IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

#MestresDoDesign | Bate-papo com Fernando Morita

2 de agosto de 2017

Aproveitando a recém-reforma do Lab de Automotivo do IED São Paulo, estivemos com Fernando Morita, coordenador do One Year em Automotive Design para saber os próximos passos dessa galera tão apaixonada pelo universo dos carros.  E o que podemos adiantar é que…. vem coisa boa por aí! 😉

Confira a conversa na íntegra:

 

IED – O lab foi recém-reformado – isso deu um novo gás nas produções? O que anda rolando de bom em automotive agora?
Morita – O nosso Lab Automotive agora está incrível, bem a nossa cara, um lugar com alma! Com detalhes estéticos que não se vê em sala de aula ou em uma faculdade, criando este ambiente acolhedor e profissional. Hoje temos bem claro, três grupos atuando no dia a dia do Lab sendo os alunos do One Year Automotive Design que vem nos finais de semana em geral não moram em SP, e buscam a imersão no mundo do design automotivo, através das aulas e das parcerias com as montadoras. Temos os que frequentam o Connect, e possuem passe livre para vir todos os dias e trabalhar nos projetos que bem entenderem, em sua grande maioria tem o foco no Talento Volkswagen de Design e outros concursos.
Além dos sêniors do LAB que vem aqui para nos encontrarmos e trabalhar além das 8h das montadoras, com foco em ser referência global no design automotivo. Fortalecendo este lugar inspirador, o que nos faz sentir como um advanced design studio, de onde sai projetos, desenhos além da expectativa geral.

IED – Conta um pouco sobre o concurso da Volks para quem não está ambientado com ele?
Morita – O Talento Volkswagen de Design é um concurso brasileiro e anual, que acontece desde 1998, criado pelo ex-chefe de design da VW o Luiz A. Veiga, e este ano pela primeira vez tocado pelo atual diretor o José Carlos Pavone. Apenas alunos de design podem participar, e o mais interessante é o prêmio, três vagas de estágio para Shape e uma vaga para Color & Trim.
Neste concurso os alunos desenvolvem um projeto e no decorrer da evolução e entregas, vai acontecendo a seleção até chegar nos quatro que ganham o estágio de um ano no departamento de design da Volkswagen.
Este concurso foi responsável pelo ingresso da grande maioria dos designers automotivos do Brasil no mercado, eu também participei e ganhei no ano de 2001, junto com o Gabriel Clemente (designer da Cadillac) e Arnaldo Cruzeiro (designer da VW AG)

 

 

IED – No ano passado tivemos dois alunos vencendo esse concurso né? Apresenta eles para os leitores?Morita – Temos muitos nomes que passaram e ainda então ligados a estas duas instituições, o IED SP e a Volkswagen. Se cruzando e criando novas histórias, profissionalizando mais ainda a área.
Como já disse eu que participei em 2001, e trabalhei para a Volkwagen passando por quase todos estúdios da marca: iniciando no Brasil, passando na VW AG, e nos estúdios de design avançado de Sitjes e Potsdam. E estou no IED desde 2011.
Guilherme Knop nosso professor participou e ganhou em 2000, trabalhando na Volkswagen até hoje.
Temos o nosso ex aluno e professor Luiz Antonelli que ganhou o concurso em 2012
Outros colaboradores como o Carlos Leal (2005), Tiago Carfi (2009), Cleber Santos (2009), Gabriel Zonta (2015) e a mais recente ligação entre as duas marcas, os nossos alunos Raysner Figueira (graduação) e Guilherme Araújo (transferência) que estão fazendo o estágio este ano na Volkwagen.

IED – Qual foi o projeto de cada um?
Morita – O tema do ano foi Blue Race.

IED – Dentro do concurso temos duas vertentes – shape e color e trim, né? Explica um pouco melhor
e cita uma peculiaridade pertinente de cada uma?
Morita – Shape, literalmente a forma do carro, o que cobre e deixa o funcional da engenharia bonito, envolve o trabalho mais tridimensional, dividido em interior e exterior. Todas as superfícies e proporções de como enxergamos o carro. E Color e Trim, como o nome já diz, cores e materiais, tudo que se toca e sente no carro. Tem muito a ver com a experiência e percepção de uso dentro do carro.

IED – Moda e Automotive então andam lado a lado? Como é esse cross?
Morita – Sempre que falamos de design estamos falando na experiência, em como por arte em um produto criado pelo homem, em tornar aquela simples peça funcional em algo único, e isso se encaixa perfeitamente na moda como no automóvel. Em ambos percebemos marcas com muito valor agregado e que mesmo sem uma etiqueta ou logo, sabemos de que marca pertence aquele produto.
Além de que é muito comum vermos as marcas buscando parcerias quando possuem um mesmo público alvo. Como por exemplo; a Bugatti e a Hermès, a Peugeot e a Quiksilver, a Porsche e Puma e por ai vai….
Sem falar que liderada pelas marcas de prestígio cada vez mais as marcas de automóveis possuem loja de grife vendendo diversos outros produtos e roupas com a sua marca.

IED – Temos 5 finalistas no concurso esse ano – como estão suas expectativas?
Morita – Temos ótimos representantes / participantes este ano, todos eles estão se empenhando muito, trabalhando no mínimo 8h por dia em cima deste projeto, pesquisando, desenhando e aprendendo muito. Eu acredito que tudo é fruto de dedicação e perseverança. Logo eles possuem grandes chances de ganhar.

 

 

IED – Deixa um recado pra quem se empolgou lendo essa matéria?
Morita – O Lab Automotive do IED SP é um lugar único onde acolhemos todos apaixonados por design automotivo do Brasil, sendo a melhor vitrine para você conseguir se expor e entrar no mercado, aqui temos vários modelos que você pode optar e se enquadrar da melhor forma para alcançar seus objetivos. Estamos sempre abertos para novos contatos e oportunidades, deixo aqui um convite para um café comigo!

 

Conheça mais sobre o One Year em Automotive Design acessando a página do curso em http://iedm.io/automotive-design-iedsp


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID