IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Pegar a contramão para inovar | Kátia Lamarca

18 de abril de 2016

Por Katia Lamarca*

Vivemos um momento marcado pela evolução digital e por novas maneiras de enxergar o mundo e se expressar. Se, por um lado, as imagens produzidas em computadores modernos estão cada vez mais perfeitas, e os efeitos em 3D mais verossímeis; por outro, estamos atingindo uma espécie de saturação tecnológica e criativa.

Em resposta a esse processo, observa-se uma crescente valorização do traço manual, da ilustração com seu teor artístico, histórico, exclusivo e artesanal.

Os diferentes segmentos do mercado, assim como os designers, empresários e consumidores, têm favorecido a criatividade e a expressão autoral, típicas do desenho ilustrativo e dos movimentos artísticos.

Os cursos de ilustração oferecidos pelo IED São Paulo têm o objetivo de mostrar, em diferentes cenários, como o desenho manual pode ser um recurso inteligente, eficiente, único e – o melhor de tudo – profissionalmente rentável.

Nesse modelo inédito de extensão, as aulas acontecem durante dias alternados da semana, no período da tarde. A carga horária total é de 36 horas, comandada por professores experientes e atuantes em suas áreas.

Palheta de opções

  • Um dos novos cursos de curta duração oferecidos pela faculdade é o Sketches: Técnicas para Design de Produto. A proposta é compreender e colocar em prática a representação primária de qualquer ideia de produto. Além de ser uma ferramenta muito utilizada em reuniões de briefing, serve como pontapé para a expressão visual de detalhes e informações relevantes.
  • Na contramão da mecanização dos traços, o curso de Ilustração de Joias traz à tona a sensibilidade estética da ilustração, sem perder a funcionalidade dos produtos apresentados. Enaltece também o processo individual do ilustrador como diferencial competitivo, preparando para um mercado complexo, porém potencialmente lucrativo.
  • Da mesma forma, sabemos o quanto a criatividade é importante na expressão de propostas e projetos de Moda. Por isso, o curso de Ilustração de Moda é extremamente atual e eficiente. Uma ferramenta que amplia o leque de possibilidades de atuação e valoriza a própria apresentação profissional, agregando metodologias contemporâneas ao desenho tradicional.
  • Em sintonia com os movimentos artísticos mais atuais, como o grafite, o curso de extensão em Arte Urbana para Ambientes projeta a aplicação da arte de rua no interior das casas, estabelecimentos comerciais e até estampas de móveis e objetos de decoração.
  • Outra área extremamente atual é a concepção e o desenvolvimento de jogos digitais. O curso de Ilustração para Games promove essa união entre o virtual e o artesanal, ao propor o desenvolvimento de cenários e personagens de videogame. O curso prepara o ilustrador para trabalhar em sintonia com roteiristas e programadores, em um mercado que investe e cresce mesmo em tempos de crise.

Em um ambiente de trabalho competitivo, a ilustração se apresenta como diferencial para aqueles profissionais que investem em conhecimentos na área e fogem do senso comum.

Katia_Lamarca_140x160pxKátia P. Lamarca é mestranda em Têxtil e Moda, com foco em cadeia de suprimentos, e possui especialização em Pedagogia Empresarial.

Atuou como estilista e ilustradora em empresas de atacado e varejo nos maiores polos industriais da América Latina de confecção do vestuário. Em 2009, publicou o livro “Desenho de Moda no CorelDraw: Moda Feminina”. Como educadora, leciona há seis anos em cursos profissionalizantes, técnicos e de graduação. Atualmente, se dedica às atividades de docência no IED São Paulo, onde também é responsável pela Coordenação Acadêmica dos cursos de Extensão.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.