IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED São Paulo no FILE 2017

10 de julho de 2017

Mais de 350 obras e instalações nacionais e internacionais prometem despertar sensações e experiências únicas no maior festival de arte e tecnologia da América Latina, de 18 de julho a 3 de setembro. A 18ª edição inclui ainda, palestras e workshops. Toda a programação é gratuita.

 

A coordenadora do curso de Design Gráfico e Digital do IED São Paulo, Eliane Weizmann faz parte da equipe do FILE há 18 anos. Ela é coordenadora do educativo, fazendo a seleção, formação e coordenação da equipe de mediadores culturais do festival.
O IED é parceiro desde 2011 cedendo espaço para a seleção e formação da equipe e muitos alunos já fizeram parte da equipe, inclusive como estágio obrigatório.
Este ano ampliamos a parceria oferecendo 2 workshops dentro da programação de workshops do festival. Confira:

Tema: Vestíveis e Fashiontech
– Profa. Célia Fernandes
18/07 e 19/07
das 14h às 18h
Sala 3
Discute a influência das Tecnologias Vestíveis no contexto atual. Uma reflexão sobre a implementação das tecnologias emergentes em técnicas convencionais que dão suporte a processos de criação de moda, arte e design.
Tema: Design paramétrico com arduíno e grasshoper

– Prof. Henrique Stabile

20/07 e 21/07
das 18h às 22h
Sala 3
O objetivo da oficina é apresentar e ensinar técnicas de design paramétrico e de design de interação através das ferramentas Arduino, Rhinoceros, Grasshopper e seus respectivos plugins.
A exposição reúne 370 trabalhos – desde instalações interativas, jogos eletrônicos e animações, até gifs, videoartes, sonoridades eletrônicas e projeções – produzidos por 339 artistas estrangeiros e 18 brasileiros.
Para alunos de gráfico e produto além das instalações tem 9 projetos de realidade virtual, 4 games, animações e premiados de GIFs, destaque:
Animações do Faiyaz Jafri, animador holandês que já participou de diversos festivais e museus inclusive o MOMA de NY. Já atendeu clientes comerciais tais como IBM, Coca-Cola, e Ford.
Realidade Virtual (ilustração, animação)
Oculus Story Studio – Dear Angelica – Estados Unidos | United States 
Uma jornada através dos modos mágicos e oníricos que nos lembramos de nossos entes queridos. Totalmente pintado à mão dentro de uma realidade virtual, “Dear Angelica” (Querida Angelica) se passa em uma série de memórias que se desenrolam ao seu redor.
 
Marc Lee – 10.000 moving cities – same but different – Suíça | Switzerland 
“10.000 moving cities – same but different” (10.000 cidades em movimento – igual, porém diferente) lida com a urbanização e a globalização na era digital. O usuário se movimenta através de mundos visuais postados publicamente por outras pessoas em redes sociais como YouTube, Flickr, Freesound e Twitter.
GIF
FILE GIF AWARD 2017 1º Lugar 
Nicola Gastaldi – Gastaloops – Inglaterra | England 100 
GIFs animados em 100 dias, “Gastalooops” é um projeto pessoal desenvolvido com regras rigorosas: 3 cores, repetições, 50 quadros. Como um diário visual, Gasta brincou com padrões, ilusões de ótica, objetos de minha vida diária, medos e obsessões típicas de Londres.
Moda destaque:
Amy Karle – Internal Collection – Estados Unidos | United States
Alternando convenções sobre o corpo e a beleza, as seleções da “Internal Collection” 3 (Coleção Interna) mostradas no FILE representam a anatomia interna em forma vestível externa. Fundindo anatomia, moda e tecnologia, cada peça é criada à mão e com tecnologias de fabricação digital. Ao retratar designs inspirados pela anatomia, esta obra comunica que, quando compartilhamos nossa semelhança e o que está acontecendo dentro de nós, uma oportunidade é oferecida para encontrar a beleza dentro de nós mesmos e a conexão com os outros.
Para saber mais sobre a Festival e ter acesso à programação completa, acesse: www.file.org.br

SalvarSalvarSalvarSalvar


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID