IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Food Design

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
27/04/2019
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte



Por quê?

O sistema de alimentos e da alimentação envolve várias indústrias e etapas – desde a produção, preservação e logística até a preparação, apresentação e consumo – e demanda projetos com olhar criativo para gerar inovação em produtos e serviços a partir das abordagens do Design, com grandes oportunidades presentes e futuras.

Para quem?

Apaixonados por comida, profissionais e estudantes de Gastronomia, Comunicação, Marketing, Turismo, Hotelaria, Eventos, Produção Cultural, Arquitetura e todas as áreas do Design que buscam aprofundar conhecimentos, explorar novas oportunidades e desejam atuar no universo do Food Design de forma pioneira e inovadora.

Como é?

O curso oferece vivências reflexivas, imersivas e projetuais para formar as capacidades e habilidades necessárias à criação e gestão de experiências gastronômicas para o mercado a partir da abordagem do Design, o que possibilita construir as relações entre alimentos, consumidores e os contextos relacionados à alimentação.


MANIFESTO FOOD DESIGN IED

Navegamos no limiar do presente com o futuro, e é nesse cenário que FOOD DESIGNERS projetam novos hábitos e soluções para a alimentação do presente com o objetivo de estarmos adaptados e adequados para um futuro emergente.

O que novos hábitos influenciam em nossa alimentação seus espaços e rituais? O que vamos comer em 2050 com uma população de 9.5bi de pessoas? Como mudamos o paradigma do desperdício de alimento?

São desafios como estes que habilitam uma nova categoria de profissionais, os Food Designers, que reconhecem a importância de “l’art de la table” mas também abordam a alimentação de forma sistêmica – do campo à mesa.

Ativam novas ferramentas de inovação aliadas a capacidade do design em compreender padrões para criar soluções centradas no ser humano, encarando o atual momento de transformação como uma oportunidade de inovação, ao invés de replicar soluções pré-existentes.

Sobre o Curso FOOD DESIGN IED

A formação em Food Design tem como objetivo básico adentrar camadas invisíveis na cadeia da alimentação, explorando a versatilidade do tema através de novos prismas como: Sistema alimentar, plataformas de negócio, comida como agente de transformação e metadesign. Conceitos base para um novo mindset que habilita explorar territórios infinitos no mercado.

Acreditamos que a comida é uma plataforma poderosa para contar histórias e se comunicar, levando em consideração todas suas necessidades, percepções sensações e experiências. É assim que adotamos o “food service experience” como o “next step” para se projetar uma nova experiência na gastronomia.

Nossos alunos adquirem conhecimentos no campo da: Biomimética, Service Thinking, Ambience, Branding gastronômico e design sensorial que se complementam com uma vivência internacional onde entram em contato com profissionais que irão ampliar seu repertório para promover o “saber e o “saber fazer” – princípios básico do IED e de pensadores criativos para um novo mundo.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

MÓDULO INTERNACIONAL

O módulo internacional do curso em Food Design traz a possibilidade de ampliar o conhecimento de Food Design em um contexto europeu, com práticas consolidadas.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

WAGNER LúCIO

Wagner Lúcio é formado em Service Design pela EISE, possui MBA em Branding pela BSB Business School e especialização em Design Thinking pela IDEO. É facilitador certificado em LEGO Serious Play pela LEGO Foundation e Food Designer pelo IED SP.
Dono de uma energia revigorante e de uma visão que ressignifica como as coisas são tradicionalmente vistas, está sempre motivado a oxigenar o mindset e motivar os alunos, focando nos objetivos e demandas de cada um.
Desde muito cedo, soube que seu espírito era criativo e, mais tarde, descobriu que poderia expressar essa criatividade pelo design, conectando diversos conhecimentos para criar uma versão mais inovadora do mundo.

Início das aulas: 27/04/2019
Dias: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: 27/04/2019

Valores:
12 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Design, Cultura e Alimentação6 horas
Alimentação e sistema alimentar6 horas
Indústria da Alimentação e o mercado6 horas
O campo no sistema alimentar6 horas
A comida como agente de Cultura e transformação6 horas
Empreendedorismo em plataformas Food3 horas
FOOD LAB #1: Save food12 horas
Semiótica, Valores e Território3 horas
Safári Urbano3 horas
Design for Food6 horas
Tools for Service Design6 horas
Food Service Experience6 horas
Food Design Communication6 horas
Plataformas de Food Marketing3 horas
Branding Gastronômico e Place Branding6 horas
Design Estratégico para Negócios Gastronômicos3 horas
Alimentação e consumo3 horas
Conceitos de Biomimética e Biomimética aplicada a embalagem6 horas
LAB FOOD DESIGN #2: Food service experience12 horas
Módulo Internacional40 horas
Metadesign3 horas
Metadesign – Visão sistêmica do futuro da alimentação3 horas
Trends for food6 horas
Design Sensorial6 horas
Alimentação e tecnologias emergentes3 horas
Food Techs3 horas
LAB FOOD DESIGN #3: FOOD DESIGN FUTURE12 horas

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.