Exposição MA.DE.IN

25 de outubro de 2018

Até o dia 13 de novembro quem vier ao IED Rio vai poder conferir a nova exposição dos nossos alunos do curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN. A exposição é resultado do Laboratório de Tectônica, que consiste em um exercício prático onde a metodologia MADEIN é aplicada para conceber um espaço temporário para a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o Módulo 2 do curso.

A esse módulo 2 damos o nome de “Permear o Espaço”, e o projeto desenvolvido é de um restaurante.
Tendo a Baía de Guanabara como denominador comum, cada grupo desenvolveu a construção do espaço a partir da pesquisa, análise e interpretação de diferentes elementos oriundos da paisagem percebida a partir do local do projeto, na Praia de Botafogo. Foram os elementos estudados que determinaram desde a relação entre consumidor, comida e espaço até a materialidade, duração e experiência sensorial no projeto do restaurante.

Com o intuito de trazer um pouco da experiência de uma paisagem que nos captura pelo olhar, essa exposição visa atrair os visitantes pelo hall do IED Rio. Imersiva, a estrutura expositiva ocupa o espaço aéreo, levando o observador a diferentes pontos de vista que levam a entendimentos diversos e únicos de cada projeto. Fluxo, permanência e equilíbrio são retratados pelo material e sua organização não acidental pelo espaço.

Os alunos foram orientados pelo professor Bernardo Nascimento Soares para esta montagem. O curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MADEIN é coordenado pelos arquitetos Josep Ferrando e Tatiane Carrer

Roberta de Freitas
"As mãos no texto, o olho no design e o coração na trilha sonora." Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, atuou no mercado da música e do audiovisual. Com extensão em Design Gráfico pelo IED Rio, assina agora os textos da sede carioca.