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MASTER PROFISSIONAL

Branding

PRESENCIAL
300 horas
13 de Abril
segundas e quartas
19h30 às 22h30
Matricule-se
Quer mais informações?
Sexo


Por quê?

Aprender Branding com uma visão estratégica e mercadológica, para desenvolver e aplicar ferramentas; Entender e colocar a teoria em prática em dois projetos reais: um de grande porte, com uma entrega completa, e outro de pequeno porte – o branding para startups. Ou seja, uma entrega com o tamanho e a agilidade de que esse mercado precisa.

Para quem?

Branding é, na sua essência, transdisciplinar. Por isso, o curso é relevante para profissionais de design, redação, comunicação e marketing tanto quanto para quem trabalha em áreas como administração, vendas, finanças e recursos humanos. É para as pessoas de quaisquer áreas que se interessem em aprender sobre gestão e comunicação de marca.

Como é?

Mergulhando em momentos teóricos e de reflexão, os alunos desenvolvem os dois projetos reais de branding em todas as etapas, da pesquisa à experiência de marca, aprendendo com profissionais referências do mercado.


A Marca e o Branding

Nós visualizamos mais de 6 mil marcas por dia, todos os dias.
Trabalhamos para marcas e com marcas.
Elas são a força da economia e atuam na construção da nossa sociedade,
empregam, conectam pessoas e as diferenciam umas das outras.

Marcas são ideias que representam produtos, serviços e empresas.
Marcas criam atalhos mentais que orientam as escolhas de consumo.
Marcas são valores que geram comunidade.
São sentimentos, bons ou ruins.

Branding é gerúndio, é o ato constante e consciente de ser, comunicar e gerir de uma forma genuína.
Branding é a gestão da percepção do produto, serviço e empresa, pelo consumidor.
Branding é pesquisar, entender, analisar, planejar, construir e gerir.
Branding é ferramenta e processo.
É olhar para o consumidor, mercado e a própria essência.
É ter tudo isso percebido através de uma única palavra, som, símbolo ou cor.

IED Webinars | Branding

Confira o Webinar com Ana Cotta, mentora do curso e Renata Ratto, coordenadora do curso. Nele, elas abordam  O que é Branding e o que ele faz por uma empresa e por que estudar Branding?

Por que fazer o curso de Branding no IED Rio?

O curso de Branding do IED Rio trabalha habilidades necessárias para profissionais contemporâneos, tais como:

  • Visual Thinking
  • Conceitos de inovação
  • Canvas de negócio
  • Storytelling
  • Métodos ágeis

Para isso, conta com a orientação de professores reconhecidos em diferentes áreas do mercado.

Para ajudar ainda mais no alcance de seus objetivos profissionais, os alunos contam com atividades de Mentoria. Além disso, ainda tem a oportunidade de conhecer o mercado fora do Brasil, por meio de 40h de módulo internacional nas sedes do IED Itália ou IED Espanha.

Aprendendo na prática

Um dos diferenciais do curso, é desenvolver projetos de branding para clientes do mercado, com isso os alunos não só refletem como realizam todas as etapas de construção de marca. Assim, a nova turma desenvolverá um projeto para o Renascença Clube, considerado um dos maiores polos de fomento da cultura e identidade étnica. Com quase 50 anos, essa organização sem fins lucrativos, surgiu na História das entidades negras, como uma atuante e defensora dos Direitos Humanos, movimentos sociais comprometidos com a conscientização pela igualdade política, educacional, social e econômica dos cidadãos afrodescendentes, no processo de desenvolvimento do Brasil.
E, além dessa grande empreitada, a turma desenvolverá, projetos de Branding para as empresas incubadas do Rio Criativo. São pequenas marcas com potencial de crescimento e geração de trabalho e renda.

CONTEÚDO

MÓDULO 1 | FUNDAMENTOS

A primeira etapa é uma introdução ao curso. Através método de Human Centered Design criado pela IDEO, potencializa as capacidades criativas dos alunos, além de nivelar a turma em relação aos conceitos do Branding.

Conteúdos Abordados

  • Técnicas e ferramentas de ideação
  • Criatividade para resolução de problemas do dia a dia
  • A marca além da identidade visual e verbal
  • Ativos tangíveis e intangíveis
  • Brand equity e outros conceitos essenciais ao entendimento da metodologia de Branding
  • A evolução das marcas
  • Metodologia de Branding

MÓDULO 2 | PESQUISA ESTRATÉGICA

No segundo módulo, será realizada toda a pesquisa necessária ao entendimento do mercado, do usuário e do potencial da marca estudada. As aulas abrangem ferramentas contemporâneas utilizadas em pesquisa criativa e noções de antropologia do consumo, além do aprendizado prático do trabalho de campo.

Conteúdos abordados

  • Antropologia do consumo
  • Marcas e seus significados intangíveis
  • O papel das marcas na nossa sociedade
  • Pesquisa de tendência de comportamento
  • Briefing
  • Benchmarking
  • Segmentação
  • Ferramentas criativas de pesquisa
  • Análise de perfil de usuário
  • Técnicas de entrevistas
  • Técnicas de pesquisa de campo

 

MÓDULO 3 | CONSTRUÇÃO DE PLATAFORMA ESTRATÉGICA

A terceira fase do curso engloba a construção da plataforma de marca do Renascença Clube, que será a base para as tomadas de decisão da marca, contendo todas as informações que guiarão o desenvolvimento visual e verbal.

Conteúdo abordados

  • Estratégia
  • Plataforma de marca
  • Cultura corporativa
  • Mensagens-chaves
  • Propósito
  • Posicionamento
  • Promessa de marca
  • Valores e atitudes
  • Ferramentas estratégico-visuais
  • Personalidade de marca

 

MÓDULO 4 | BRANDING APLICADO

Nesse módulo olhamos para aplicações possíveis do Branding.

Conteúdos abordados

  • Branding no mercado da moda
  • Produtos que representam essências
  • Lugares como Marca
  • O que é e o que pode ser uma marca em 2020
  • Conteúdo de Marca

 

MÓDULO 5 | EXPRESSÕES DE MARCA

Nessa etapa construímos uma voz e um visual proprietários da marca. Aqui, entende-se de que forma ela se mantém fiel a seus valores e crenças, gerando consistência em todos os seus pontos de contato.

Conteúdos abordados

  • Diagnóstico visual e verbal
  • Metodologia de expressão de marca
  • Identidade visual
  • Logotipo e símbolo
  • Cores
  • Tipografia corporativa
  • Estilo fotográfico
  • Patterns e ilustrações
  • Tom de voz
  • Diretrizes de redação
  • Naming
  • Consistência & coerência
  • Expressão de marca em PDV
  • Embaixadores
  • Marcas parceiras

MÓDULO 6 | BRAND SPRINT

Metodologias ágil para projetos de pequeno porte, aqui entra o segundo cliente real, uma empresa encubada do Rio Criativo.

Conteúdos abordados

  • Proposta comercial
  • Métodos colaborativos
  • Auditoria Visual e Verbal
  • Workshop de estratégia
  • Workshop de expressão de marca

MÓDULO 7 | TCC

O último módulo do curso é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o BrandBook do projeto do módulo anterior.

Conteúdos abordados

  • O que é um BrandBook
  • Como consolidar informações

 

Depoimento de Alunos

Tenho uma história de muitos anos com o IED, pois me formei em Design Gráfico na Itália no IED de milão em 2001. Foi muito interessante voltar ao IED depois de tanto tempo e me utilizar das ferramentas aprendidas naquela época em um novo e atualizado contexto de design e branding. Através do curso consegui me inserir novamente neste mercado do design gráfico depois de tanto tempo afastada.”

 

ILARIA BIETOLINI
FORMADA NO MASTER PROFISSIONAL EM BRANDING

 

 

Inscrições e matrícula

Para iniciar o processo de inscrição, preencha o formulário abaixo com todas as informações solicitadas e faça upload do seu CV. O currículo será analisado por nossa equipe e em seguida, entraremos em contato com as instruções para marcar a entrevista (quando necessário), e efetivar a matrícula.

Condições de Pagamento

Matricule-se até 31 de janeiro com 20% de desconto!

  • Desconto para pagamento à vista
  • Condições especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha o formulário abaixo para que nossa equipe entre em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

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Ana Cotta
MENTORA: ANA COTTA
Mineira formada em design no Rio, é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e Diretora de Criação & Estratégia. Lá, criou metodologias de trabalho, dirigia equipes multidisciplinares e desenvolvia projetos diversos, desde Branding até Retail Design. Em 2016, buscando novo caminhos, se associa ao Macaco Ciano Design. E, em 2018, já com alguns cabelos brancos, entende que é hora de construir histórias ainda mais suas. Deixa, então, o Macaco Ciano para abrir seu próprio negócio a Transversa: um estúdio de estratégia de marcas, design e educação, que acredita que propósitos devem ser relevantes, a comunicação, sempre clara, e a vida, divertida, sempre que der. E, quando não der, que a gente tenha força para falar e gentileza para se colocar. Ana é graduada pela Faculdade da Cidade, com MBA pela escola de negócios da PUC-Rio. É, também, pós-doutorada em trocadilhos que, feliz ou infelizmente, pratica em suas aulas e workshops. É coordenadora do Master em Branding do Instituto Europeo di Design, também é professora do IED e da Perestroika, dá oficinas pelo O Rio Criativo, mentoria em Branding para as startups, e palestras e treinamentos em empresas. Veja mais no perfil do Linkedin.

Próxima turma: 13.abril.2020

Dias: segundas e quartas
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 300 horas + 40 horas de módulo internacional (opcional)

Investimento

Matricule-se até 31 de janeiro com 20% de desconto!

10 x R$ 2.650,00

Confira as condições de pagamento:

  • Desconto para pagamento à vista
  • Condições especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha o formulário no final da página e nossa equipe entrará em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

PARCERIAS
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