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ONE YEAR

Joias: Design & Negócios

156 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
18/05/2019
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Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Utilizando-se de atividades experienciais como base, o curso oferece visão sistêmica do mercado joalheiro, colocando em perspectiva fatores que potencializam, organizam e viabilizam o negócio estratégico, no qual o participante irá experimentar também as técnicas mais atuais para a confecção de joias artesanais e industriais.

Para quem?

Idealizado para profissionais de diversas áreas ou interessados que queiram conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo das joias, o curso destina-se tanto a quem não tem qualquer conhecimento prático ou teórico e tem motivações para entrar no mercado, bem como para quem já possui um negócio e quer ampliar a visão sobre o mercado joalheiro.

Como é?

Do design de joias e coleções à experimentação das técnicas de ourivesaria, passando pelo conhecimento da história da joia e das gemas e pela gestão de negócios, o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, pela pesquisa e pela prática cuja finalidade é provocar e incentivar para que o aluno tenha condições de elaborar uma estratégia para alcançar suas metas.


ONE YEAR EXECUTIVE AND CREATIVE COURSE EM JOIAS: DESIGN & NEGÓCIOS COM EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL NA ITÁLIA

Sobre o curso

O curso em Joias: Design & Negócios oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo estimula o aluno a vivenciar o design de joias, conhecer sua história e experimentar as técnicas de ourivesaria e de gestão de negócio aplicadas ao mercado atual.
A metodologia tem ênfase na pesquisa, reflexão e prática, na qual o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, conhecendo seus principais elementos e tendo acesso às diferentes interfaces que o mercado oferece. Com vasto conhecimento e vivência no setor, os professores provocarão uma visão real do mercado e de suas oportunidades, proporcionando um ambiente ideal para profissionais que já atuam ou desejam entrar na área e expandir ou começar seu networking.

Programa do curso

Módulos ministrados no Instituto Europeu di Design – IED São Paulo:

  • História da joia;
  • Desenho de joias ilustrativo e técnico;
  • Joalheria básica (bancada);
  • Desenho 3D;
  • Processos produtivos;
  • Gemologia;
  • Planejamento e desenvolvimento de coleção;
  • Panorama do mercado joalheiro atual: desafios e oportunidades;
  • Identidade da marca.

Módulo Internacional na Itália

  • Palestra sobre inovação na cadeia de fornecimento de joias;
  • Visita técnica à oficina bronzista;
  • Palestra sobre tendências;
  • Vista técnica à empresa de metalurgia de acessórios para alta moda;
  • Visita técnica à empresa de joias;
  • Workshop Scuola di Arti Orafe;
  • Visita técnica à antiga oficina de produção de joias Torrini;
  • Visita técnica à oficina do mestre Alessandro Dari.

*O cronograma e conteúdo da viagem podem sofrer alterações.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

MARIO RODRIGUES

Formado em Comércio Exterior com MBA em Empreendedorismo pela Business School São Paulo, atua no mercado joalheiro desde 1999, tendo sido representante de vendas de diversas fábricas do setor.
Prestou consultoria de Gestão e Marketing para lojistas joalheiros, foi diretor da Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo (Ajesp) e, desde 2011, coordena o Departamento Comercial da Reserva Metais – Banco Paulista e, atualmente, é o responsável técnico pelo curso de One Year em Joias: Design e Negócios do IED em São Paulo.

PROFESSORES

YURI NUNES

-

Formado em Engenharia de Materiais com Mestrado em Metalurgia pela USP, atua como consultor para fábricas de joias há 12 anos, trazendo conhecimento dos maiores centros produtores de joias do mundo para o Brasil.
É professor de Materiais e Processos e Gerenciamento de produção e sócio da BDG – fábrica de joias com 35 funcionários –, onde administra os setores de produção e criação.


MáRCIA CROCE

+

Pós-graduada em Fashion Marketing and Communication pelo IED em São Paulo e formada em diversos cursos voltados ao Design de Joias.
Com diversas experiências no setor joalheiro e em varejo, atua como diretora da DGNG – Design & Negócio, escritório especializado em desenvolvimento de produtos, pesquisa de tendências e treinamento de varejo para marcas do segmento de joias, prata, folheados e bijuterias.
Finalista no prêmio IBMG de Design de Joias, em 1999, na categoria industrial, finalista Brasil do Signity Facet Award 2011, e ficou em terceiro lugar entre designers brasileiros no concurso internacional World’s Best Jewelry Designer 96/97.
Teve suas peças expostas em Nova York, Tóquio, Paris, Milão e Lisboa.


ANDRé CAPERUTTO

+

Autor de Joias,designer e arquiteto com grande produção a partir de 1997 e dando aulas desde 2000. Atuou como designer da Mirandouro Joias , e expôs suas obras no Mercado Mundo Mix, no Espaço Galeria Paludeto, Feninjere IED – SP . Foi selecionado para criar e desenvolver o troféu “Mulher Brasileira”, premiação da Rede Mulher que contemplou personalidades femininas de destaque, Tem amplo conhecimento sobre técnicas e materiais, trabalhando com metais nobres, pedras,madeiras e resinas na busca da joalheria contemporânea.


CLAUDIA DAYé

+

Publicitária pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e pós-graduada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Claudia Dayé também é fotógrafa, formada pelo Senac. Diretora da agência Lápis de Ponta, há mais de 25 anos, atua no desenvolvimento de projetos de comunicação e marketing, pesquisando, durante esse período, temas de relevância ligados à publicidade, marcas, identidade e cultura, moda e marketing.
Desde 2011, dedica-se à documentação da joalheira nacional, coordenando o projeto “Joalheria no Brasil”, pelo qual publicou o livro de mesmo título em 2017, do qual é autora e organizadora. Palestrante de história da joalheria, é também curadora do programa “Joia Brasileira”,  série de encontros realizada pela Unibes Cultural, em São Paulo.

Início das aulas: 18/05/2019
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 196 horas
Carga horária: 196 horas
Inscrições até: 18/05/2019

Valores:
13 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
História da joia6h
Panorama do Mercado Joalheiro: Retrospectiva, Cenário Atual e Governança6h
Branding: Conceitos3h
Jewelry On Line3h
Processos Produtivos6h
Ilustração de Joias12h
Desenho Técnico12h
Gemologia18h
Técnicas de Ourivesaria (Bancada)18h
Desenho Digital de Joias 3D12h
Processo Criativo e Percepção de Valor6h
Semiótica: A Simbologia do Luxo6h
Design Thinking6h
Identidade da Marca6h
Desenvolvimento de Coleção12h
Orientação para o Trabalho Final24h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.