IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
LIBERO

Cenografia: Design de Atmosferas

PRESENCIAL
60h
16/09/2019
segundas e quartas
19h30 às 22h30
Matricule-se
Quer mais informações?
Sexo


Por quê?

Apresentar a ampla área de atuação dos cenógrafos no mercado contemporâneo brasileiro com foco em Pavilhões, Exposições, Festas, Estandes e Eventos

Para quem?

Profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação em Arquitetura, Design, Cenografia, Artes Cênicas, Comunicação e Artes Visuais que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos em Cenografia voltada para espaços projetados para curtos períodos de uso do público como Eventos em geral, Estandes e Exposições.

Como é?

Em nossa contemporaneidade cada vez mais é intensificada a demanda por espaços que abrigam acontecimentos pontuais que se estabelecem como importantes pausas no cotidiano e se caracterizando por uma curta duração de uso


A cenografia

A cenografia se constitui como a materialização do lugar através da delimitação física de um espaço a partir da qual é percebida a relação de escala e se estabelece o contato tátil. A luz tem a capacidade de alterar a percepção visual da matéria e dos limites do espaço. Já o som preenche os vazios da matéria envolvendo e invadindo o corpo, estabelecendo o humor da experiência. A utilização de recursos como projeções e painéis de led, resultam na forma como imagens são geradas atribuindo dinamismo aos ambientes.

Apesar da crescente demanda, a atividade de criação de espaços como pavilhões, exposições, estandes, festas ou eventos diversos encontra-se como uma atividade carente de uma formação acadêmica específica.

O curso de Cenografia: Design de Atmosferas

O Curso Cenografia: Design de Atmosferas propõe a abordagem multidimensional da composição de espaços, através da cenografia e recursos imateriais como som, luz e plataformas audiovisuais.

As aulas teóricas ministradas serão plenamente vinculadas a realidade do dia a dia do mercado. São elaboradas a partir da sistematização do conhecimento empírico profissional e a transposição de conceitos acadêmicos para a realidade na prática do mercado.

O curso aborda o espaço como um organismo integral em sintonia e alinhamento com o corpo e o tempo. Os estudantes passam por um processo de sensibilização da percepção. Essa percepção influencia na elaboração de projetos, uma vez que serão estimulados a desenhar para os sentidos. A abordagem é alinhada com as urgentes questões ambientais do planeta, de acordo com  conceitos de inovação e sustentabilidade.

Conteúdo

  • Cenografia
  • Desenho de Som
  • Desenho de Luz
  • Plataformas Audiovisuais

O que você vai aprender

  • O processo criativo integral através de recursos materiais e imateriais
  • Estabelecer de conceito e propósito na criação de espaços.
  • Apresentar as múltiplas possibilidades de comunicação através da direção de arte no projeto de espaços
  • Transformar o ordinário em extraordinário através da agência criativa
  • Aprofundar as técnicas de interpretação de briefings.
  • Estimular o diálogo e a interação dos corpos e objetos no espaço;
  • Expor os conceitos de instalação, intervenção e ativação de espaços.
  • Promover o Contato com o conceito de sustentabilidade no projeto de espaços.
  • Orientar a articulação da linguagem, ferramentas, técnicas, estruturas e materiais.
  • Abordar o conceito de Sound Experience associado a composição de espaços.
  • Investigar os recursos fundamentais de iluminação para a composição
  • Explorar o universo de possibilidades para geração de imagens audiovisuais na compoaição de espaços

INSCRIÇÕES E MATRÍCULA

O primeiro passo para o processo de inscrição é o preenchimento do formulário de intenção, acesse aqui. Assim podemos conhecer um pouco mais seus interesses e para o coordenador conhecer o perfil dos candidatos.

Após o envio da sua carta, aguarde nosso contato com mais informações e instruções.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

  • Desconto para pagamento à vista
  • ** Condições especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha este formulário que nossa equipe entrará em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

Matricule-se


Informe os dados abaixo para baixar o arquivo

Baixe o programa do curso

COORDENAÇÃO

SUZANE QUEIROZ

Mestre em Design pela PUC-Rio e arquiteta formada pela UFRJ. Atua como arquiteta e cenógrafa há 23 anos no Rio de Janeiro e em diversas regiões do Brasil e exterior. Na cenografia encontrou a possibilidade de experimentar a fusão entre espaço, corpo e arte com leveza, liberdade e criatividade na escolha de materiais e no desenvolvimento de estruturas. É a partir do entendimento desta relação sem qualquer padronização e com infinitas possibilidades, que conduz seu trabalho multidisciplinar na criação de projetos em uma ampla área de atuação: Teatro, Shows, Estandes, Exposições, Estúdios, Desfiles, Eventos corporativos e culturais. Seu trabalho obteve reconhecimento em premiações nacionais, como o Prêmio IDEA Brazil, Prêmio Caio e Prêmio Colunistas. Desenvolve pesquisa voltada para a investigação de orientações sustentáveis aplicadas a projetos de arquitetura e cenografia. É mentora, coordenadora e professora no curso Master Profissional Design do Entretenimento no IEDRio; é professora de cursos de extensão em cenografia na PUC-Rio e na Pós-graduação em cenografia da Universidade Veiga de Almeida.

Professores

ied-rio-renato-machado-curso-cenografia
RENATO MACHADO

-

. Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO – abril de 2019

. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO – setembro de 2011

. Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá – agosto de 2007

. Formação Pedagógica de Docentes – Univ. Candido Mendes – fevereiro de 2011

 

Há quase trinta anos atuando no mercado cultural brasileiro, Renato Machado já realizou mais de uma centena de trabalhos iluminando peças teatrais, espetáculos de dança, óperas, shows, exposições etc. e é autor do livro “A Luz Montagem”, fruto da sua dissertação de mestrado, editado em 2015 pela Editora Prismas, que trata de possibilidades da iluminação cênica como ferramenta da construção teatral.  Diversas vezes indicado para premiações, recebeu em 1996 o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem, na categoria Melhor Iluminação, com o espetáculo “Tempo de Infância” da diretora Alice Koenow. Em 2003, com “Tereza de Ávila, a santa descalça”, venceu o Prêmio Shell de Teatro – RJ; prêmio que também recebeu em 2005, pelo espetáculo de bonecos “Filme Noir”. Recebeu ainda o Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil de 2010 pelo espetáculo “Marina, a sereiazinha”, o Prêmio APTR de Teatro 2010 pelos espetáculos: “Marina”, “A senhora dos afogados”, “Hamelin” e “O deus da carnificina”, o Prêmio Cesgranrio de Teatro 2014 pelo espetáculo “Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir” , o Prêmio Botequim Cultural 2016 pelo espetáculo “Auê”, o Prêmio CBTIJ de Teatro 2016 pelo Espetáculo “A gaiola” e o Prêmio Shell de Teatro 2016 por “Uma praça entre dois prédios, próximo de um chaveiro, grafites na parede e uma árvore.”


ied-rio-zana-zana-curso-cenografia
ZANNA ZANNA

+

Empresária que trouxe o Sound Branding pro Brasil, a voz do Metro Rio, cantora e compositora indicada ao Grammy latino com o melhor disco de MPB. Sócia Fundadora da empresa, que leva seu nome, foi a primeira jurada da industria do som no Festival de Cannes, primeira à palestrar sobre o tema no mesmo festival, e escreveu o primeiro título sobre o assunto na América Latina: A Vida Sonora das marcas. Zanna é a primeira agência de Sound Branding da América Latina, CO-FUNDADORA da Audio Branding Accademy na Alemanha, e ganhadora do prêmio de melhor case de Sound Branding com o MetrôRio, pela Audio Branding Academy em 2013 na Russia.

Sabe aquele sonzinho da VIVO?  Zanna Agência que fez e fez também sons de marcas como Ponto Frio, Infraero, Itaú. Faz o som ambiente da Cacau Show, L’Occitane, St Marché, e de quebra é a voz do MetrôRio, sendo a responsável pela experiência inovadora no transporte no qual transladam 1.5 milhões de pessoas por dia. Porém, o que não fica exposto é que ela surfa. É no mar que encontra inspiração pra compor.


ied-rio-marcelo-pontes-curso-cenografia
MARCELO PONTES

+

Arquiteto formado pela USP, Marcelo Pontes cria e dirige projetos especiais que envolvam uma ampla gama de competências. Cofundador da empresa CACTUS (NY.SP.RJ), desenvolve projetos dentro de design em arquitetura, interiores, varejo, design industrial, cenografia, design de exposições, eventos e instalações de arte. Seu objetivo principal é criar experiências sensoriais completas por meio de design espacial, iluminação, sonoplastia, novas tecnologias e comunicação. Ele projetou a premiada loja "Brand Experience” da Nike no Brasil, a primeira loja da Nike exclusiva de Futebol do mundo localizada no Rio de Janeiro, o primeiro Simulador Multisensorial do Brasil e ganhou vários prêmios de arquitetura.

Início previsto: 16/09/2019

Dias: segundas e quartas-feira
Horário: das 19h30 às 22h30

15 aulas de 3 horas as segundas e quartas – das 19:30h as 22:30h

5 aulas de 3 horas aos sábados – das 10h as 13h

Duração: 60 horas

Investimento:
4 x R$ 1.125,00

Confira as condições de pagamento:

  • Desconto para pagamento à vista
  • Descontos especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

Para mais informações, preencha este formulário que nossa equipe entrará em contato.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.


CURSOS RELACIONADOS
Design do Entretenimento
2019.1
400 horas
PRESENCIAL
Design do Entretenimento
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.