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Três passos para o Visual Merchandising

12 de agosto de 2019

Em uma sociedade em que a experiência do consumidor torna-se mais importante até que o próprio produto, o Visual Merchandising ocupa lugar de destaque como estratégia para estabelecer uma comunicação e imagem de marca fortes, e conhecer as técnicas dessa prática, um diferencial para profissionais que atuam na área do varejo ou se interessam pelo tema.

Pensando nisso, o IED em São Paulo desenvolveu o curso de extensão em Visual Merchandising que, desde 2014, tem reunido arquitetos, designers, publicitários, profissionais de moda, artistas visuais, lojistas, vendedores e curiosos para conhecer e criar na prática projetos de VM a partir de conteúdos que acompanham o movimento do mercado e se reinventam com ele.

Dividido em três blocos – vitrine, loja, e produto –, o curso abrange todas as etapas do Visual Merchandising, desenvolvendo técnicas, apresentando dicas e encorajando a aplicação prática dos conhecimentos em cada um dos módulos.

Módulo 1 – Vitrine
Na primeira parte do curso, os alunos conhecem todos os aspectos que o VM tangencia na construção da comunicação e das estratégias de marca, considerando conceitos, objetivos comerciais, tipos de vitrine, processo criativo e execução, finalizando o módulo com o desenvolvimento de uma proposta e montagem de um protótipo de vitrine.

Módulo 2 – Loja
A segunda parte é dedicada ao conhecimento de espaços comerciais, formatos de varejo existentes e análise projetual de uma loja segundo parâmetros de marca, consumidor, preço, localização e produto, passando pela arquitetura do ponto de venda e design de mobiliário até os tipos de produtos e componentes da experiência sensorial.

Módulo 3 – Produto
Na terceira e última parte, referente ao produto, o foco é no impacto da exposição deste sobre o consumidor, observando visibilidade, acessibilidade, curadoria e cross merchandising, que são postos em prática no Lab de VM do IED, em que os alunos simulam o dia a dia real do varejo produzindo uma miniloja com mobiliário, cabides, produtos e visual tools disponíveis no laboratório.

Sempre aliando teoria à prática, em julho deste ano, alunos do Instituto participaram também da Francal – uma das principais feiras de calçados e acessórios do mundo –, colaborando com a montagem do espaço Descomplica Store e simulando uma experiência real a fim de preparar esses profissionais ainda mais para o mercado.

O curso de extensão em VM do IED é coordenado por Cintia Lie, arquiteta, mestranda em Comunicação e Semiótica com MBA em Trade Marketing, e atuante em Visual Merchandising e Retail Design desde 2001, tendo trabalhado como VM da Burberry, diretora geral da INVarejoB, professora, e consultora para empresas como Alice Wonders, Sebrae e Senac, Le Lis Blanc, C&A, Natura, Fila, NK Store, entre outros.


Inscrições abertas!
Início do curso: 17 de setembro de 2019


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

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