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Design de Figurino

PRESENCIAL
60 horas
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Desenvolva todo o seu potencial criativo, com portas abertas para o mundo e para o design.
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Por quê?

Através de uma abordagem projetual da concepção do figurino, o curso Design de Figurino apresenta conceitos e técnicas de criação, investigando as diversas linguagens de projetos de figurino para a dança, o teatro e o audiovisual.

Para quem?

Profissionais e estudantes das áreas do Figurino e Indumentária, Artes Visuais, Design, Arquitetura, Moda e afins, interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre o campo, metodologias e práticas da produção de figurinos.

Como é?

O curso propõe-se a pensar o figurino sob a perspectiva do design, com a metodologia baseada no princípio do aprendizado por projetos supervisionados. A dinâmica das aulas se aproxima mais da consultoria do que da exposição conteudista.


O curso Design de Figurino tem como objetivo apresentar conceitos, técnicas de criação através de uma abordagem projetual da concepção do figurino. Investiga as diversas linguagens de projetos de figurino para a dança, o teatro e o audio-visual (cinema, tv e outras mídias), abordando aspectos da produção de um figurino, como projeto de caracterização cênica, cor e iluminação aplicadas, construção de vestuário para a cena, metodologias e processos de criação, desenho, dentre outros.

Composto por quatro módulos, o curso se baseia no conceito de aprendizado por projeto. A cada nova etapa, os estudantes desenvolvem um projeto e buscam soluções com o apoio das disciplinas de cada módulo. O intuito é proporcionar uma experiência próxima da realidade com profissionais do mercado que também têm experiência em docência superior, domínio pedagógico e dos meios de produção do figurino. A abordagem e a dinâmica dos professores aproximam-se mais da consultoria e tutoria do que da exposição conteudista, tal como aconteceria numa sala de aula convencional.

Metodologia

Neste curso, o figurino é pensado sob a perspectiva do design, com a metodologia baseada no princípio do aprendizado por projeto, dessa forma, o conhecimento não é tratado de modo segmentado. As aulas de montagem de figurino, por exemplo, contam com as professoras de modelagem e costura, em algumas ocasiões, ao mesmo tempo em sala de aula, possibilitando um maior rendimento.
A distribuição dos módulos tem conteúdos elementares para a compreensão dos princípios e das metodologias de projeto em figurino, além do apoio instrumental indispensável à sua realização. Ao final de cada um deles, o aluno realiza um projeto supervisionado, possibilitando assim que construa um portfólio com quatro projetos e uma série de exercícios de produção nas áreas de adereços, modelagem, caracterização etc.

Perfil do estudante

Profissionais e estudantes das áreas do Figurino e Indumentária, Artes Visuais, Design, Arquitetura, Moda e afins, interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre o campo, metodologias e práticas da produção de figurinos.

O curso aborda

– Criação, Pesquisa e Experimentação
– Técnicas de Construção do Figurino
– Matérias-Primas
– Teoria da Cor e Sua Aplicação nos Figurinos
– Representações Iconográficas
– Adereço
– Luz Aplicada
– Representação Gráfica e Projeto

Processo seletivo e inscrição

Para iniciar o processo de inscrição, clique no botão Inscreva-se, preencha todas as informações solicitadas. Seu cadastro será analisado por nossa equipe e em seguida você receberá instruções para efetivar a matrícula.

*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.

 


COORDENAÇÃO

GUIDO CONRADO

Guido Conrado é dramaturgo e teórico teatral formado pela Uni-Rio e mestre em Filosofia da Arte e Estética, pela PUC-Rio, possui grande experiência em gestão do ensino superior, formulação de currículos e gestão de projetos artísticos e educacionais. Coordenou o Curso de Artes Visuais, Figurino e Indumentária da Faculdade Senai-Cetiqt entre 2007 e 2014 e participou do Grupo de Estudos da Cadeia Produtiva do Figurino, na linha de pesquisa em Economia Criativa da Gerência de Inovação, Estudos e Pesquisa. Participa de congressos, palestras, workshops e seminários, sempre discutindo as relações entre arte, inovação, moda, cultura e economia criativa, vestuário e sociedade. Atualmente é um dos sócios da empresa In_Comum Coletivo, responsável por processos criativos e gestão de projeto.

Início previsto: data à confirmar
Horário: horário à confirmar
Duração: 60 horas
Inscrições até: data à confirmar

Valores:
R$ 3.705,00
4x R$ 975,00


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