IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Service Design

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
25/04/2020
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Numa economia em que o gasto das famílias é maior em serviços do que em produtos, e novos negócios como Uber, Nubank e Airbnb transformaram o setor de atuação, se faz necessário formar profissionais com ferramentas e mindset para se inserirem nesta cultura de serviços, construindo e ressignificando os setores do mercado.

Para quem?

O curso tem aplicação prática para profissionais de diversas áreas de atuação como negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design e arquitetura, além de empreendedores interessados em Design de Serviços. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar em consultorias, em áreas de inovação em empresas ou até mesmo empreendendo em startups.

Como é?

Esse é um curso prático que habilitará o aluno a usar as ferramentas, técnicas e modelo mental do Design de Serviços por meio de experiências reais. Os alunos terão contato com professores especialistas e um ambiente propício para colocar em prática todo o aprendizado, no formato de LABs, no final de cada módulo.


Em um momento onde a sociedade começa a migrar da posse para o uso, embalado principalmente pelos novos modelos econômicos (economia criativa e economia colaborativa), o Design de Serviços tem se tornado uma área muito promissora e de grande aplicabilidade. Desde novos negócios como Uber, Nubank e Airbnb, que já se transformaram em empresas de grande destaque pela forma como os serviços foram projetados, outros setores como Governo, Saúde, Transporte, Entretenimento, Turismo, Educação e Serviços Financeiros vêm buscando um novo significado para suas estratégias e operações de relacionamento e atendimento ao cliente, olhando para uma sociedade que está em constante transformação. Neste cenário, o designer de serviços é o profissional capacitado a lidar com projetos de tal complexidade e desenhar as respostas e estratégias mais adequadas para a implantação de soluções em serviços alinhadas aos desejos e necessidades dos usuários.

O curso propicia o desenvolvimento prático para que os alunos apliquem todo o conhecimento adquirido no curso. Os projetos serão trabalhados em grupos e, no dia dos LABs, haverá tutoria de um professor especializado que irá acompanhar os projetos do início ao fim, ajudando os alunos a conectar todos os pontos aprendidos ao longo da jornada.

 


PROGRAMA DO CURSO


Service Mindset – bloco 1
• Sociedade de serviços (6h)
• Tecnologias exponenciais & 4ª revolução industrial (6h)
• Perguntar para entender – identificando desafios (6h)
• Lab #1 – frame the challenge (6h)

Human Centered Design – bloco 2
• Sistemas complexos (6h)
Design research (6h)
Design tools (12h)
Design insights – análise e síntese (6h)
• Lab #2 – research (6h)

Pensamento criativo – bloco 3
• Protagonismo criativo (6h)
• Criatividade aplicada – Lego Serious Play (6h)
• Cocriando com usuários e stakeholders (6h)
• Lab #3 – create (6h)

Make it real – bloco 4
Storytelling (6h)
Design communication (6h)
Prototyping (6h)
• Lab #4 – validate (6h)

Modelagem de negócios – bloco 5
• Pensamento estratégico (6h)
Service Safari – Design de serviços dentro das empresas (6h)
• Oficina de modelos de negócios (6h)
• Lab #5 – Service Jampitch (6h)

Final
• Pré-pitch (6h)
• Projeto final de Design de Serviços (6h)

INNOVATION AND FUTURE THINKING – SEMANA INTERNACIONAL


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

FABIO AMADO

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto, e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente, é co-fundador da WAKE, onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools, coordenador/professor do One Year em Service Design no IED São Paulo e professor de Ferramentas de Gestão de Projetos do curso Chave Mestra na Perestroika.

PROFESSORES

CASSIA DESBESEL

-

Designer especializada em Design de Serviços pela EISE (Escola de Inovação em Serviços), Cassia possui experiência e formação multidisciplinar e atua há mais de 13 anos como designer. Inicialmente trabalhando na área gráfica, web, tratamento de imagens e branding para grandes marcas, em 2013, intensificou sua atuação no ramo de inovação, tendo participado do desenvolvimento prático e conceitual da nova seguradora Aliro, da Liberty Seguros e de novos serviços para grandes indústrias do setor financeiro e alimentício. Atualmente, estuda temas como Métodos de Tangibilização e Systemic Design.


CAMILA HOLPERT

+

Camila Holpert acredita que, quando o assunto é gente, sempre há mais de uma resposta. Apaixonada pelas ciências humanas, estudou Comunicação Social (ESPM), Ciências Sociais (USP) e Semiótica-Psicanalítica (PUC) e, de forma auto-didata, também passeou pela História, Psicologia e Filosofia. Depois de atuar em planejamento estratégico em agências de publicidade (DM9DDB, Ogilvy, Bates) e na indústria (Unilever), lançou o Studio Ideias em 2005, motivada pelo desejo de humanizar as marcas.


FRANCISCO ALBUQUERQUE

+

Francisco é Designer Estratégico formado pelo Istituto Europeo di Design – SP, onde é coordenador da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação e educador. Possui formação pelo IED-SP, IED-Madrid e ESPM-SP, leciona nos cursos de pós-graduação e extensão no IED-SP e FGV-BH. É sócio-cofundador da Arco | Hub de Inovação, tem cocriado e aplicado programas de cultura criativa e inovação em negócios para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Grupo Segurador BB e Mapfre, entre outras. É mentor de projetos de inovação e de startups em diversos segmentos do mercado, aplicando o design como abordagem para criar projetos e estratégias de impacto para negócios, e co-autor do livro A Revolução do Design – Conexões para o Século XXI – IED-Brasil e dos e-books Ferramentas Visuais para Estrategistas e Pergunta Rara – Festival Educação do Centro Ruth Cardoso. Atualmente, tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussão em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores.


MARCELO NICOLAU

+

Graduado pela ESPM-SP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Mestrado em Design Methods pelo IIT Institute of Design, Marcelo Nicolau possui experiência em gestão de inovação, marcas e marketing para grandes empresas como Red Bull, Puma e Universal Pictures e consultorias internacionais de inovação e design estratégico. Possui enorme interesse na intersecção entre as áreas de business e design estratégico e em encontrar formas de aperfeiçoar a interação entre essas áreas para criação de melhores soluções para usuários em diferentes segmentos.


MARCOS PAULO

+

Co-fundador da WAKE, Marcos é apaixonado por resolver problemas e tornar ideias e processos concretos. Formado em Design com extensão em Direção de Arte pela Belas Artes e Design Thinking pela ESPM, acredita que, por meio de um mindset empreendedor e sua aplicação, é possível realizar mudanças significativas. Atua como facilitador de novos empreendedores e adora testar novidades de produtos e serviços, fez parte da equipe Live|Work e foi sócio da Clay Innovation, desenvolvendo serviços inovadores para grandes empresas. Atua há mais de 6 anos como designer de serviços, no gerenciamento e desenvolvimento de projetos de inovação centrados nas pessoas e no resultado das empresas.


GRAZIELA DI GIORGI

+

Engenheira de produção (UFRJ) de formação com pós-graduação em Gestão (Universidad Complutense de Madrid), em Marketing (Coppead/RJ) e Inovação (HiveLab), Graziela é observadora do comportamento humano e seus vieses de decisão, escreveu O Efeito Iguana, que une inovação com economia comportamental para decodificar o mindset que bloqueia e estimula a inovação a acontecer nas empresas. É cofundadora da WAKE, professora e palestrante internacional.


WAGNER LúCIO

+

Dono de uma energia revigorante, Wagner está sempre motivado a oxigenar o mindset e motivar a equipe, focando nos objetivos e demandas de cada membro. É professor da pós-graduação em  Design Estratégico e Inovação e Service Design no Istituto Europeo di Design (IED-SP) e estuda profundamente o tema Food Design, o que garante sua presença em uma série de eventos sobre o tema. Desde muito cedo, soube que seu espírito era criativo e, mais tarde, descobriu que poderia expressar essa criatividade através do design. É o tipo de pessoa que fica horas montando e desmontando coisas, experimentando novos métodos na prática. Possui uma visão que ressignifica a forma de como as coisas são tradicionalmente vistas, um verdadeiro idealista, conectando diversos conhecimentos para criar uma versão mais inovadora do mundo.


FERNANDA DE DIVITIIS

+

Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. Cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED SP e outras instituições, está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.


ANDRé LOMBARDI

+

Curioso desde pequeno, formou-se psicólogo na PUC-SP, especializado em daseinsanalyse e psicologia do corpo, além de um pesquisador de epistemologia, hoje fazendo atendimento clínico em seu consultório. Criou o Labirinto que é um laboratório de experiências relacionadas aos temas de corpo, arte e filosofia, fez parte da equipe de Diretores de Whatever da Perestroika, desenvolvendo experiências de aprendizagem, e já trabalhou na área de educação infantil como educador em projetos de ciência com grupos de alunos. Nas horas vagas, toca violão, faz carinho em gatos que encontra na rua e joga Curling.

Início das aulas: 25/04/2020
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 144 horas
Inscrições até: 25/04/2020

Valores:
12 parcelas de R$ 2.315,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Sociedade de Serviços6h
Tecnologias Exponenciais & 4a. Revolução industrial6h
Perguntar para Entender – Identificando Desafios6h
Lab # 1 – Frame the Challenge6h
Sistemas Complexos6h
Design Research6h
Design Tools12h
Design Insights (analise e Sintese)6h
Lab #2 – Research6h
Protagonismo Criativo6h
Criatividade Aplicada – Lego Serious Play6h
Cocriando com usuários e stakeholders6h
Lab #3 – Create6h
Storytelling6h
Design Communication6h
Prototyping6h
Lab #4 – Validate6h
Pensamento Estratégico6h
Service Safari – Conhecendo Design de Serviços Dentro das Empresas6h
Oficina de Modelos de Negócios6h
Lab #5 – Service Jam – Pitch6h
Pré-Pitch6h
Projeto Final de Design de Serviços6h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.