFESSORES

JOSé MELLO

-

Jose Mello é inovador corporativo, empreendedor e educador com mestrado em design estratégico pelo IIT Institute of Design de Chicago e graduado no Programa Executivo de Tecnologias Exponenciais da Singularity University da Califórnia. Ao longo de mais de 25 anos de carreira, orbitou entre o empreendedorismo e o mundo corporativo ajudando empresas a buscar desenvolvimento sustentável e diferenciação através da inovação. Nos últimos 12 anos, foi o executivo responsável pela criação e implantação da estratégia de inovação para Itau, Liberty Seguros e Pirelli na América Latina.


CASSIA DESBESEL

+

Designer, especializada em Design de Serviços pela EISE (Escola de Inovação em Serviços). Possui experiência e formação multidisciplinar e atua há mais de 13 anos como designer. Inicialmente trabalhando na área Gráfica, Web, Tratamento de Imagens e Branding para grandes marcas. Intensificou sua atuação no ramo de Inovação em 2013, tendo participado do desenvolvimento prático e conceitual da nova seguradora Aliro, da Liberty Seguros e de novos serviços para grandes indústrias do setor financeiro e alimentos. Atualmente, estuda temas como Métodos de Tangibilização e Systemic Design.


CAMILA HOLPERT

+

Camila Holpert acredita que quando o assunto é gente, sempre há mais de uma resposta. Apaixonada pelas ciências humanas estudou comunicação social (ESPM), ciências sociais (USP) e semiótica-psicanalítica (PUC) e de forma auto-didata, também passeou pela história, psicologia, filosofia… Depois de atuar em planejamento estratégico em agências de publicidade (DM9DDB, Ogilvy, Bates) e na indústria (Unilever), lançou em 2005 o Studio Ideias, motivada pelo desejo de humanizar as marcas.


FRANCISCO ALBUQUERQUE

+

Francisco é Designer Estratégico formado pelo Istituto Europeo di Design – SP, onde é coordenador da Pós Graduação em Design Estratégico e Inovação e Educador. Possui formação pelo IED-SP, IED-Madrid e ESPM-SP, leciona nos cursos de Pós Graduação e Extensão no IED-SP e FGV-BH. Sócio-cofundador da Arco | Hub de Inovação, tem cocriado e aplicado programas de cultura criativa e inovação em negócios para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Grupo Segurador BB e Mapfre, entre outras. Mentor de projetos de inovação e de start-ups em diversos segmentos do mercado, aplica o design como abordagem para criar projetos e estratégias de impacto para negócios. Atualmente tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussões em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores. Co-autor do livro “A Revolução do Design – Conexões para o Século XXI – IED-Brasil” e dos e-books “Ferramentas Visuais para Estrategistas” e “Pergunta Rara – Festival Educação do Centro Ruth Cardoso”.


MARCELO NICOLAU

+

Graduado pela ESPM-SP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Mestrado em Design Methods pelo IIT Institute of Design, Marcelo Nicolau possui experiência em gestão de inovação, marcas e marketing para grandes empresas como Red Bull, Puma e Universal Pictures e Consultorias internacionais de Inovação e Design Estratégico. Possui enorme interesse na intersecção entre as áreas de business e design estratégico e em encontrar formas de aperfeiçoar a interação entre essas áreas para criação de melhores soluções para usuários em diferentes segmentos.


MARCOS PAULO

+

Co-fundador da WAKE, é apaixonado em resolver problemas e tornar ideias e processos concretos. Formado em Design, com extensão em Direção de Arte pela Belas Artes e Design Thinking pela ESPM, acredita que por meio de um mindset empreendedor, e sua aplicação, é possível realizar mudanças significativas. Atua como facilitador de novos empreendedores e adora testar novidades de produtos e serviços. Fez parte da equipe Live|Work e foi sócio da Clay Innovation, desenvolvendo serviços inovadores para grandes empresas. Atua há mais de 6 anos como Designer de Serviços, no gerenciamento e desenvolvimento de projetos de inovação centrados nas pessoas e no resultado das empresas.


GRAZIELA DI GIORGI

+

Engenheira de produção (UFRJ) de formação, com pós em Gestão (Universidad Complutense de Madrid), em Marketing (Coppead/RJ) e Inovação (HiveLab). Observadora do comportamento humano e seus vieses de decisão, escreveu O Efeito Iguana, que une inovação com economia comportamental, para decodificar o mindset que bloqueia e estimula a inovação acontecer nas empresas. É cofundadora da WAKE, professora e palestrante internacional.


WAGNER LúCIO

+

Wagner Lúcio é formado em Service Design pela EISE, possui MBA em Branding pela BSB Business School e especialização em Design Thinking pela IDEO. É facilitador certificado em LEGO Serious Play pela LEGO Foundation e Food Designer pelo IED SP.
Dono de uma energia revigorante e de uma visão que ressignifica como as coisas são tradicionalmente vistas, está sempre motivado a oxigenar o mindset e motivar os alunos, focando nos objetivos e demandas de cada um.
Desde muito cedo, soube que seu espírito era criativo e, mais tarde, descobriu que poderia expressar essa criatividade pelo design, conectando diversos conhecimentos para criar uma versão mais inovadora do mundo.


CARLOS DENISIESKI

+

Carlos Denisieski é designer gráfico há mais tempo do que gostaria de lembrar. Foi coordenador de design na Ana Couto e na Reserva antes de abrir o Macaco Ciano, estúdio de design focado em gestão de marca, inovação, projetos editoriais, moda e cultura.
É professor na Perestroika e dá cursos e palestras no IED, em universidades e empresas. Já contou histórias na Globo, L’oréal, Melissa, Blueman, Sportv, TCU, CNI, Nike, Banco do Brasil, Vale, Natura, Bodytech e em várias mesas de bar.

Início das aulas: 27/04/2019
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: 27/04/2019

Valores:
12 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Sociedade de Serviços6h
Tecnologias Exponenciais & 4a. Revolução industrial6h
Perguntar para Entender – Identificando Desafios6h
Lab # 1 – Frame the Challenge6h
Sistemas Complexos6h
Design Research6h
Design Tools12h
Design Insights (analise e Sintese)6h
Lab #2 – Research6h
Protagonismo Criativo6h
Criatividade Aplicada – Lego Serious Play6h
Cocriando com usuários e stakeholders6h
Lab #3 – Create6h
Storytelling6h
Design Communication6h
Prototyping6h
Lab #4 – Validate6h
Pensamento Estratégico6h
Service Safari – Conhecendo Design de Serviços Dentro das Empresas6h
Oficina de Modelos de Negócios6h
Lab #5 – Service Jam – Pitch6h
Pré-Pitch6h
Projeto Final de Design de Serviços6h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.