IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Ex-aluna do IED São Paulo ganha bolsa integral em Fashion Design Master no IED Milão

12 de janeiro de 2016

Nascida em São Paulo, Paula Arbach cresceu no Rio de Janeiro e chegou a iniciar uma graduação em Arquitetura antes de perceber que a Moda tinha a sua cara. De volta à capital paulista, ela estudou, projetou e praticamente viveu dentro do IED São Paulo durante os três anos da graduação em Design de Moda, tendo se formado em 2010 como um dos destaques do APRITI daquele ano.

Seis anos depois, ela embarca para Milão – uma das principais capitais da moda no mundo – em busca da (tão sonhada) consolidação da sua carreira no disputado universo fashion. A favor de Paula está o fato de já ter vivido na Itália e também a internacionalidade do Istituto Europeo di Design, que permite a conexão entre as diferentes sedes espalhadas pelo mundo.

Você pode saber mais sobre a trajetória dela na entrevista completa:

Paula_ArbachIED-SP: Por que você decidiu estudar no IED São Paulo?

Cheguei a fazer um ano de arquitetura, mas não estava indo muito bem e fui aconselhada a cursar moda. Quando fui para São Paulo, iniciei a graduação em outra faculdade, mas não estava satisfeita e resolvi fazer transferência para o IED São Paulo.

A coordenadora da época disse que eu poderia começar no segundo ano, mas optei por recomeçar a graduação do zero – a melhor coisa que eu poderia ter feito.

IED-SP: O que você destaca na graduação e na sede da faculdade em São Paulo?

O IED é aconchegante. Você conhece as pessoas, conversa com elas, não é apenas mais um. Como eu conhecia pouca gente em São Paulo naquela época, passava quase o dia inteiro no IED. Eu ficava o dia todo criando, vendo os outros trabalhar e estudando. Foram os três anos mais felizes da minha vida; o período da minha vida que eu mais cresci. Descobri meu estilo e meus gostos nessa época.

O que eu acho legal no IED é que não é apenas uma faculdade bonita, onde você aprende e volta pra casa. Acho que é uma faculdade que não te aprimora apenas como profissional, mas também como pessoa, te orientando a crescer a partir dos seus pontos fortes. O IED consegue potencializar o melhor de cada um, individualmente.

IED-SP: O que te motivou a buscar a pós-graduação em Fashion Design?

Desde que eu me formei no IED eu tenho esse sonho. Tentei (ganhar uma bolsa) através de concursos durante vários anos. Fui finalista na categoria “Moda Feminina” do May Own Show, tendo sido selecionada pela Franca Sozzani – editora chefe da Vogue Itália, mas não pude fazer o curso naquela ocasião. Depois, ganhei outro concurso, chamado “Mare Nostrum”, em Cosenza, no sul da Itália, que me deu direito a outra bolsa de estudos. Mas minha situação estava difícil naquela época, assim como a economia da Itália, então perdi a bolsa novamente.

Acho que esse curso vai me ajudar. Quero que eles me ajudem a entender como vender a minha coleção. Eu tenho um trabalho muito voltado para a criação, muito autoral, então sempre tive muita dificuldade de me encaixar no mercado brasileiro. Por isso, a Itália, onde moro desde que me formei em São Paulo, sempre foi mais aberta ao meu trabalho.

IED-SP: Quais os seus planos e ambições para o futuro profissional?

Meu sonho é me tornar diretora criativa de uma grande marca. Quero viver de criação, desenvolvendo coleções para marcas já consolidadas. Trabalhar com criação e moulage – sou apaixonada por moulage. Como sou péssima em desenho à mão, quando cheguei no IED descobri o moulage com a professora Janine (Niepceron), numa abordagem totalmente inovadora para o Brasil, e isso abriu minha cabeça totalmente. Comecei a entender como criar e visualizar minhas peças através da técnica de moulage.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.