IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Fashion Sunsets, um dia de homenagens a Ronaldo Fraga no IED

7 de julho de 2016

*fotos Vitor Gracia

No último sábado, 2 de julho, o IED São Paulo realizou a primeira edição do Fashion Sunsets. Um dia inteiro com oficina de upcycling, feira de novos designers, palestras, lançamento de livro, música, gastronomia e, ao pôr do sol, uma homenagem a Ronaldo Fraga, que recebeu das mãos do diretor geral do IED, Victor Megido, o prêmio Ícone da Moda 2016.

 

O tema Brasilidade norteou o evento, promovendo reflexões sobre identidade, criatividade, inovação, ressignificação e consumo responsável. Com adesão dos alunos e professores do IED SP e de parceiros como a ASA – Associação Santo Agostinho, Estação das Letras e Cores Editora, D-Edge, o Fashion Sunsets engajou profissionais do mundo da moda, comunidade local e público espontâneo de todas as faixas etárias.

 

Oficina NEX + IED e ASA
Fashion Sunsets Upcycling moda IED 1
Fashion Sunsets Upcycling moda IED 2

 

 

Fashion Sunsets Upcycling moda IED 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O NEX + IED (Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design) em parceria com a ASA – Associação Santo Agostinho, Oficina Nômade, Agustina Comas, Ressignifiq e o aluno da graduação em Design de Moda Murilo Tadashi, promoveu a oficina de upcycling, na qual peças de roupa e acessórios que normalmente iriam para o lixo ganharam nova vida nas mãos de voluntários que doaram seu tempo e ideias para revitalizá-las.

“O encontro do ASA com o IED dá mais sentido ao design contemporâneo; alunos, professores e o público em geral tiveram a possibilidade de questionar o consumismo e juntos propor alternativas para uma melhor qualidade de vida com mais moda para todos”, analisou Christian Ullmann, coordenador do NEX + IED.

 

“Não devemos ficar presos às frustrações do presente e pensar com criatividade e inovação para redesenhar o futuro”. – Murilo Tadashi
Café com livros
28055788066_ef1d0f340b_z

Às 11h aconteceu a roda de conversa “Museus e moda: acervos, metodologias e processos curatoriais“, que marcou o lançamento do livro homônimo, organizado por Marcia Merlo (MIMo – Museu da Moda e da Indumentária/IED), que mediou o debate. A publicação, que traz um capítulo com entrevista realizada com Ronaldo Fraga sobre seu trabalho e pensamento criativo, balizou a mesa-redonda, com a participação de Ananda Carvalho (curadora e crítica de arte), Cláudia Leonor (Museu da Pessoa), Fausto Viana (ECA-USP), Karen Worcman (fundadora e diretora do Museu da Pessoa) e Kathia Castilho (Abepem/Estação das Letras e Cores Editora).

 

Uma nova brasilidade
Fashion Sunsets Brasilidade IED 2
A brasilidade no século XXI. Brasilidade, para além das cores, dos crochês e clichês.

 

O estilista Ronaldo Fraga, homenageado do evento, participou da segunda mesa-redonda do dia, às 15h, para discutir “A brasilidade no século XXI. Brasilidade, para além das cores, dos crochês e clichês”. Com mediação de Raul Juste Lores, repórter especial da Folha de S. Paulo, o encontro contou ainda com os convidados: Luiz Bagolin, Diretor da Biblioteca Mário de Andrade e professor do IEB – Instituto de Estudos Brasileiros da USP e Eduardo Brechó, compositor, produtor musical e vocalista da banda Aláfia.

“Vira lata todo brasileiro é, precisamos nos libertar é do complexo como se fosse algo ruim! Vira latas são adoráveis, alegres, têm as manhas das ruas, se adaptam a qualquer situação e, como falou O Ronaldo Fraga no debate Brasilidade no século XXI hoje no IED, são os mais aptos a sobreviver nesse mundo de migrações, referências, apropriações e etc.” – Comentou Gabriela Ivo em seu Instagram.

 

Ao pôr-do-sol

Para finalizar o evento, o auditório do IED SP esteve cheio na homenagem a Ronaldo Fraga. Ele recebeu das mãos do diretor geral do IED Brasil, Victor Megido, o prêmio Ícone da Moda 2016, e agradeceu citando o amadurecimento do mercado da moda no Brasil e a busca pelas raízes na produção nacional.

Fashion Sunsets IED Carreira Ronaldo Fraga Victor Megido
Prof. Dr. José Carlos Carreira, Ronaldo Fraga e Victor Megido no Fashion Sunsets, no IEDSP.

“Sou da primeira geração de estudantes de moda no país, quando frequentar a faculdade era considerado ‘vergonha’. Acompanhei o desenvolvimento e a desmitificação do segmento, com a crescente presença da moda nas mídias através de precursores como Clodovil e Ney Galvão”, afirmou ele. “Receber essa premiação hoje aqui no IED é muito gratificante, sabendo o longo caminho que já percorremos e os desafios que ainda temos pela frente”.

 

“Sou da primeira geração de estudantes de moda no país, quando frequentar a faculdade era considerado ‘vergonha’. Acompanhei o desenvolvimento e a desmitificação do segmento(…)” Ronaldo Fraga,
Ícone da Moda 2016

 

Em seguida, os convidados dirigiram-se ao pátio do IED para festejar ao som dos DJs André Torquato e Ingrid Diniz, do D-Edge, saboreando o drink Libertas, criado exclusivamente pelo CUBQ para Ronaldo Fraga.

Agradecemos a todos que vieram neste Fashion Sunsets e que fizeram deste dia tão especial! Nos vemos no próximo Sunsets. Até lá!

Mais Fashion Sunsets em:

#FashionSunsetsig


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID