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Os negócios da moda no Brasil e Fashion disruption | Katherine Sresnewsky

29 de março de 2016

Por Katherine Sresnewsky*

As empresas de moda precisam correr contra o relógio para se renovar, especialmente aquelas que estão ultrapassadas em termos de modelo de gestão de negócios. O consumidor está em busca de produtos em real time, o que tem feito as marcas inverterem a apresentação de suas coleções nas semanas de moda para vencerem a logística dos varejistas fast fashion. Com o dólar em alta, a exportação da indústria nacional é favorecida, porém a economia segue em retração. E a pergunta do momento é justamente: chegou a hora de as empresas de moda mudarem a forma como tomam suas decisões?

O consumidor está em busca de produtos em real time, o que tem feito as marcas inverterem a apresentação de suas coleções nas semanas de moda para vencerem a logística dos varejistas fast fashion.

Se falarmos em mudanças, podemos citar o tema do momento – o fashion disruption –, que foi o tema central do debate realizado no final de fevereiro, no IED São Paulo, com a participação de protagonistas do mercado. Dentre as iniciativas favoráveis ao futuro dos negócios, foram citadas a digitalização da moda, a relevância no conteúdo, a gestão estratégica, o global design e ações de co-branding, mesmo que associados à grandes mudanças de posicionamento.

Fato é que, para as empresas brasileiras, será complexo competir com os concorrentes internacionais e bem estruturados, se o mercado de moda nacional continuar a encarar a gestão de seus negócios sem foco, profissionalismo e estratégia. Isso acontece porque a administração de negócios para moda ainda é vista como aquela disciplina estranha a alguns empresários do mercado que, com sua vertente estritamente criativa, não se deixam corromper pelo universo da rentabilidade e das responsabilidades administrativas.

Fato é que, para as empresas brasileiras, será complexo competir com os concorrentes internacionais e bem estruturados, se o mercado de moda nacional continuar a encarar a gestão de seus negócios sem foco, profissionalismo e estratégia.

Para algumas empresas do mercado, muitas decisões cotidianas ainda são pautadas em “achismos”, o que limita investimentos em tecnologia da informação, capital intelectual e pesquisa de mercado. Caso a economia estivesse sob controle, não seria prejudicial seguir aplicando as estratégias que “sempre deram certo”. Porém, este não é o caso. Está na hora de revermos os parâmetros e as ferramentas utilizadas para a tomada de decisões nos negócios de moda.

Com o objetivo de ampliar a forma de olhar, o Istituto Europeo di Design – IED São Paulo oferece o curso de extensão One Year em Fashion Business Management, com um ano de duração, aulas aos finais de semana e módulo internacional no IED Barcelona, eleita uma das 100 melhores escolas de Moda do mundo.

O programa contempla os principais aspectos da administração com ênfase para os negócios de moda.

O curso One Year em Fashion Business Management é estruturado para atender ao profissional que procura enriquecer os métodos de gerenciamento dos negócios de moda em que estão envolvidos, tratando assuntos como big data, marketing intelligence, cenários financeiros, leis e direitos, mix de marketing e gestão de pessoas. O programa contempla os principais aspectos da administração com ênfase para os negócios de moda.

Katherine-Sresnewsky* Katherine Sresnewsky é coordenadora do curso One Year em Fashion Business Management. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, possui especialização em Gestão de Relacionamento com o Cliente e MBA em Gestão de Negócios do Varejo. Seu histórico profissional inclui passagens por empresas como a Guaraná Brasil, Zoomp, Iodice, C&A, Carlos Miele, Marisol e Quiksilver. Com vivência internacional em Nova York e Paris, teve experiências nas áreas de vendas (varejo e atacado), planejamento estratégico, marketing e produto.


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