IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Um novo olhar sobre marketing e moda|Andréia Schmidt Passos

29 de janeiro de 2016

Por Andréia Schmidt Passos*

Um mundo em constante mudança precisa de um pensamento constantemente inovador. Novos valores surgem com a promessa renovar a maneira como nos comportamos em relação ao consumo e à nossa relação com a moda. Economia criativa, compartilhamento, lowsumerism são expressões que surgiram para definir esse novo momento da sociedade e do mercado e substituir o consumismo desenfreado, ao qual estávamos pautados até então.

Neste contexto, o papel do profissional de fashion marketing torna-se ainda mais importante e relevante para as marcas e a indústria da moda como um todo. Entender e antecipar o comportamento e os desejos do consumidor sempre foi uma habilidade inerente à moda e ao profissional que nela trabalha. Nesse cenário dinâmico e que exige inovação constante, o curso de Fashion Marketing e Communication busca construir uma experiência de aprendizado para formar profissionais preparados para esses novos tempos, com senso crítico, capacidade de inovação e olhar voltado ao consumidor de moda.

O marketing aplicado à moda já não é mais centrado no produto e no consumidor, como há algumas décadas. Hoje, mais do que nunca, temos consumidores altamente conscientes, que buscam algo a mais nessa equação. Não precisamos só de marcas que representem lifestyle e que tenham uma identidade forte. Precisamos que os negócios da moda ofereçam um propósito, que estejam de acordo com esses novos princípios, que respeitem esse novo momento de consumo consciente, de compartilhamento e de sintonia com a economia sustentável e responsável.

Turning point

A moda acompanha essas mudanças, talvez como nenhuma outra área. O consumo consciente exige que as marcas se superem ainda mais e que tragam coleções e produtos realmente relevantes. A reação é tamanha que até houve quem propagasse o fim da moda. Em 2015, a holandesa Li Edelkoort, um dos nomes mais respeitados quando se fala em pesquisa de tendências, anunciou a morte da moda. Não foi a primeira nem a última vez que temos uma crônica de morte anunciada da moda e, até hoje, ela nunca morreu de fato. E nem vai!

O que testemunhamos é uma mudança de paradigma, um novo sistema pautado por todos esses novos comportamentos e que afeta diretamente a maneira que fazemos e consumimos moda. Nesse sentido, o profissional de fashion marketing torna-se ainda mais indispensável ao mercado; é este profissional que vai fazer o planejamento estratégico de como as marcas de moda podem entender e se adaptar esse novo comportamento de consumo e entregar valor aos consumidores.

Novos valores demandam novos produtos e novas marcas. Só um profissional atento e crítico a este movimento pode compreender esses desejos, pensando no marketing atual de maneira inovadora e totalmente voltada ao novo movimento da moda.

 

andreia teste*Andréia Schmidt Passos é coordenadora adjunta do curso de Fashion Marketing e Communication. Atua no mercado de moda e comunicação há mais de 15 anos como consultora na área de criação, desenvolvimento de coleções, em pesquisa e na produção de conteúdos. É formada em Jornalismo na UFSC, pós-graduada em moda pela UESC com especialização na Central Saint Martins, em Londres. Gerente e diretora criativa da sua marca própria, a Vish, com campanhas premiadas pelo WGSN.

 

A Pós-Graduação em Fashion Marketing and Communication está com matrículas abertas. Para mais informações, clique aqui.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.