IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

“Venha Viver a Rua” encerra Virada Sustentável no IED

22 de agosto de 2016

IED São Paulo, pelo segundo ano consecutivo, promove evento criativo na Rua Maranhão
durante a Virada Sustentável

Diversas atividades gratuitas e interativas marcam a participação do IED na Virada Sustentável, que chega à sua sexta edição em São Paulo e envolve diversos conteúdos ligados à sustentabilidade. Experiências gastronômicas, encontros, oficinas, desafio Post Parade, espetáculos musicais e a feira Slow Market são alguns dos destaques da programação “Venha viver a rua”, apresentada pelo Istituto Europeo di Design São Paulo.

As atividades acontecem no sábado e domingo, 27 e 28 de agosto, das 10h às 18h, no espaço externo e interno do IED (R. Maranhão, 617 – Higienópolis), a partir de uma iniciativa do NEX – Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design da faculdade.

“O IED com suas 11 sedes na Europa e no Brasil, sempre instalado em distritos criativos, participa ativamente dos debates e propostas para qualificar os espaços urbanos e potencializar a colaboração entre os agentes da sociedade por meio do Design”, afirma Victor Megido, diretor geral do IED Brasil.

 

Confira os detalhes de cada atração:

 

SLOW MARKET
27 e 28.8  das 10h às 18h
Mercado | Degustar | Vestir | Usar

Um mercado com mais de 50 produtores, designers, estilistas com propostas ecosustentáveis das mais diversas especialidades, além de bikefoods e truckfoods variados com propostas gastronômicas diversas estarão no Pátio e entrada da sede do IED, na Rua Maranhão.

 

DESAFIO POSTE PARADE
25.8  das 14h às 18h oficina
28.8  das 10h às 15h  instalação
Inscrições gratuitas com vagas limitadas: http://iedm.io/2bsbw6a 

O IED promove um desafio, para estudantes universitários de design, arquitetura, artes e público em geral para desenvolverem um projeto para transformar um poste em suporte ativo para transformarem pontos estratégicos da R. Maranhão em comunicação criativa, estabelecendo um diálogo com pedestres, moradores e usuários e transmitindo uma reflexão sobre 17 objetivos para transformar nosso mundo, da agenda 2030, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

A proposta vencedora do desafio ganhará uma Muzzicycles uma bike urbana produzida pelo designer uruguaio MUZZI, design premiado no Brasil, ecologicamente correta. O quadro é feito com reaproveitamento de garrafas PET.

Por ser de plástico ela tem muitos benefícios: não enferruja, não precisa de amortecedor e tem absorção da trepidação do chão. www.muzzicycles.com.br

 

PROPOSTAS COMUNITÁRIAS PARA RESIGNIFICAR HIGIENÓPOLIS
28.8  das 11h às 14h

Encontros entre urbanistas, ativistas urbanos, moradores, associações de bairro e poder público, SP Urbanismo, CET, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Inclui os dois eventos abaixo: Estudos para travessia e Projeto paisagismo praça Vilaboim.

 

ESTUDOS PARA TRAVESSIA 
11h às 12h30
Inscrições gratuitas com vagas limitadas: http://iedm.io/iedtravessia

Apresentação das propostas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo para solucionar o problema do cruzamento das ruas Maranhão x Aracajú x Bahia.

 

PROJETO PAISAGISMO PRAÇA VILABOIM
12h30 às 14h
Inscrições gratuitas com vagas limitadas: http://iedm.io/iedpaisagismo

Apresentação do projeto de paisagismo da Praça Vilaboim dos arquitetos Silvio Oksman e Anna Helena Vilela e do Marcelo Rebelo do praças.com e da articuladora do bairro Mariana Veríssimo.

 

MESA SOLUÇÕES PARA CIDADES SUSTENTÁVEIS
28.8 das 15h às 17h
Inscrições gratuitas com vagas limitadas: http://iedm.io/iedsustentaveis

Com mediação do arquiteto e professor do IED, Caio Vassão, reúne empresáriospara refletirem sobre as propostas da agenda 2030.

 

ESPETÁCULOS MUSICAIS E INTERVENÇÕES
27.8 das 16h às 18h
28.8 das 11h às 18h
Ouvir | Escutar | Brincar

 

LUIZA LIAN
27.8 das 16h às 18h

A cantora e compositora paulistana apresenta o show “O som e a voz de Luiza Lian”, acompanhada pelo músico Juliano Abramovay (violão), explorando timbres psicodélicos e influências de jazz, blues e terreiros.

 

BIBLOCIRCO
28.8 das 11h às 14h

Uma bicicleta biblioteca com palhaço, livros, jogos, brincadeiras encantará a rua.

 

LES JASMIN BASILIC
28.8 das 13h às 15h

Um duo de canção francesa que interpreta desde clássicos como Édith Piaf, George Brassens, Charles Trenet, S. Gainsbourg à Zaz, formado pela cantora brasileira Lucia Zorzi e pelo acordeonista inglês Gabriel Walsh.

 

PERFORMANCE MULTI-ARTÍSTICA – Guilherme Folco MuLtiSamBofônico
28.8 das 15h às 18h

O artista faz um show com sax e outros cinco instrumentos, faz malabares e com monociclo cria uma apresentação única, fundindo som, circo e representação.

 

SERVIÇO
“Venha VIVER a Rua” na Virada Sustentável
27 e 28 de agosto, sábado e domingo das 10h às 18h entrada gratuita
Rua Maranhão, 617 (entre a Avenida Angélica e a Rua Aracaju).


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID