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O design no varejo: Prêmio RDI reconhece e premia alunos do IED São Paulo

18 de fevereiro de 2020


Em novembro passado, aconteceu no IED a 7ª edição do Prêmio de Design de Varejo do RDI, o Instituto Brasileiro de Design para Varejo, contando com projetos vencedores e finalistas de alunos do curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo, coordenado por Cintia Lie, que atua na área desde 2001.

Além de reconhecer e premiar os melhores projetos do ano no setor em treze categorias, de lojas de moda a alimentos, restaurantes, supermercados, vitrinas e varejo móvel, o prêmio visa também disseminar e promover a modalidade do design no Brasil, tendo o IED como parceiro no esforço de expandir e fortalecer a disciplina e seu potencial criativo em outras aplicações.

“A premiação visa enaltecer o papel do design no varejo”, afirma a presidente do RDI Anelise Campoi em entrevista ao blog do Instituto, “enxergamos essa ação como uma forma de mostrar novas formas de se fazer design de varejo aos empresários e profissionais do setor. Buscamos projetos que agreguem aspectos como sustentabilidade e tecnologia” –, e foi isso que o IED mostrou.

Confira alguns dos projetos desenvolvidos por nossos alunos!

POPUP ENJOEI 1º lugar na categoria Estudantil!
Como projeto de TCC do curso de Retail Design e Visual Merchandising, as alunas Gabriela Pavan, Isabela Borba e Marília Milhomem desenvolveram um projeto para o marketplace do Enjoei, especializado em moda de segunda mão e consolidado nacionalmente apenas com presença online.

Com o desafio de tangibilizar a marca, traduzindo a experiência online para o espaço físico com o objetivo de captar mais usuários para a plataforma, o grupo projetou PopUp Stores temporárias para cinco capitais do Brasil.

Unindo o ambiente digital à tecnologia, a estratégia do projeto foi proporcionar interatividade digital do início ao fim da jornada, permitindo que o usuário curta as lojinhas e superlojinhas assim como no site, e fotografe e inclua as peças diretamente na plataforma, além de possuir áreas de workshops, provadores e customização de peças para criar uma conexão mais próxima com o público!

“O curso tem uma abordagem completa e foi fundamental para o resultado final”, destaca o grupo, “utilizamos os conhecimentos aprendidos sobre tendências, técnicas e ferramentas, bem como conceitos de omnichanel, sistema RFID, personalização do produto, uso da tecnologia como forma de interação, a forma de pensamento desde a conceituação até o design de serviço e exposição de produtos para que o projeto pudesse se destacar e atender as novas demandas do varejo contemporâneo”.

 

LOJA-CONCEITO ZERO ONE COMPANY 3º lugar em menção honrosa!
Dono da Zero One Company, Gabriel Vigarani Inácio desenvolveu o projeto para a loja-conceito da marca, recente no segmento streetwear voltado para o mercado de luxo.

Conceitos como alta qualidade dos produtos, design e exclusividade das peças nortearam o projeto da loja física, cujo objetivo foi traduzir esses princípios para envolver os clientes na marca por meio de uma grande experiência.

Com uma fachada chamativa e entrada em formato de túnel, os usuários são estimulados a entrar na loja e conhecer o mundo Zero One. “Ao entrar na loja, os usuários se deparam com um átrio – o primeiro local de venda –, com uso de tecnologia para valorizar os produtos”, afirma Gabriel. “Quase todos eles são colocados de modo separado nas araras e mostruários, enfatizando a exclusividade e os detalhes das peças”.

“O curso foi essencial nesse processo, pois tinha pouca noção de projetos comerciais no que diz respeito à parte técnica de layouts e à parte sensorial. As aulas me fizeram ter muito conhecimento, e poder aplicá-lo nesse projeto-conceito e ser premiado é muito gratificante”.


Conheça o One Year em Retail Design & Visual Merchandising!
Início das aulas: 25 de abril de 2020


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

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