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IED PARLA | O PODER DAS MARCAS COM DNA CARIOCA

14 de dezembro de 2017

Desfile da marca R. Groove, de Rique Gonçalves, aluno do Master Profissional de Marketing de Moda

O que faz a moda carioca ter um estilo tão desejado no Brasil e no mundo?

Para responder a essa pergunta, o IED Parla de ontem reuniu três estilistas de marcas bem cariocas: Jacqueline de Biase (Salinas) Priscila Barcelos (Eva), e Rique Gonçalves (R. Groove).

Em um bate-papo com Melina Dalboni, mentora do Master Profissional de Marketing de Moda, os profissionais contaram um pouco da história de suas marcas, apresentando as ferramentas de gestão que consolidaram sua identidade.  

Melina destacou a importância das novas marcas estarem abertas à experimentação, a fim de descobrirem o seu lugar no mercado:

– É interessante ver como as marcas vão mudando nos primeiros anos de vida, testando novas estratégias e formatos. Para empreender neste mercado, o profissional de moda deve ter uma lente de aumento, e precisa estar sempre atento a tudo. Ele nunca desliga – disse.    

Em clima descontraído, Melina aproveitou a oportunidade para apresentar a nova coordenadora do curso, Daniele Aragão. Gerente de marca do Rioetc., Daniele conta com 20 anos de experiência nas áreas de gestão de marcas, branding e comunicação empresarial.

Estilista e diretora criativa da Salinas, Jacqueline de Biase dividiu com o público algumas histórias da tradicional marca de beachwear carioca, desde a escolha do nome até polêmicas como a do biquíni Corcovado. Ela conta que começou a fazer biquínis para si:   

– Antigamente, a moda praia era feita principalmente por homens. Eram peças muito sexy, pequenas e feitas para corpos exuberantes, que apostavam no fio dental e na asa delta. Comecei a fazer os biquínis que eu queria usar – confessou  a estilista.

A irreverência feminina também está no sangue da EVA. Segundo Priscila Barcelos, diretora criativa da marca, a EVA surgiu como a label de feminina do grupo Reserva, e já nos primeiros anos, passou por uma reestruturação completa de marca:  

– A Eva não veio para enquadrar a mulher, ela veio para liberar a mulher. Apostamos em campanhas ousadas, como a Valentina e a Karol Conka. Acho que a nossa carioquice está na despretensão dos nossos produtos – afirma Priscila.

Formando do curso de Marketing de Moda, Rique Gonçalves lançou a R. Groove em 2007, no desejo de unir alfaiataria, sportwear e moda urbana. O jovem talento foi revelado pela Babilônia Feira Hype e pelo Fashion Rio.

– Acredito que as marcas cariocas são criadas muito a partir da história das pessoas. Assim como a Salinas, a R. Groove surgiu a partir de um interesse criativo meu – conta o estilista.

O IED Parla faz parte das atividades do Projete-se. Durante quatro dias, o IED Rio abre as portas com uma programação de palestras, desfiles e exposições, para que o público conheça o que nossos alunos estão pensando e produzindo.

Quer saber o que mais vai rolar durante o Projete-se? Dá um clique.


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