IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Design de Mobiliário

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
19/10/2019
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

O curso tem como proposta fomentar a visão e o conhecimento multidisciplinar do Design de Mobiliário como ferramenta de inovação para atuação profissional em todas as áreas do mercado moveleiro.

Para quem?

Profissionais e estudantes das áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Design de Produto, dentre outras, que atuem ou busquem aperfeiçoamento ou pretendam migrar para a área de Design de Mobiliário.

Como é?

O curso busca proporcionar novos caminhos e possibilidades para o pensamento do Design de Mobiliário através do desenvolvimento e proposição de ideias, conceitos e soluções de projetos, sinérgicos à realidade do mercado, e propõe a potencialização de repertório multidisciplinar em design, da visão empreendedora e da formatação de portfólio para atuação na área.


ONE YEAR EM DESIGN DE MOBILIÁRIO COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Design de Mobiliário (Furniture Design) do IED São Paulo traz um programa avançado para a formação de designers de mobiliário que estejam interessados em atuar nas áreas de criação e produção.

A metodologia tem ênfase na pesquisa, reflexão e prática com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado moveleiro através do estudo específico do processo de Design de Mobiliário, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, novos procedimentos de gestão e disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

Os docentes, com vasta experiência profissional, propõem, por meio do conjunto de disciplinas, uma metodologia de ensino em que os participantes possam aplicar de forma objetiva o conhecimento construído na criação e proposição de soluções inovadoras.

Programa do curso

  • Fundamentos de linguagem e estética do design de mobiliário I e II
  • História e teoria do design de mobiliário I
  • Mercadologia e tendências I e II
  • Materiais e processos de fabricação de mobiliário I e II
  • Laboratório de novos materiais
  • Laboratório de modelos experimentais
  • Design e sustentabilidade I e II
  • Ergonomia, percepção e conforto I e II
  • Desenvolvimento e gerenciamento de projeto I e II
  • Gestão da produção de mobiliário I e II
  • Técnicas de representação gráfica e informatização
  • Análise de valor (comercial e simbólico)
  • Projeto final – protótipo I e II

Semana internacional na Europa


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

ALEXANDRE SALLES

Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana, formado pela FAU-USP. Coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo.

Com vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura, fundou em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

PROFESSORES

CAROL PICCIN

-

Carol Piccin é gestora ambiental com foco em inovação para sustentabilidade e sócia-diretora da MateriaBrasil, cujo objetivo é inspirar para que o modelo de produção e consumo seja mais equilibrado com o planeta. Pesquisando produtos e tecnologias mais responsáveis, iniciou-se um banco de dados bem robusto e, hoje, a empresa está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo com o sonho de montar uma “materioteca”, um local que respira inovação para pesquisa e desenvolvimento de produto. Carol acredita que é por meio do despertar do indivíduo como agente de mudança que alcançaremos uma economia mais sustentável.


GIORGIO GIORGI

+

Designer e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1989, Giorgio coordena curso de especialização em Design para a Movelaria junto ao Senac SP, tem projetos de produtos produzidos, publicados e premiados no Brasil e no exterior, e atua como consultor no âmbito do design.


ROBINSON SALATA

+

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1976), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2008). Desde 1982, é professor da FAUUSP, atuando junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. De 2004 a 2014, foi professor do curso de Design da Faculdades de Campinas – FACAMP e, desde 2007, atua como professor do Centro Universitário Senac junto aos cursos de Design Industrial e Arquitetura e Urbanismo. Atualmente, coordena a graduação em Design Industrial e a pós-graduação em Design para a Movelaria do SENAC. Tem experiência na área de Desenho Industrial atuando principalmente com projeto de produto, racionalização de processos de trabalho, desenvolvimento de novos materiais e processos de fabricação, bem como na área de ensino, pesquisa e extensão.


SILVIA GRILLI

+

Designer de Produto com especialização em Design de Interiores na Scuola Lorenzo de Médici (Florença), Silvia Grilli é consultora de diversas empresas do setor de móveis e decoração e consultora de projetos para organizações públicas e privadas. Iniciou sua carreira estagiando no escritório do pioneiro Michel Arnoult e desenvolveu produtos para marcas como Arredamento e Vogue. Após um período na Itália, onde trabalhou com EnzoMari, voltou ao Brasil e fundou seu próprio estúdio, StuDesign. Atualmente, trabalha como pesquisadora, diretora de criação e leciona como professora-convidada na pós-graduação em Movelaria do SENAC e do IED SP. Em seu portfólio, constam projetos premiados e coleções de móveis desenvolvidas com exclusividade para lojas de design em todo o Brasil. Autora dos livros “Um Designer Sozinho Não Faz Milagre” (Ed. Rosari) e “Signos da Brasilidade no Design de Móveis” (Ed. Senai).

Início das aulas: 19/10/2019
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: 19/10/2019

Valores:
12 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Fundamentos de Linguagem e Estética do Design de Mobiliário12h
História e Teoria do Design de Mobiliário12h
Mercadologia e Tendências12h
Materiais e Processos de Fabricação de Mobiliário12h
Laboratório de novos materiais06h
Laboratório de Modelos Experimentais06h
Design e Sustentabilidade12h
Ergonomia, Percepção e Conforto12h
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projeto12h
Gestão da Produção de Mobiliário12h
Técnicas de Representação Gráfica e Informatização06h
Análise de Valor (comercial e simbólico)06h
Projeto Final – Protótipo12h

CURSOS RELACIONADOS
04/11/2019
25 horas
PRESENCIAL
Home Design por Casa Vogue
07/10/2019
400 horas
PRESENCIAL
Design de Interiores Contemporâneo
Fevereiro/2020
3 anos (6 semestres)
PRESENCIAL
Design de Produtos e Serviços
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.