IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Design Thinking

Cada vez mais, o mercado exige novas formas de pensamento para atender as complexas demandas do mundo dos negócios. Para isso, ter um olhar diferente na construção de produtos e serviços com propostas de valor e diferenciações claras faz toda a diferença.

O design, como abordagem multidisciplinar, permeia diversos assuntos e atua profundamente no modelo mental das pessoas na busca de soluções de produtos ou serviços que promovam uma experiência mais empática para o usuário.

O curso de Design Thinking do IED São Paulo é para você que quer utilizar esta abordagem em seus negócios e ter a oportunidade de multiplicar este conhecimento na prática, causando grande impacto em seu dia a dia profissional e no de sua equipe.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

GRADUAçãO / BACHARELADO

Graduação / Bacharelado

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Future Studies & Trend Hunting

Conteúdo

Em um mundo de divisões e colapsos, torna-se imprescindível adotar novas lentes para o presente para desenhar um futuro mais desejado. Por isso, acreditamos que os termos em volta de estudos de futuro estão mais contextualizados com as necessidades da sociedade hoje – tanto para o mercado profissional quanto para nós, como indivíduos.

Para antecipar e construir esses futuros, preferencialmente desejáveis, é preciso assumir o papel de protagonistas do amanhã, entendendo comportamentos, identificando oportunidades e viabilizando soluções ganha-ganha para que essa construção resulte em algo diferente e melhor do que o hoje.

Para isso, o curso trabalha com conceitos e ferramentas que ajudam os alunos a fazer essa transição de mindset, a aprenderem a identificar comportamentos e necessidades influentes e que quebram paradigmas para construir possíveis cenários futuros e explorar suas oportunidades.

“Num mundo em constante transformação todos fazem design: seja individual ou coletivamente, em empreendimentos ou instituições, em pequenas comunidades ou cidades e regiões, as pessoas devem definir e aprimorar um projeto de vida” — Ezio Manzini, Design: quando todos fazem design.

Acesso livre à WGSN!

Alunos da extensão em Future Studies e Trend Hunting têm acesso livre à ferramenta durante o período do curso em todos os computadores do IED ou pelo Wi-Fi do Instituto, sem a necessidade de assinatura ou senha, além do direito de dois treinamentos com a WGSN para uso da plataforma.

Fundada em 1998, em Londres, a empresa foi pioneira na criação de uma biblioteca online de tendências, transformando o mercado ao ser a primeira a combinar tecnologia de ponta com a criatividade humana para atender às necessidades únicas da indústria criativa internacional.

Com mais de 250 especialistas em previsão de tendências e cientistas de dados em todo o mundo, a WGSN ajudou 6.500 empresas a se manterem relevantes e encontrarem as próximas oportunidades de crescimento, fornecendo informações e inspirações de todo o mundo a 74.000 usuários com um só clique: wgsn.com


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Design, Carreira e Negócios

OBJETIVO DO CURSO

O objetivo é equipar o profissional com um plano integrado de carreira e negócios que ele possa utilizar como bússola para uma vida profissional desafiadora, prazerosa e de significado, permitindo também a revisão destes planos conforme oportunidades e desafios se apresentarem.

DESENVOLVIMENTO

Conhecer
Entender conceitos e abordagens sobre carreira, propósito, metodologias ágeis de planejamento de negócio (BMY/Canvas, Startup enxuta, etc.), precificação, seleção de mercado e propostas comerciais.

Explorar
Explorar propostas imersivas, sobre trajetória profissional, autoconhecimento, sintetização de ideias em produtos e serviços, comunicação comercial e gestão de processos.

Criar
Construir o plano integrado de carreira e negócio de cada participante, no qual todos os assuntos desenvolvidos durante o curso farão parte de um mapa cujo objetivo é auxiliar a jornada em busca de uma carreira com base no talento e na visão de mundo de cada um.

CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Com o plano integrado de carreira e negócios, cada aluno poderá se posicionar no mercado de forma a se realizar profissionalmente, testar e ajustar sua rota até alcançar o equilíbrio desejado entre o trabalho realizado, o valor oferecido à sociedade e a recompensa pretendida.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Visual Merchandising

O curso de Extensão em Visual Merchandising do IED São Paulo é dividido em três blocos de assuntos para melhor abranger as técnicas envolvidas no VM, sendo elas teóricas e práticas.

A primeira divisão é dedicada à vitrine e aborda todos os aspectos em que o VM tangencia na construção da comunicação e das estratégias de marca. Do ponto de vista teórico, essa divisão compreende conceitos, objetivos comerciais, tipos de vitrine, objetivos, e processo criativo e executivo, e, do ponto de vista prático, ao final do módulo, o aluno desenvolve uma proposta e monta um protótipo de vitrine.

O segundo bloco de conteúdo foca na tipologia de espaços comerciais, formatos de varejo existentes, análise projetual de uma loja segundo parâmetros de marca, consumidor, preço, localização e produto. Na prática, o aluno analisa vários tipos de loja baseado em um organograma que abrange desde a arquitetura do ponto de venda, percorrendo o design de mobiliário, até os tipos de produtos e demais características que compõem a experiência sensorial.

A terceira e última parte trabalha-se o produto, na qual o aluno compreende o impacto da exposição baseado na visibilidade, acessibilidade, curadoria e cross merchandising. Para a prática, o aluno produz uma miniloja no LabVM, utilizando os mobiliários, cabides, produtos e visual tools disponíveis para simular o dia a dia real do varejo.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Marketing Digital: do planejamento à execução

No mercado atual, o marketing digital e as plataformas sociais passam por um momento muito especial. Enfim as empresas enxergam que é preciso ter uma presença digital, não apenas nas mídias sociais, mas olhando o cenário digital de maneira holística. Estamos no momento quando, mais do que mensagens publicitárias, as empresas podem e devem entregar experiências.

Para que tudo funcione de maneira efetiva, cada vez mais é necessária a sinergia entre investimento de mídia (paid media), disseminação e visibilidade por meio de influenciadores, relacionamento com o púbico (earned media) e gestão dos canais proprietários, como site, blog, Facebook, Pinterest, Instagram e demais mídias sociais, conforme a necessidade de cada marca (owned media). Em geral, são esses os grandes pontos para a estruturação de uma estratégia de sucesso.

No entanto, existe uma parcela de empresas que, não tendo conhecimento estratégico e tático das ferramentas que podem ser utilizadas, não consegue atingir o melhor e acaba comprometendo a relação com um possível consumidor.

O aluno formado no curso livre em Marketing Digital terá condições de atender e auxiliar empresas para utilizar o marketing digital como forma de vitrina e catalizador de vendas e negócios e também de conduzir seus próprios empreendimentos nos canais digital.

Habilidades desenvolvidas pelo marketing digital:

  • pensar e estruturar o planejamento de marca nos ambientes digitais;
  • elaborar branding digital;
  • estruturar técnicas para produção de conteúdo e planejamento editorial;
  • construir canais de comunicação entre pessoas, marcas e clientes;
  • criar relacionamento e engajamento online;
  • definir métricas e objetivos de marketing digital;
  • analisar resultados e desenvolver campanhas de mídia paga.
CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Branding: Construção, Gestão e Tendência de Marca

OBJETIVO

Apresentar a visão geral de uma gestão de branding conectada com as tendências atuais e com um processo de tomada de decisões mais eficiente para as marcas a partir dos principais conceitos existentes no mercado.

 

DESENVOLVIMENTO

Conhecer

Apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a construção de marcas.

Explorar

Aprofundar um olhar para as tendências das mudanças do mundo disruptivo de hoje e os caminhos para o futuro do branding.

Criar

Construir experiências para fixar maneiras mais assertivas de gerar resultados e conexões de valor entre a marca, o público-alvo e o mercado.

 

CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Ativação de habilidades de análise crítica e percepção de diferenciais estratégicos de marca, e construção de uma identidade visual, verbal e digital.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

FOOD DESIGN: Inovação, Serviço e Experiência

OBJETIVO

Muito além da função básica que é nutrir o corpo, a alimentação adquire um contorno de experiência na mesa contemporânea. O sabor da comida está acompanhado de uma série de elementos que estão em seu entorno, como ambiente, serviço, embalagens, entre outros. Nesse contexto, investigar e implementar as práticas de Food Design é um ponto imperativo a ser explorado, em busca da excelência e contemporaneidade para uma necessária (des)construção do negócio e do futuro da alimentação. Mais que alimento, produzimos significados para o comer.

 

AO TÉRMINO DO CURSO, VOCÊ TERÁ OBTIDO:

– Repertório enriquecido com cases, tendências e informações para tomada de decisões no mercado de alimentação e de sua própria carreira;
– Network com profissionais da área que estão em contato direto com as grandes transformações de food design;
– Aplicação imediata do conhecimento adquirido em projetos de novos produtos, serviços e tecnologias dentro da indústria e do serviço;
– Desenvolvimento de novos produtos e serviços, caso você seja empreendedor, pesquisador, designer ou engenheiro de alimentos, e
– Desenvolvimento inicial do seu próprio plano de negócios através de um projeto experimental a ser entregue no final do curso.

 

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

GRADUAçãO / BACHARELADO

Design Gráfico e Digital

Por que Design Gráfico e Digital no IED?

Como será o mundo quando você se formar? Como as pessoas irão se comunicar e interagir? Você acredita que pode participar da construção do futuro e pensar conteúdos e experiências incríveis e inovadores? Se assim você se enxerga no futuro, seu lugar nos próximos anos é aqui, no bacharelado em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo.

Nossa graduação em Design Gráfico e Digital tem ênfase na convergência das plataformas da comunicação visual, gráfica e digital, e foi pensada para ampliar seu campo de atuação profissional, possibilitando que você possa responder prontamente aos desafios do século 21.

Na formação, você aprende conteúdos e projetos de design editorial, identidade visual, webdesign, design de interfaces e usabilidade para aplicativos, motion graphics, vídeo, fotografia, tipografia, entre outros.

Com caráter interdisciplinar, a graduação valoriza a integração das áreas do design e a cultura do projeto por meio da investigação, da técnica e da criatividade, e os alunos interagem com especialistas de diferentes áreas do saber e com renomados profissionais nacionais e internacionais.

No IED, única faculdade 100% dedicada ao design no Brasil, você também interage com os outros cursos de design e Design de Moda, compartilhando algumas disciplinas e laboratórios e aprofundando sua formação interdisciplinar.

Como é o curso?

O currículo flexível e interdisciplinar potencializa a atuação do futuro designer, preparando-o para problematizar, refletir e gerar soluções criativas e inovadoras para a sociedade, e exercita a criatividade em projetos desafiadores, desenvolvidos a partir de metodologias e com o uso de diferentes linguagens, plataformas e tecnologias, participando também de concursos e parcerias. Desta forma, você constrói seu portfólio desde o primeiro semestre.

Faculdade Internacional?

O IED estimula você a realizar experiências internacionais e cursos de férias em uma das 9 sedes do IED na Itália e na Espanha. O grande objetivo é que você esteja preparado para uma carreira global e conectado com os recursos mais avançados.

O que mais só o IED tem?

Um dos grandes diferenciais do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo é oferecer a você, a cada semestre, dois workshops com profissionais convidados atuantes no mercado de trabalho, com o intuito de promover a complementação do conteúdo com temas atuais de grande relevância.

Como são os professores e as turmas?

O bacharelado em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo tem como ponto forte o corpo docente, formado por professores com grande expressão no meio acadêmico e no mercado, com quem você terá contato direto em turmas reduzidas e que compartilham os mesmos interesses.

E se eu quiser estudar interação, branding, editorial etc.?

Ao final de seu percurso na graduação, você poderá escolher aprofundar-se em áreas como Design de Interação, Design Editorial e Infografia, Branding, Design Estratégico e Inovação, dentre outras possibilidades que só o IED São Paulo oferece.

O que faz um designer gráfico e digital?

Um designer revoluciona o mundo.

Como designer gráfico e digital formado pelo IED São Paulo, você será versátil e apto a desenvolver experiências e conteúdos transformadores em múltiplas plataformas. Com uma formação criativa e inovadora, será capaz de atender às demandas do mercado atual e futuro, contemplando tanto interfaces impressas quanto digitais.

O curso permite que você desenvolva as competências e habilidades necessárias e adquira os conhecimentos essenciais para uma carreira de sucesso na economia da criatividade e suas indústrias criativas.

Você poderá realizar projetos nas seguintes áreas: design editorial, sinalização de ambientes internos e externos, direção de arte, ilustração, design de interfaces, incluindo aplicativos e web design, identidade visual, branding, seja como empreendedor, em grandes empresas ou agências de design e publicidade, editoras, estúdio de animação, criação e comunicação.

Corpo Docente

ALEXANDRA DE LIMA FAVERO
ANA S. MAZZEI NOGUEIRA
AUGUSTO BERTÉ
CAMILA KAWACHIYA SILVEIRA
CARLA LINK FEDERIZZI
CELIA AUXILIADORA FERNANDES
CORAL MICHELIN BASSO
DANIEL GRIZANTE DE ANDRADE
DIEGO MANZINI MALDONADO
EDUARDO TAKEMI YAMAMOTO
ELIANE WEIZMANN
EVERSON TAMIOSSO NAZARI
FABIANO BRAGA GRIEBELER
FABIO NASCIMENTO SILVEIRA
FÁBIO RANZANI DE PAIVA
GUSTAVO AUGUSTO TAVARES CAVALHEIRO
JOSÉ CARLOS CARREIRA
JULIANA HARRISON HENNO
MARIA CAROLINA VICTORINO DE TOLEDO
MARIO ANTONIO KANNO
MAYA MARUI GUIZZO
MAYRA HELENA SASSO DE CARVALHO
RENATO SALGADO
RODRIGO VILALBA CANIZA
TERESITA HERNÁNDEZ FERNÁNDEZ
VICTOR AUGUSTO FARAT
VILMA DA SILVA VILARINHO

Autorizado pela Portaria 214 de 22/06/2016.

CURTA DURAçãO / EXTENSãO

Home Design por Casa Vogue

O CURSO

A proposta do curso é, sobretudo, a transformação do olhar, apurando-o e potencializando o senso crítico, aprimorando a percepção e compreensão do mercado atual e da complexidade contemporânea. Por meio de provocações e conteúdos trazidos pelos convidados, o objetivo é que o profissional seja capaz de observar e perceber seus desdobramentos no campo do design de interiores.

Em breve conheça os convidados


EXPERIÊNCIAS CASA VOGUE + IED

Especialmente nesta edição, além do curso, os alunos matriculados poderão adquirir um pacote de experiências exclusivas, preparadas e guiadas pelos times CASA VOGUE+IED, contemplando atividades como: visitar o ateliê de um designer renomado, conhecer melhor o seu trabalho e a forma como cria suas peças e projetos; descobrir os bastidores de um dos mais relevantes escritórios nacionais de arquitetura; explorar de perto a história do móvel brasileiro, visitando algumas lojas da mais importante rua de decoração de São Paulo.

As experiências, com a carga horária total de 9h, acontecerão ao longo de 3 dias, no período da tarde – durante os dias do curso.

Os ingressos são limitados. Adquira já o seu.

 

VISITA GUIADA AO ESTÚDIO CAMPANA

26 de maio, das 14h às 17h

Com Waldick Jatobá, diretor do Instituto Campana, e Cris Tovoli, diretora do estúdio

 

 

VISITA GUIADA AO STUDIO MK27, ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA DE MARCIO KOGAN

27 de maio, das 14h às 17h

Com Carlos Costa, diretor de arte do Studio, e sua equipe.

 

Em breve, mais experiências.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.