IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Design Editorial: Novas Narrativas do Impresso ao Digital

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
agosto/2017
Candidate-se
Sexo

RG / RNE / Passaporte


Formulário Teste

Sexo

RG / RNE / Passaporte


Desenvolva todo o seu potencial criativo, com portas abertas para o mundo e para o design.
Para participar do processo de seleção de alunos do IED, preencha o formulário abaixo e nós agendaremos uma entrevista com você.

Sexo




Por quê?

Nunca se produziu tanta informação quanto hoje. Organizar e comunicar esses dados é um grande desafio. Novos públicos, com novos interesses, precisam ter acesso a conteúdos bem organizados e com design. Para atender estas demandas, é preciso convergência nas soluções multiplataformas.

Para quem?

Profissionais que lidam com conteúdos e querem ampliar e aprimorar conhecimentos nos campos de edição, linguagens e visualização da informação. Profissionais das áreas de Design, Publicidade, Mídias Digitais, Jornalismo, entre outros que atuam em comunicação ou no mercado editorial.

Como é?

Docentes com grande experiência no mercado editorial em diversos campos trocando informações com os alunos. Ensinando na prática. Sem delongas. Atividades dinâmicas com resultados concretos de projetos que podem ser colocados no portfólio do aluno ao final de cada módulo.


Sobre o Curso

O curso de One Year em  Design Editorial oferecido pelo IED São Paulo, em parceria com o IED Madri, é voltado para profissionais de mercado que buscam o aperfeiçoamento do olhar e das habilidades de edição de conteúdos em diversos meios – impressos e digitais.

Ao longo da jornada do aluno, serão abordadas as bases fundamentais do design editorial, que são: Conteúdo (aspectos voltados para o que será apresentado);  Narrativas (como estruturar conteúdos de forma clara e precisa) e Edição & Visualização (novas linguagens para apresentar conteúdos em diversas plataformas). Datavisualização, Infografia Visual Thinking, Narrativas criativas, Inovação e Novos Negócios Editoriais, Design Content, Direção de arte para publicações (impressas e digitais) são alguns dos assuntos abordados.

O curso tem ênfase em aulas práticas e oferece diversas oportunidades de discussão sobre as teorias apresentadas. Serão desenvolvidos projetos concretos em parcerias com empresas e editoras, trazendo projetos reais para a ampliação de portifólio e discussão de casos.

O contato com os profissionais docentes, todos atuantes, oferece ao aluno uma vasta visão do mercado e das práticas do dia a dia, além de potencializar seu network, ampliando sua rede de relacionamentos profissionais.

O módulo internacional do curso em Madri traz a oportunidade de conhecer de perto um pulsante mercado editorial em diversos segmentos e a possibilidade de troca de conhecimentos com profissionais de destaque, tanto na área impressa quanto no universo digital.

 

 

 

PROGRAMA DO CURSO

Módulos ministrados no Instituto Europeu di Design – IED São Paulo:

  • Visual Thinking
  • Design de Livro: Edição e Produção
  • Design Content
  • Escrita Criativa
  • Infografia e Datavisualização
  • Fotografia como Narrativa
  • Direção de Arte em Revista
  • Narrativas em Movimento I : Vídeo
  • Narrativas em Movimento II: Motion
  • Universo Digital: Narrativas interativas
  • Novos Negócios no Mercado Editorial
  • Projeto Final

 

MÓDULO INTERNACIONAL

Madrid

Imagem, Comunicação e hábitats da criatividade.
Saiba mais sobre a sede em Madrid


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

FABIO SILVEIRA

Fabio Silveira é Pós-Graduado em Branding e Especialista em Pedagogia para o ensino Superior, com Mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com implantação de diversos processos que englobam da Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova – Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy, Você S.A., dentre outras.

É professor há dez anos. Foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio etc. Foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.

Início previsto: agosto/2017
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: agosto/2017

Valores:
12 parcelas de R$1.975,00
À vista com 10% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Visual Thinking06 horas
Livro: Edição e Produção18 horas
Design Content06 horas
Roteiro06 horas
Infografia e Dataviz18 horas
Narrativas Fotográficas09 horas
Direção de Arte de Publicações18 horas
Narrativas em Movimento: Vídeo + Motion09 horas
UX & Plataformas Digitais12 horas
Narrativas em Áudio: Podcast18 horas
Novos Negócios Editoriais18 horas
Projeto Final18 horas

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID