IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED São Paulo promove intervenções na Rua Maranhão durante Virada Sustentável

24 de agosto de 2015

Faculdade celebra 10 anos em São Paulo e convida população para ocupar criativamente uma das ruas mais charmosas da cidade

Uma série de atrações vai marcar a Virada Sustentável no bairro de Higienópolis, mais especificamente na Rua Maranhão, sede do IED São Paulo. Dezenas de atividades gratuitas e interativas podem ser conferidas no domingo, 30 de agosto, das 12h às 18h (Confira a programação completa abaixo).

Experiências gastronômicas, oficinas, laboratórios, encontros, caminhadas, passeios, espetáculos musicais, pesquisas e mobilidade urbana são alguns dos destaques da programação “Venha viver a rua”, apresentada pelo NEX – Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design do IED.

O evento faz parte da Virada Sustentável, que chega à sua quinta edição em São Paulo e envolve diversos conteúdos ligados à sustentabilidade. A região impactada pela ação do IED São Paulo reúne restaurantes, padarias, bancas de jornal, edifícios históricos, calçamento largo, arborização, importantes instituições de educação e muito mais.

Design de cidades

A ideia do “Venha viver a rua” surgiu a partir do projeto de pesquisa e requalificação urbana “Essa nossa Rua Maranhão”, desenvolvido por professores e alunos da faculdade e que conclui sua primeira etapa, com apresentação de pesquisa e infográficos da via pública.

A discussão sobre o (re-)design urbano é pauta hoje das cidades mais importantes do mundo e em São Paulo não poderia ser diferente. “O IED com suas 11 sedes na Europa e no Brasil, sempre instalado em distritos criativos, participa ativamente dos debates e propostas para qualificar os espaços urbanos e potencializar a colaboração entre os agentes da sociedade por meio do Design. Comemoramos nossos dez anos na capital paulista levando a faculdade para a rua”, afirma Victor Megido, diretor geral do IED Brasil,

Debora Carammaschi, diretora acadêmica do IED Brasil, explica que a Cultura do Design tem como proposta central melhorar a vida das pessoas. “A cidade, com seus sistemas sociais, econômicos, culturais e de serviços é o habitat por excelência do ser humano contemporâneo. Qualquer transformação parte do indivíduo, para se refletir em sua casa e então ganhar a rua”, complementa a educadora.

Placemaking

Projetos como “Essa nossa Rua Maranhão” fazem parte de iniciativas de placemaking, uma nova abordagem, prática e multidisciplinar, para o planejamento, design e gerenciamento de espaços públicos, atualmente em pauta nos centros urbanos com grande vocação criativa e empreendedora, como é o caso de São Paulo.

“Com a programação Venha viver a rua, convidamos a população da rua, do bairro e da cidade a se apropriar do espaço público e retomar a convivência como um modo prazeroso e participativo de construir novos conceitos de vizinhança”, destaca Mari Pini, coordenadora do NEX e curadora da iniciativa.

Nas atividades do “Venha viver a rua” o público é protagonista, chamado para fazer, atuar, experimentar, ver, sentir, aprender na rua, convivendo, numa reunião entre pessoas de todos os tipos, mas que compartilham o interesse pela comunidade – estudantes, ambientalistas, ativistas sociais, produtores culturais, designers, artistas, músicos, circenses, contadores de história, arquitetos, professores, donas de casa e profissionais de todas as áreas.

Venha andando, de bike ou de troleibus

A mobilidade será uma grande atração com passeios a pé, cortejo, oficinas e práticas de ciclismo, parklet, praças impossíveis, além do trólebus, transporte público sustentável elétrico.

Programação Completa

Viver a Rua – Coletivo NEX (na rua, 12h às 18h)

 Passeios  

Passeando com Hey Sampa (ponto de partida: IED, às 14h)

Bicicletas Ecológicas – Muzzicycles NEX (Em frente ao IED, 12h às 18h)

Labs | oficinas | palestras

Lab São Paulo são > Memória Concreta (Parklet IED, a partir das 12h)

Lab Cidade>  Liquid Media Lab | André Deak + Felipe Lavignatti (Parklet IED, a partir das 12h)

Oficina Parklet > Mobilidade Urbana (IED, a partir das 12h)

Oficina crochê > coletivo agulha (ponto de ônibus a partir das 12h)

Oficina Moda> Roupa Livre (Pátio IED, 13h)

Roda de Conversa  – Moda x Sustentabilidade (28/8, IED, sala grande, 15h às 18h)

Oficina Poste Parede – Coletivo Escala Humana (rua, 15 às 18h)

Saborear | degustar | experimentar

 Feira Verdinova (29 e 30/8, rua e pátio IED, a partir das 12h)

Bebendo Saúde > Hortifruti (IED, a partir das 12h)

Intervenções

“Praças (Im)possíveis” > Coletivo Bijari (rua a partir das 12h)

Cortejo > Acupuntura Urbana (ponto de partida: IED, 15h)

Serviço

“Venha viver a rua” na Virada Sustentável

30 de agosto, domingo > das 12h às 18h

Rua Maranhão altura do número 617

(entre a Avenida Angélica e a Rua Aracaju)


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.