IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
LIBERO

Green Design – novos modelos econômicos

PRESENCIAL
75 horas
04/10/2019
sextas e sábados quinzenais
sextas das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h30 às 17h30
Matricule-se
Quer mais informações?
Sexo


Por quê?

O curso tem como objetivo proporcionar ferramentas metodológicas e conhecimentos técnicos importantes que ofereçam uma base aos alunos, para que seus projetos e suas criações estejam em sintonia com a vanguarda destes novos tempos, aumentando sua oferta de valor e ampliando o seu diferencial sobre os concorrentes.

Para quem?

Direcionado aos que estão sensibilizados pelos desafios ambientais atuais e interessados em ser parte da sociedade progressa, que busca contribuir para impactar positivamente tais questões, no engajamento incansável por novas práticas projetuais e mudanças antropológicas de costumes com o mercado.

Como é?

A sociedade contemporânea está em um momento de necessidade máxima na reflexão e reorganização de seus sistemas produtivos e de consumo, ao se encontrar em um modelo que já apresentou inúmeras provas de insustentabilidade e esgotamento, pelo seu alto impacto extrativista sobre os recursos naturais disponíveis no planeta


O Mercado

O consumo de energia, água e alimento, junto a geração de resíduos, a maioria não reciclável e nocivo ao meio ambiente, além da emissão constante de CO2, nunca, em nossa história, foi tão grande. Logo se tornou um grande problema para as futuras gerações, que irão enfrentar escassez em diversos recursos naturais, se nada for feito e trabalhado pelas gerações atuais.

É necessário o desenvolvimento de caminhos que direcionam para uma nova realidade econômica, através de conceitos como Economia Circular e Economia Compartilhada. Palavras como Upcycling são recentes em nosso vocabulário, e estão diretamente alinhadas com a responsabilidade sócio ambiental que os desafios atuais nos demandam.

O Curso Green Design – Novos Modelos Econômicos

O curso Libero Green Design – Novos Modelos Econômicos trabalha com o pensamento prático do Aprender Fazendo.  Disciplinas de conteúdo teórico são alinhadas com disciplinas práticas projetuais. Assim, possibilita ao aluno um aprendizado no qual as entregas de projetos facilitam a absorção e o entendimento do conteúdo.

Master Class

O curso dá seu pontapé inicial com uma Master Class com a presença ilustre de Oskar Metsavaht, presidente do Instituto E, e Sergio Besserman, economista Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, que visa à conservação e à valoração da biodiversidade, bem como realizar atividades que promovam a integração da ciência, educação, cultura e natureza. 

Parceria com Instituto E

A parceria com o Instituto E  engloba:

  • Formulação e alinhamento de briefings dos projetos;
  • Acompanhamento e avaliação dos projetos em desenvolvimento, com a presença direta nas bancas para apresentação dos resultados;
  • Formulação e sugestão de conteúdos adicionais, havendo participação como docentes em algumas aulas.
  • Oportunidades de visitas técnicas que forem vistas como interessantes para o aprendizado

Parceria com Matéria Brasil

  • Conhecimento sobre materiais, processos e tecnologias responsáveis
  • Orientação para desenhar de forma mais consciente seus produtos e serviços.

Conteúdo:

  • História da Ecologia e do Meio Ambiente
  • Novos Modelos Econômicos (Economia Circular e Compartilhada)
  • Upcycling
  • Metodologia Projetual
  • Materiais e Processos Sustentáveis
  • Estudos de Caso
  • Projeto I
  • Projeto II

INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

O primeiro passo para o processo de inscrição é o preenchimento do formulário de intenção, acesse aqui. Assim podemos conhecer um pouco mais seus interesses e para o coordenador conhecer o perfil dos candidatos.

Após o envio da sua carta, aguarde nosso contato com mais informações e instruções.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

  • Desconto para pagamento à vista
  • ** Condições especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha este formulário que nossa equipe entrará em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

Matricule-se


Informe os dados abaixo para baixar o arquivo

Baixe o programa do curso

COORDENAÇÃO

bruno-temer-ied-rio-green-design-sustentavel-sustentabilidade
BRUNO TEMER

Bruno Temer, 35 Anos, além de designer formado pela ESDI- UERJ, é engenheiro ambiental e mestre na área de Engenharia de materiais e processos produtivos. Vê no design uma ferramenta fundamental para gerarmos soluções inovadoras para os atuais problemas ambientais e sócio-econômicos que enfrentamos.

Sócio fundador da FibraDesign/ MateriaBrasil, constantemente em busca de formas inovadoras de gestão de pessoas e conhecimento, acredita que as idéias são coletivas e só serão eficientes e eficazes em seus propósitos se forem compartilhadas e disseminadas.

Esta é a força motriz da plataforma MateriaBrasil que visa disponibilizar, através de uma plataforma on line e Open Source, um acervo de matérias, produtos e serviços com diferenciais de sustentabilidade, para que possam contribuir para uma mudança de paradigmas oferecendo alternativas de consumo e ferramentas/ critérios de escolhas conscientes.

Em 2013, foi um dos 54 Sócios Fundadores da GOMA, uma associação de empreendedores, com gestão horizontal e circular, que tem como pilares: Inovação Social, Economia circular e trabalho em rede.

PROFESSORES

nina-braga-ied-rio-green-design-sustentavel-sustentabilidade
NINA BRAGA

INSTITUTO E

-

Graduada em Sociologia e Ciências Politicas e em Psicologia, Mestre em Ciências da Saúde e com pós-graduaçao em Antropologia Social, Nina Braga é diretora do Instituto –E desde  2007.

Autora e organizadora de coletâneas e artigos científicos, sobretudo na área de psicologia neonatal e saúde coletiva, Nina também dirigiu alguns premiados documentários ambientais. Começou sua trajetória profissional na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Logo após ter saído da ALERJ, Nina foi a responsável pelo diagnóstico social que serviu de base para a criação de Áreas de Proteção Ambiental no Município de Paraty. Em seguida coordenou a Fundação Cultural Brasil – Portugal e na sequencia, tornou-se repórter especial da Folha de São Paulo. Na década de 90 aprofundou—se na área de psicologia neonatal e atuou como consultora do Ministério da Saúde. Em paralelo, instituiu na PUC-RJ o curso de pós–graduação em Psicologia da Saúde, no qual foi professora até aceitar o convite para trabalhar no Instituto-E.

Atualmente, Nina Braga trabalha exclusivamente para o Instituto-E, no qual é responsável por diversos projetos como a Recuperação da Costa Brasileira, e-ayiti, e-fabrics, Traces e Water Traces, desenvolvido em parceria com o Ministerio do Meio Ambiente da Itália. Além de coordenar o estudo realizado em parceira com a Coppead-UFRJ sobre as práticas socioambientais na Osklen.


ied-rio-pedro-themoteo
PEDRO THEMOTEO

MATéRIA BRASIL

+

É Diretor de Design e sócio fundador da Materiabrasil, no mercado há 14 anos. Formado pela ESDI/UERJ, fez cursos de extensão de Design Thinking e empreendedorismo como forma de se capacitar em design para Inovação. Atualmente o designer é mestrando em design e antropologia pela ESDI/UERJ com o tema de pesquisa Biodesign. A formação informal em artes plásticas através de seu trabalho com graffiti, economia circular e cultura maker e opensource trazem complementaridade a sua formação acadêmica em direção a novas formas de desenvolver inovação.


ied-rio-pedro-zohrer
PEDRO ZOHRER

+

Possui graduação em Design de produto pelo Centro Universitário da Cidade (2002) e Mestrado em Desenho Industrial com ênfase em Eco Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É doutor em Design e Tecnologia na UERJ, atuando principalmente nos seguintes temas: Veículo de Propulsão Humana e Bicicletas Reclinadas, Materiais e Processos de Fabricação Sustentáveis e Projeto de Produtos Sustentáveis. Professor de Pós-Graduação de Design Sustentável e Moda no SENAI/CETIQT. Professor substituto da UFRJ de modelos estruturais e metodologia Visual 2. Professor convidado para ministrar aula na pós-graduação de Economia da UFRJ sobre análise de ciclo de vida (ACV) no Curso de construções sustentáveis. Participante da exposição de móveis de Milão no Salão Satélite com o produto ecológico Zorite em 2000. Vencedor do Prêmio IF Design 2006 (material Design Award). Na Rio +20, foi convidado para participar e expor a bicicleta solar no Fórum Global em Mobilidade Elétrica em Furnas.Atualmente colabora com a pesquisa sobre hortas do futuro no Museu do Amanhã projeto Smart Horta. Sendo pesquisador colaborador dos Espaços Verdes na ESDI .

Início previsto: 04/10/2019

Dias: sextas e sábados quinzenais
Horário: sextas das 19h30 às 22h30 e sábado das 9h30 às 17h30
Duração: 75 horas

Investimento:
5 x R$ 1.125,00

Confira as condições de pagamento:

  • Desconto para pagamento à vista
  • Descontos especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha este formulário que nossa equipe entrará em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

PARCERIAS
ied-rio-instituto-e-green-design

RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.