IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSÃO

Smart Cities: design para cidades do futuro

PRESENCIAL

60 horas

21/09/2019

Sábados e domingos, das 9h às 16h30 (um fim de semana por mês)
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

A evolução tecnológica e a revolução digital transformaram o design e o modo de viver nas cidades. A aplicação dessas ferramentas no contexto urbano contribui para um desenvolvimento mais sustentável, com o uso inteligente de recursos, maior eficiência operacional, inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

Para quem?

Designers, arquitetos, urbanistas, desenvolvedores urbanos e gestores, bem como outros profissionais e estudantes de áreas afins, interessados em aplicar conceitos de sustentabilidade, mobilidade e tecnologias de conectividade em projetos para as cidades sustentáveis.

Como é?

O curso promove a integração de conhecimentos nas áreas de sustentabilidade, conectividade e infraestrutura urbana, através de blocos teóricos com professores especialistas, apresentação de cases nacionais e internacionais e desenvolvimento de projetos para cidades do futuro.


O curso Smart Cities – Design para Cidades do Futuro, oferecido pelo IED São Paulo, é voltado para profissionais que buscam uma compreensão global das transformações urbanas atuais e que visam se aprofundar no tema de cidades inteligentes, aplicando o conhecimento técnico na criação de projetos para cidades mais conectadas, sustentáveis e inclusivas.

Partindo de uma abordagem mais abrangente sobre o contexto de surgimento das Smart Cities e alcançando análises mais detalhadas de sistemas urbanos específicos, o curso oferece o ferramental necessário para aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento de projetos.

Ao longo de cinco módulos, o curso investiga, entre outros temas, os novos ecossistemas favoráveis à implantação de Cidades Inteligentes, seus impactos no desenvolvimento urbano sustentável, conceitos e aplicações das tecnologias digitais e o potencial de transformação das estratégias Smart Cities na infraestrutura, gestão e qualidade de vida nas cidades.

As disciplinas serão ministradas por diferentes especialistas, sempre com a apresentação de cases. Assim, o curso integra teoria e prática de forma dinâmica com o objetivo de oferecer aos alunos o entendimento da problemática urbana atual e das possibilidades tecnológicas de transformação, para a sua aplicação em projetos inovadores de cidades do futuro.

PROGRAMA DO CURSO

Cenários urbanos e futuros

  • Relação entre as tecnologias digitais e a cultura contemporânea
  • Cidades inteligentes – um outro meio ambiente
  • Placemaking e identidade
  • Conceituação e estratégia das cidades inteligentes

Cidades inteligentes = Cidades sustentáveis

  • Cidades resilientes e a nova agenda para as cidades
  • Indicadores de sustentabilidade urbana
  • Nova economia: verde e circular
  • Nova economia: criativa e colaborativa

 Conectividade e design urbano

  • IOT, big data e inteligência artificial e as dinâmicas urbanas
  • Design de serviços, interação e inovação para cidades
  • Oficina de projetos para cidades do futuro/Design thinking

Design de infraestrutura e interfaces urbanas inteligentes

  • Novos paradigmas da mobilidade
  • Tecnologias smart em energia

Projetos para cidades do futuro

  • Design urbano e de mobiliário em cidades inteligentes
  • Oficina de projetos para cidades inteligentes
  • Apresentação dos trabalhos

Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

Myriam Tschiptschin é Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje lidera o Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

Início das aulas: 21/09/2019
Término das aulas: 15/12/2019
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 16h30 (um fim de semana por mês)
Duração: 60 horas
Inscrições até: 21/09/2019

Valores:
5x de 1.352,00
À vista com 5% de desconto


SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.