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Lojas de departamentos exigem cuidados específicos de Visual Merchandising

25 de setembro de 2015

 Assim como o varejo possui diversas ramificações, os projetos para cada segmento específico também requer cuidados e atenções específicas. Lucila Campliglia, arquiteta especializada em varejo, Visual Merchandiser e Coolhunter comenta algumas dessas diferenças em entrevista exclusiva para o IED São Paulo.

Credenciada por amplas experiências à frente de projetos para a C&A e MAC Cosméticos, Lucila é uma das novidades no quadro de professores do curso de extensão One Year em Retail Design e Visual Merchandising do IED-SP.

Para a professora da disciplina “Lojas de Departamento” da faculdade, projetos voltados para lojas de cosméticos possuem desafios que envolvem a circulação de vendedores e a exposição correta dos produtos. Confira a entrevista completa:

IED São Paulo: Qual a diferença entre uma loja boutique de 200 m2 e uma loja de departamentos de 2.500 m2 quando o assunto é projeto?
Lucila Campiglia: As lojas boutique, apesar de serem muito menores que lojas de departamento e, por isso, parecerem mais fáceis, têm detalhes construtivos de forma geral, acabamentos e mobiliários mais elaborados, bem como grandes desafios de exposição em função do pouco espaço.

Já as lojas de departamento, apesar de serem bem maiores, exigem um planejamento minucioso do zoneamento de espaços por setor, muito alinhado com o departamento de compras, e um complexo trabalho de setorização de equipamentos, manequins e sinalização.

IED São Paulo: Como o setor de lojas de maquiagem no Brasil está se desenvolvendo, em termos de Retail Design & Visual Merchandising?
Lucila Campiglia: O setor de cosméticos vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e as marcas se preocupam cada vez mais com a exposição de seus produtos, principalmente com os de maquiagem.

Os principais desafios de projeto e exposição são: como expor os produtos para serem testados pelo público, o tamanho das embalagens e sua estocagem e como explicar visualmente ao consumidor para quê serve cada tipo de produto.

*Lucila Campiglia faz parte do corpo docente do curso de extensão One Year em Retail Design & Visual Merchandising. Para saber mais informações sobre o curso e se inscrever, acesse a página do curso no site do IED-SP.


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