IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Laura Dias é uma das pré-selecionadas a representar o Brasil no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions

28 de fevereiro de 2019


Aluna de Design de Moda do IED São Paulo, Laura Dias foi a autora de um dos três projetos brasileiros pré-selecionados para o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.


Por meio do programa Roger Hatchuel Academy, do The Young Lions School, estudantes de mais de trinta países serão selecionados para participar de cinco dias de atividades do festival, com palestras, entretenimento e networking, onde serão estimulados a novas reflexões, autoconfiança, e desenvolvimento criativo a fim de encontrar e fortalecer sua própria voz.

No Brasil representado pelo jornal O Estado de São Paulo, o programa contou com a avaliação de um seleto júri composto por Carolina Markowicz, da YourMama Films, Clélia Salgado, do Estadão, Laura Esteves, da Young & Rubicam, Laura Florence, da Havas, e Rafaela Mascaro, da Adyen, que elegeu três estudantes para a final brasileira, dentre os quais, Laura Dias.

Passando por algumas faculdades e cursos que, para ela, “pareciam fábricas de profissionais”, Laura encantou-se quando chegou à graduação em Design de Moda do IED São Paulo, onde percebeu que podia transformar em algo novo tudo o que aprendia, encorajada a pensar diferente, seja em gráfico, moda, ou produto, e a transitar entre as áreas: “moda é algo muito abrangente, e o que mais me inspira e motiva é não saber todas as possibilidades que existem dentro dela. Me apaixona ver algo que pode se desdobrar de milhões de maneiras deixando de ser algo que exclui e se tornando algo que abraça”.

“Percebo que ela não tem aderência com o estereótipo do estilista. Ela enxerga a moda como forma de expressar sua criatividade e, em projetos interdisciplinares, (…) já apresentou a roupa envolvendo objetos, criou manifestos em vez de books, e propôs galeria de arte como negócio em vez de uma confecção”, afirma a coordenadora Kátia Lamarca, “vejo que ela, de fato, tem a inter- e transdisciplinaridade dentro dela”.

Até o dia 15 de março, um júri local da sede do Cannes Lions em Londres definirá o representante brasileiro para o concurso, que reuniu estudantes criativos, curiosos, empreendedores, storytellers e culturalmente engajados das áreas de publicidade e propaganda, comunicação, design, tecnologia, inovação, administração e negócios nessa iniciativa do RHA com mais de trinta anos de história.

“O empreendedorismo na criatividade é algo muito importante para mim e eu sei que é o combustível que me falta para realizar meus sonhos”, afirma Laura, que usou de projetos fotográficos autorais dos últimos anos para criar a vídeo-narrativa que conta sua história e a de sua criatividade. “Eu queria trazer algo a mais do que meu rosto contando minha história. Senti que minhas produções falavam mais alto por si só, elas são pedacinhos de mim dos quais tenho muito orgulho”.

Agora no sexto semestre, Laura enxerga a evolução de seu trabalho e a transformação de si mesma em uma pessoa mais precisa em suas decisões, organizando seus sonhos de maneira harmônica a fim de poder concretizá-los.

Assista abaixo à vídeo-narrativa de Laura e veja outros trabalhos aqui!


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.