IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSÃO

Branding – Estratégia e Diferenciação de Marca

PRESENCIAL

60 horas

16/03/2019

Sábados e domingos: 9h às 17h
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte



Por quê?

Construir uma marca é participar da criação do mundo. Uma marca é organismo vivo que atua diretamente na cultura e molda comportamento e visão de mundo. Para encontrar um caminho que gere, de fato, diferenciação, é preciso mergulhar em padrões, mercados e experiências.

Para quem?

Designers, publicitários, profissionais de marketing e pesquisa de mercado, relações públicas, empreendedores e profissionais de outras áreas que querem compreender como trabalhar a gestão e diferenciação de suas marcas.

Como é?

O curso equilibra a teoria com a prática e integra vivências únicas sobre comportamento do consumidor, estratégia e ativação de marca. Você vai aprender diversas ferramentas dentro da metodologia de construção e gestão.


O curso Branding – estratégia e diferenciação de marcas, oferecido pelo IED São Paulo, é voltado para profissionais que buscam a compreensão sobre a construção e gestão de marcas, e como gerar diferenciação em cenários complexos e competitivos.

Partindo de uma abordagem mais abrangente sobre comportamento, cultura e consumo, o curso discute a ótica da estratégia de marca considerando sempre seu contexto de atuação.

Ao longo de cinco módulos, o conteúdo constrói com os estudantes um olhar crítico e sistêmico de desenvolvimento de um projeto de branding. Com o acompanhamento do(a) facilitador(a), cada etapa vai criando significado no todo para potencializar a estratégia da marca nas decisões estratégicas, pontos de contato e experiências.

Com a participação de diferentes especialistas, o curso integra a teoria e prática de forma dinâmica. Além disso, traz vivências para descontruir marcas e encontrar seus significados culturais e sociais.

 

Conteúdo

Ampliar

  • Introdução e alinhamento de conceitos
  • Pilares e desafios do branding
  • Cenário sobre consumo, comportamento e mercados
  • Conhecendo as etapas e o modelo de gestão
  • Brand equity: pirâmide de keller e dimensões de valor de marca

Investigar

  • Tools para entender essência e cultura organizacional
  • A investigação de mercado e público no branding
  • Benchmarking e análise de concorrentes
  • Macro ambiente e tendências
  • Oportunidades e diagnóstico de marca

Construir

  • Modelos de plataforma de marca
  • Diretrizes para posicionamento: associações, paridades e diferenças
  • Personalidade de marca e arquétipos
  • Propósito e essência de marca: as diferenças de ativação
  • Arquitetura de marca: modelos, estratégia e extensão
  • Desconstruindo marca: exercício em campo

Expressar

  • Identidade verbal e naming
  • Brand sense x brand experience: construindo a identidade sensorial e as experiências da marca
  • Design e branding: identidade visual expressando a plataforma

Gerir e medir

  • Stakeholders e pontos de contato
  • Plano de ativação e indicadores de marca
  • Workflow: como montar uma proposta, vender um projeto e definir seu cronograma
  • apresentação de projeto

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


COORDENAÇÃO

PAULO LIMA

Pós-graduado em Gestão de Marcas e Branding na BSP – Business School SP, formado em marketing e especializado em branding, Paulo Lima é diretor e fundador da Consultoria Muutus e do Ideia de Marketing, um dos maiores blogs do Brasil em comunicação e marketing, que hoje atua em diversas frentes do conhecimento como cursos, palestras, workshops, treinamentos in company em todo país, além dos artigos diários. É também idealizador dos eventos Manifesto Brand e Branding & Beer, professor e coordenador do curso Branding – Estratégia e Diferenciação de Marca do IED São Paulo – Istituto Europeo di Design. Lançou em 2014 o primeiro e-book brasileiro sobre brand sense, ‘‘O que faz sentido pra você?’’, que aborda a construção das marcas baseado nos sentidos humanos. O e-book já ultrapassou os 5 mil downloads.

Início das aulas: 16/03/2019
Horário: Sábados e domingos: 9h às 17h
Duração: 60 horas
Inscrições até: 16/03/2019

Valores:
5x de 1.352,00
À vista com 5% de desconto


SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.