IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

O DESIGN NA FLORESTA DOS SÍMBOLOS – META-FETICHISMO

7 de novembro de 2016

Última Edição do Ciclo de Conferências acontece no IED Rio no dia 10 de novembro

Chegamos à última edição do Ciclo de Conferências – Design na Floresta dos Símbolos com a palestra Meta-Fetichismo, dessa vez ao vivo no Rio de Janeiro! Massimo Canevacci desembarca na cidade maravilhosa para falar sobre fetichismo visual, que mistura publicidade, moda, música, arte, arquitetura e design. Meta-fetichismo elabora o design meta-morphico, subvertendo o “estado das coisas”: porque as coisas não têm estado, mas movimento. O encontro acontecerá no dia 10 de novembro, às 19h30, no IED Rio. A atividade é gratuita e aberta ao público, o local é sujeito à lotação.

Inscrições: http://iedr.io/ciclo-1011

O DESIGN NA FLORESTA DOS SÍMBOLOS – V: META-FETICHISMO – Por Massimo Canevacci
O fetichismo industrialista se muda em fetichismos visuais disseminados entre metrópole comunicacional e tecnologia digital. Os fetichismos visuais misturam publicidade, moda, música, arte, arquitetura e design. Nas práticas, a hipótese de um meta-fetichismo reinventa a meta-morfose pra realizar (performar) um desejo difundido em muitas culturas: mudar identidades, formas, corpos, vidas… Meta-fetichismo libera as incrustações estereotípicas de colonialismo, alienação, perversão, sentido comum; incorpora orgânico/inorgânico, material/imaterial, skin/screen, carne/tecnologia; cruza histórias e mitos; vivifica o que é inanimado: objetos, coisas, mercadorias. Meta-fetichismo elabora o design meta-morphico, subvertendo o “estado das coisas”: porque as coisas não têm estado, mas movimento.

Massimo Canevacci é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Cultura Digital na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma “La Sapienza”. Como professor visitante, tem sido convidado por diversas universidades europeias, além de ter atuado em Tóquio (Japão) e Nankin (China). Desde 2010, é professor visitante no Brasil: Florianópolis (UFSC), Rio de Janeiro (UERJ) e São Paulo (ECA-USP). Atualmente, também é membro-convidado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, um dos centros de pesquisas mais notáveis da América Latina. No ano 1995, recebeu pela Presidência da República brasileira a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. É autor de várias obras de referência, incluindo “A cidade polifônica. Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana” (Studio Nobel, 1993), “Fetichismos visuais – corpos eróticos e metrópole comunicacional” (Ateliê Editorial, 2015), “A linha de pó. A cultura Bororo entre tradição, mutação e auto-representação” (Annablume, 2012) e “Sincretismos – uma exploração das hibridações culturais” (Studio Nobel, 1996).

Esperamos você!


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID