IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Por que estudar Design?

27 de julho de 2017

Com a rápida e constante evolução das profissões o design pode ser o caminho que irá te ajudar a trilhar novas possibilidades

 

Que o mundo está mudando na velocidade da luz, muitos já notaram. O fato é que as pesquisas apontam mudanças cada vez mais drásticas no mercado de trabalho e os que sobreviverão mais uma vez serão os adaptáveis, antenados e… criativos!
Alguns estudos já dimensionam que 7 milhões de seres humanos serão substituídos por máquinas nos próximos 5 anos, enquanto outros indicam uma troca de 30% do corpo de trabalho por robôs.

Enquanto o número de profissionais hiper especializados diminui com a ascensão das máquinas e da tecnologia, o mercado se abre para empreendedores, criativos e profissionais com aptidões humanas e sociais aguçadas.

Dados revelados pela Folha mostram que os estudantes brasileiros já estão de algum modo antenados com o que será esperado deles no mercado de trabalho. Segundo nota recente do FMI sobre educação, a geração nascida entre 1980 e 2000 – mesmo os que já estão empregados – enfrentará mudanças constantes e profundas em seu universo profissional.

E para profissionais de RH de vários cantos do mundo, a criatividade será a terceira característica mais importante para um candidato a uma vaga daqui 3 anos, seguida de perto de resolução de resolução de problemas complexos e inteligência emocional.

Logo, é importante voltar nosso pensamento para o agora e preparar nossas habilidades para esse cenário de instabilidade. Uma das soluções simples para se manter em movimento é voltar, sempre, os olhos para a educação.

O design, como área de atuação e também como um catalisador de diversos conhecimentos, pode agrupar profissionais de diversas áreas profissionais e ajudá-las a abrir a mente para novas possibilidades. Não obstante o Design Thinking caiu nas graças do público e anda cotado como um dos melhores cursos para ajudar essa galera a abrir um pouco a cabeça às possibilidades.

 

“Design Thinking é uma abordagem de pensamento direcionado para a resolução de problemas complexos utilizando o mindset do design. Justamente por ser uma abordagem, e não uma metodologia, podemos utilizar ferramentas de criatividade que são muito usadas no universo do design, em qualquer área. Isso faz com que pessoas com formações muito diferentes possam usar o Design Thinking na sua empresa, numa ONG, numa escola, num hospital, etc.”

Fabio Silveira, em entrevista à Revista IED

 

O jeito de lidar com o mundo está mudando. E o design vai não apenas te ajudar a desenhar seu futuro como também vai te fornecer toda uma nova gama de cores para ilustrá-lo. Venha para o universo do Design!

Venha conhecer o IED São Paulo, a faculdade das inteligências criativas! http://ied.edu.br/sao_paulo/

 


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID