IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Fotografia e linguagem digital

PRESENCIAL

48 horas

Em breve

Terças e quintas, das 19h30 às 22h30, e dois sábados
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Se o icônico fotógrafo Henri Cartier-Bresson, em um mundo ainda analógico, afirmava que “suas primeiras 10.000 fotografias serão as piores”, hoje, em um mundo digital marcado pela popularização de aparelhos capazes de produzir, editar, apagar e compartilhar fotografias em tempo real, adaptar-se parece ser inevitável. Portanto, em uma segunda incursão ao pensamento de Bresson, “nossas primeiras 100.000 fotografias serão as piores e talvez as menos curtidas nas redes sociais”. Praticar é e sempre foi necessário.

Para quem?

Com abordagem transdisciplinar, o curso é direcionado a profissionais das mais variadas formações: fotógrafos profissionais e amadores, videomakers, blogueiros, youtubers, influenciadores em geral, designers, publicitários, profissionais de marketing e pesquisa de mercado, empreendedores e profissionais de outras áreas que tenham interesse em compreender e vivenciar o processo de criação de uma imagem fotográfica, levando em consideração implicações como os objetivos de cada projeto, público alvo, contexto histórico, modo de veiculação/publicação, sobretudo em plataformas digitais, entre outras.

Como é?

O curso visa, por meio de fundamentos da fotografia, capacitar o aluno a criar fotografias de maneira profissional, refletindo sobre o passado, presente e futuro do tema, e estabelecendo relações com o “mundo digital”. De maneira prática, provocativa e divertida, os alunos serão incentivados a sair de suas zonas de conforto, produzindo e publicando conteúdo constantemente por meio de diferentes aparelhos e temáticas que os farão explorar uma vasta gama de possibilidades, desenvolvendo “seu olhar, sua crítica e linguagem fotográfica”.


Quando foi que todo mundo resolveu “se achar” fotógrafo? É selfie ou autorretrato que se diz? Foto boa tem que ter cheiro? Como desenvolver minha própria linguagem? Texto bom precisa rasgar a foto? Quando foi que virou crime usar filtro ou Photoshop? No futuro, os celulares serão câmeras que voam? A fotografia vai morrer? Conversaremos sobre essas e outras perguntas que permeiam o assunto sobre fotografia como linguagem digital nos dias de hoje.

PROGRAMA DO CURSO

  • História da fotografia
  • Áreas de atuação no mercado fotográfico e suas implicações
  • Pilares técnicos
  • Enquadramento, iluminação, composição e linguagem fotográfica
  • Storytelling e produção de conteúdo
  • Produção, edição e pós-produção
  • Desenvolvimento de portfólio online e offline
  • Futuro da fotografia
  • Projeto final

Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

BRUNO CANDIOTTO

“Eu tiro fotos, faço vídeos no YouTube e falo #manodocéu toda hora”. É assim que Bruno prefere se apresentar.
Bacharel em Relações Internacionais, mestre em Educação, Arte e História da Cultura e pesquisador de áreas como fotografia, design, branding e coolhunting, atua como fotógrafo, videomaker, diretor de criação e consultor de imagem de marca para empresas de diferentes ramos. Recentemente, completou 20 anos de carreira como fotógrafo, atuando principalmente nos campos de moda, arquitetura, paisagem, viagem, cultura e estilo de vida, com trabalhos publicados e premiados nacional e internacionalmente por conceituados veículos como ArchDaily, Freunde von Freunde e UNICEF Next Generation. Atualmente, dedica-se também à criação de vlogs em um canal no YouTube que leva seu nome.

Início das aulas: Em breve
Horário: Terças e quintas, das 19h30 às 22h30, e dois sábados
Duração: 48 horas
Inscrições até: Em breve


SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.