IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Meu TCC na Fashion Week de Turim

16 de junho de 2017

* por Beatryz Pena

 

Eu me lembro que foi no dia 3 de maio, uma quarta feira, que eu estava no carro com a minha mãe e meus irmãos quando eu decidi olhar meu email pelo celular mesmo, na hora comecei a deletar o que não era interessante pra mim, até eu ver que tinha uma nova mensagem da Marina, que está cuidando das coisas para minha viagem a Madrid e pensei que poderia ser algo que eu precisasse responder ali na hora mesmo e até então não tinha prestado atenção ao título do email, abri o email e quanto mais eu lia, menos eu acreditava.

Logo no começo dizia ‘recebemos a confirmação de que a coleção mise en scene foi aceita para participar do desfile de coleções de alunos IED no Fashion Week de Turim, parabéns!’, na hora eu só consegui gritar e a ler o email em voz alta para minha mãe, que tinha perguntado o que tinha acontecido. Passei o restante do dia me perguntando se aquilo era real e eu voltava a ler o email pra ter certeza do que tava acontecendo.

Depois de tirar umas dúvidas de como as coisas iam funcionar, de conversar com quem estava cuidando disso, só consegui me dedicar a costurar uma jaqueta da coleção novamente, porque a primeira eu tinha vendido, a preparar os croquis, escrever a orientação de montagem de cada look e todas as outras informações que haviam me pedido.

Demorei um pouco pra dizer a outras pessoas, fora meus pais e irmãos porque queria guardar pra mim por um momento uma coisa tão sincera e tão surreal ao mesmo tempo, queria fazer a ficha cair. Cada dia que passava eu riscava do calendário como um a menos pro dia do desfile, eu ia dormir pensando no quão grata eu estava por isso estar acontecendo comigo, que nunca tinha imaginado que minha coleção seria apresentada num desfile internacional logo que eu me formasse, e sempre me vinha a pergunta:

– Porque eu?

Até que comecei a pensar melhor e… porque não eu? Eu que tinha me esforçado tanto pra apresentar o melhor TCC que eu pudesse, que me dediquei tanto a algo que eu gosto de fazer, que me fazia sentir que eu escolhi a profissão certa… Eu só não esperava que fosse tão rápido, mas acredito que essa está sendo a minha maior chance de mostrar que aqueles que acreditam e correm atrás conseguem sim ser e fazer o que quiserem.

E essa sou eu, Beatryz Pena Silva, formada em design de moda pelo IED São Paulo, com 22 anos prestes a apresentar minha coleção desenvolvida durante meu TCC na Fashion Week de Turim.

Há 7 anos eu estava começando meu curso técnico de moda em Guarulhos, eu tinha 14 anos na época, e por mais que eu soubesse que gostaria de saber como a moda funcionava e que era isso mesmo que eu queria seguir profissionalmente, nunca tinha imaginado essa oportunidade e pensando assim, projetando um futuro, não consigo imaginar que novas chances sete anos podem me reservar, espero continuar sendo surpreendida pelas minhas conquistas.

O IED me abriu portas e me deu uma base sólida de conhecimento e aprendizado para que isso fosse real e tudo o que eu tenho que fazer é o melhor que eu posso. Hoje eu vejo que aqueles que me ajudaram de alguma forma durante essa caminhada, minha família, professores que se tornaram inspiração pra mim e amigos, estão junto comigo nessa conquista para Turim… Tenho comigo um pouco de cada e serei eternamente grata a todos eles e quero deixá-los cada vez mais orgulhosos.

Se for pra eu descrever essa experiência em sentimentos, seria sem duvidas, felicidade. Nunca me senti tão completa e satisfeita quanto me sinto agora. É como se eu não precisasse de mais nada, mas sei que muita coisa me espera se eu correr atrás.

Eu soube desde o princípio que Turim era como um desafio, que não foi fácil, mas está sendo um sonho pra mim, e quero que esse seja só o começo de novos projetos.

Beatryz Pena é Formada em Design de Moda no IED São Paulo, prestes a ter sua primeira coleção “Mise en Scene” apresentada na Semana de Moda de Turim, na Itália.

Para saber mais sobre a graduação em Design de Moda do IED São Paulo, acesse: http://iedm.io/designmodaIEDSP

Vestibular 28/07/2017. Inscreva-se!

 


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID