IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Noox Design: o TCC que virou negócio

19 de outubro de 2018

Por trás de uma prática tradicional do cotidiano brasileiro se escondia a ideia para um bom negócio, e foi sobre essa premissa que o estúdio Noox se desenvolveu.

Em 2015, em seu último ano da graduação em Design de Produtos e Serviços pelo IED em São Paulo, Manuela Meier desenvolvia seu trabalho de conclusão de curso motivada por um presente que seu namorado ganhara de seu pai: uma churrasqueira portátil.

A funcionalidade do produto, isolada, não bastava à designer se não tivesse estética e, como não encontrou nada no mercado que suprisse sua expectativa, a solução foi criar. Após pesquisas, rascunhos, protótipos e testes, Manuela e o arquiteto Eduardo Bueno, seu então namorado e hoje marido e sócio, chegaram ao produto final, a churrasqueira portátil Barbecube.

“O conceito do produto foi trazer o churrasco e a convivência que ele gera de volta à casa das pessoas”, conta a designer, e, para isso, ele devia se adequar às demandas de uma sociedade moderna. Pensada para não causar incômodo espacial ou visual, a churrasqueira garante manuseio e limpeza fáceis e uma estética em sintonia com o ambiente que ocupa, de modo a conversar com os novos modelos de moradia nas grandes cidades, tendo em vista a redução de espaços e as relações do indivíduo com o outro e com o ambiente.

O projeto como TCC foi amplamente aceito e, após um dos professores da época aconselhar Manuela a colocar a ideia em prática, o Barbecube ganhou estúdio e assim surgiu a Noox Design.

No mesmo ano de sua abertura, São Paulo viu o boom das boutiques de carne, motivo que fomentou as atividades do escritório e o ajudou a alavancar as vendas, conquistando a aceitação no mercado nacional e internacional.

O sucesso imediato levou ao desenvolvimento de outros produtos, como a churrasqueira modular Charcoalo com acessórios de chapeira e forno de pizza em diversas opções estéticas e técnicas. Segundo a designer, com essa criação a Noox Design revolucionou a churrasqueira no Brasil.

“Acredito que o IED foi fundamental para a profissão que escolhi. Com certeza devo muito a essa instituição, que me ensinou não só a ser uma designer, mas também uma empreendedora com sucesso”.

Desde os primeiros passos, o estúdio de Manuela e Eduardo tem se mostrado promissor, criativo e inovador. A lista de produtos agora se estende para o mobiliário de áreas internas, incluindo mesas, bancos e mesas de centro na linha Von Uns e, atualmente, estão em desenvolvimento as linhas Noox Furniture Lab, para mobiliário de área externa, e a Noox Snoots, para o setor de animais de estimação. E ainda na contramão da zona de conforto, a marca já possui uma filial nos EUA e a primeira exportação prevista para janeiro de 2019.


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.