IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED 50 anos: Daniela Falcão, Patricia Bonaldi, Marcela Kanner e Paula Ferber participam do debate Fashion Desruption

23 de fevereiro de 2016

Mulheres fortes e executivas bem-sucedidas em diferentes segmentos da moda brasileira. Essas são características que unem Daniela Falcão, Patricia Bonaldi, Marcela Kanner e Paula Ferber – as participantes da mesa-redonda “Fashion Disruption: valores, escolhas e negócios”, realizado no pátio do IED São Paulo, em Higienópolis, nesta segunda-feira, dia 22 de março. O evento foi produzido em parceria com a Vogue Brasil e faz parte do calendário oficial de comemorações do aniversário de 50 anos do IED no mundo.

Com mediação de Katherine Sresnewsky, coordenadora do curso One Year em Fashion Business Management, esse grupo de super-poderosas da moda cativou as cerca de 300 pessoas presentes ao evento, além dos milhares de internautas que acompanharem a transmissão online. O bate-papo pode ser conferido, na íntegra, na página do IED São Paulo no Youtube. Veja também mais imagens do evento.

Em meio a um cenário de incertezas e desafios da indústria da moda, as personalidades foram instigadas a discutir e responder perguntas sobre quais modelos de negócios podem dar certo, ou não, no futuro próximo.  Também esteve em pauta os novos perfis dos consumidores, estratégias de comunicação e formatos de apresentação de novos produtos e coleções, que impactam diretamente na estrutura dos negócios.

Ao introduzir o debate, Katherine mencionou algumas iniciativas de grandes marcas, como a Burberry, que já anunciou publicamente a intenção de disponibilizar para venda as roupas que serão apresentadas na próxima edição do New York Fashion Week. “Essa parece ser uma tendência que vai ficar. Não é uma questão que a moda impôs e o público terá de se acostumar. É que o mercado já não aguenta mais o calendário tradicional de desfiles; há um stress, um desgaste, que as marcas precisam solucionar para não colher resultados ruins”, comentou Daniela Falcão, diretora de redação da Vogue Brasil há mais de 10 anos.

A participação do público presente ou online também foi fundamental para manter o alto nível do debate. Ações de marketing e novos cases de sucesso foram colocados à prova pelas participantes, que responderam a partir de suas experiências profissionais e de dados colhidos em análises de tendências mundiais.

Marcas jovens de roupas e calçados foram usadas como exemplos por apostarem em formatos inovadores e ainda pouco convencionais, como a venda direta e exclusiva por Instagram e outras mídias sociais. A dificuldade encontrada pelas marcas em apostar na exportação dos seus produtos também foi mencionada pela empresária e designer Patricia Bonaldi. “Meus produtos estão começando a ser comercializados por multimarcas internacionais, mas ainda precisamos nos adaptar para sermos competitivos lá fora, começando pela criação e produção das peças. Mas acredito em um futuro promissor”, afirmou.

***

O encontro marcou os lançamentos do curso internacional One Year Executive Course em Fashion Business Management, voltado exclusivamente para profissionais da área. E também celebrou a nova temporada da pós-graduação em Fashion Marketing & Communication e do curso One Year em Shoes & Bags – Design and Business, com novas turmas a caminho.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.