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Elio Fiorucci deixa legado inestimável para mundo da moda

20 de julho de 2015

Faleceu hoje (20/7), em Milão, o designer e empreendedor Elio Fiorucci. Em 2012, tivemos o prazer de recebê-lo no IED São Paulo, como convidado de honra do Modacamp, quando lhe foi entregue o prêmio Ícone da Moda. Na ocasião, o mestre disse: “A criação começa quando o medo termina”.

Fiorucci é um dos símbolos máximos da moda democrática. Em 1967, lança na Itália uma tradução do street wear inglês, com sucesso imediato. Sua loja em Nova York, nos anos 70, reúne Andy Warhol, Truman Capote e a iniciante Madonna, numa atmosfera cultural que influencia o mundo inteiro.

Abraça a estética da pop arte e as cores vivas, antecipando o que viria em vestuário. Redefine o jeans feminino, populariza a camuflagem e o padrão de leopardo na estamparia. Desbrava, antes de todos, os caminhos da globalização, quando apresenta às massas tangas do Brasil e casacos do Afeganistão, por exemplo.

É citado por alguns como um dos inventores das concept stores. Suas campanhas gráficas fizeram história, em parceria com outro mito, Oliviero Toscani.

No início nos anos 90, Fiorucci vende sua grife para um grupo japonês, antecipando o que ocorreria com muitas marcas de moda nas décadas seguintes. Nos anos 2000, criou nova marca Love Therapy, trabalhando com jovens designers.

Os inesquecíveis dois anjos, símbolo máximo da Fiorucci, agora ganham a companhia de seu criador, um dos mais importantes ícones da moda do século XX e um dos mestres que inspiraram o Istituto Europeo di Design.


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