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EXTENSãO

Branding – Estratégia e Diferenciação de Marca

PRESENCIAL

60 horas

Abril/2020

Sábados e domingos, das 9h às 17h
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Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Construir uma marca é participar da criação do mundo. Uma marca é organismo vivo que atua diretamente na cultura e molda comportamento e visão de mundo. Para encontrar um caminho que gere, de fato, diferenciação, é preciso mergulhar em padrões, mercados e experiências.

Para quem?

Designers, publicitários, profissionais de marketing e pesquisa de mercado, relações públicas, empreendedores e profissionais de outras áreas que querem compreender como trabalhar a gestão e diferenciação de suas marcas.

Como é?

O curso equilibra a teoria com a prática e integra vivências únicas sobre comportamento do consumidor, estratégia e ativação de marca. Você vai aprender diversas ferramentas dentro da metodologia de construção e gestão.


O curso Branding – estratégia e diferenciação de marcas, oferecido pelo IED São Paulo, é voltado para profissionais que buscam a compreensão sobre a construção e gestão de marcas, e como gerar diferenciação em cenários complexos e competitivos.

Partindo de uma abordagem mais abrangente sobre comportamento, cultura e consumo, o curso discute a ótica da estratégia de marca considerando sempre seu contexto de atuação.

Ao longo de cinco módulos, o conteúdo constrói com os estudantes um olhar crítico e sistêmico de desenvolvimento de um projeto de branding. Com o acompanhamento do(a) facilitador(a), cada etapa vai criando significado no todo para potencializar a estratégia da marca nas decisões estratégicas, pontos de contato e experiências.

Com a participação de diferentes especialistas, o curso integra a teoria e prática de forma dinâmica. Além disso, traz vivências para descontruir marcas e encontrar seus significados culturais e sociais.

PROGRAMA DO CURSO

Ampliar

  • Introdução e alinhamento de conceitos
  • Etapas, modelos de gestão e brand equity
  • Tendências (desk research) + Ferramentas para análise da cultura e DNA da marca
  • Modelos de plataforma de marca

Investigar

  • Arquétipos e Personalidade de marca
  • Essência de marca: as diferenças de ativação + Propósito de marca
  • Diretrizes para posicionamento + Proposta de valor
  • Desconstruindo marca: exercício em campo

Construir

  • Arquitetura de marca: modelos, estratégia e extensão + Tecnologia, Inovação e Branding
  • Arquitetura de marca: exercício e análise de estratégia
  • Naming
  • Identidade verbal

Mentoria

  • Data a ser agenda de acordo com a disponibilidade dos estudantes
  • Mentoria online em grupo para acompanhamento do projeto realizado em sala

Expressar

  • Design e branding: identidade visual expressando a plataforma
  • Brand sense x brand experience: construindo a identidade sensorial e as experiências da marca
  • Pontos de contato e plano de ativação de marca
  • Questões legais e propriedade intelectual

Gerir e medir

  • Storytelling
  • Indicadores de marca + Elementos de marca
  • Workflow: como montar uma proposta, vender um projeto e definir seu cronograma
  • Apresentação dos trabalhos

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

PAULO LIMA

Pós-graduado em Gestão de Marcas e Branding na BSP – Business School SP, formado em marketing e especializado em branding, Paulo Lima é diretor e fundador da Consultoria Muutus e do Ideia de Marketing, um dos maiores blogs do Brasil em comunicação e marketing, que hoje atua em diversas frentes do conhecimento como cursos, palestras, workshops, treinamentos in company em todo país, além dos artigos diários. É também idealizador dos eventos Manifesto Brand e Branding & Beer, professor e coordenador do curso Branding – Estratégia e Diferenciação de Marca do IED São Paulo – Istituto Europeo di Design. Lançou em 2014 o primeiro e-book brasileiro sobre brand sense, ‘‘O que faz sentido pra você?’’, que aborda a construção das marcas baseado nos sentidos humanos. O e-book já ultrapassou os 5 mil downloads.

PROFESSORES

ANDRé SERANTE

-

Formado pela ESPM, atua há 10 anos como diretor de arte e designer visual. Já atendeu clientes como Red Bull, MTV, Yamaha, Fox Channels, etc. Seus projetos criativos já foram destaque em centenas de veículos nacionais e internacionais, incluindo TIME, The Telegraph, Los Angeles Times e Washington Post. Acredita que seu ofício não é sobre vender produtos, mas engajar pessoas. Atualmente, luta contra a complexidade no Creative Lab do Nubank, time responsável pela comunicação e brand design da marca.


BEATRIZ GUAREZI

+

Habita o universo das marcas desde 2013 por meio de pesquisa, consultoria e conteúdo.
É estrategista na Ana Couto, apoiando algumas das maiores marcas do Brasil com posicionamento de produtos e plataformas de marca.
Possui pós-graduação em Marketing Internacional pela HULT International Business School (Boston) e experiência em tecnologia, marketing digital e conteúdo.
Criou a Bits to Brands, uma newsletter para unir os universos de marca e tecnologia que atinge mais de 900 pessoas em todo o Brasil.


FERNANDO PALACIOS

+

Sócio-fundador da Storytellers, primeiro escritório especializado em encontrar as melhores histórias do mundo dos executivos e suas marcas e contá-las da maneira mais marcante, e professor de instituições como ESPM, onde já treinou mais de mil alunos em três continentes no que chama de Tecnologia de Storytelling que detalhou no livro O Guia Completo do Storytelling.


LAIS COBRA

+

Construindo marcas há doze anos, Lais Cobra é formada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP e com cursos de extensão em Branding e Jornalismo pela NYU. Desde 2010 no time da Ana Couto, já desenvolveu e liderou a estratégia para marcas icônicas do Brasil como Natura, Itaú e Riachuelo e para outros clientes de diversos segmentos como finança, moda, educação e tecnologia. Antes de trabalhar com branding, atuou também com gestão de contas em agências de publicidade. Na Santa Clara, desenvolveu projetos para marcas como Leão, Fox e National Geographic. Desde 2016, é coordenadora do curso de branding da Laje, onde também é facilitadora das aulas de estratégia. Há alguns meses, cofundou o Brand Sessions, uma comunidade e plataforma de conteúdo que já conta com +100 profissionais de branding.

Início das aulas: Abril/2020
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h
Duração: 60 horas
Inscrições até: Abril/2020

Valores:
5x de 1.406,00
À vista com 5% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.


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