IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

DIÁRIO DE BORDO: ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO PARTICIPAM DO SUMMER 2017 EM MADRID

17 de julho de 2017

 

 

Andrea Bandoni, coordenadora do curso de Design de Produto, acompanhou os alunos em aulas e visitas guiadas em Madrid

 

Na última semana foi a vez dos alunos do curso de pós-graduação do IED São Paulo se dedicarem ao seu curso de Summer 2017 na Espanha, acompanhados da coordenadora Andrea Bandoni. Durante a imersão em Madrid, a turma pode conhecer importantes museus, exposições e também participar de diversos workshops e aulas com os professores do IED Madrid.

Confira o Diário de Bordo com os destaques da viagem:

 

Dia 1

 

O primeiro dia da turma da Pós em Madrid foi super animado: com mais ou menos 25 alunos entre SP e Rio! A galera foi recepcionada pela Elisabeta – que coordena a parte do marketing do Summer Course – e a Blanca (foto) – coordenadora do Master de Madrid. Fomos super bem acolhidos com um café ao ar livre e aproveitamos para fazer uma apresentação para unir os alunos ainda mais. Depois disso, tivemos um tour com a Alessandra – apresentando o IED Madrid para eles. Na sequência a Clara, que cuida da parte internacional, fez um tour com a gente por Malasagña, onde visitamos a loja DO Design – loja que aparece como destaque de design em todos os catálogos de o que fazer em Madrid e que é de uma aluna do IED Madrid. Aproveitamos também para passar pelo prédio da pós que nos acolheria a partir do segundo dia de aulas – para que os alunos pudessem se localizar. Outra loja que visitamos foi a Curiosite – uma loja pequenina e fofa de presentes, com ares de loja de museu. Seguimos então para a El Moderno Concept Store – lugar lindo com uma curadoria incrível! Fomos recepcionados pelo dono, Davi, que nos mostrou todo o mix de produtos, bem como o tipo de design que ele trabalha, como organiza a loja, etc. Todos ficaram encantados. Por último paramos na Kikekeller – uma loja que já havíamos visitado com a Graduação. É uma loja ‘não-loja’. Lá eles produzem tudo que é vendido e à noite, se transforma em um bar!

 

Dia 2

Começamos na IED Master, na Calle Lara. Teremos a semana toda workshop de Visual Storytelling com o prof. Manu Toro, cofundador do estúdio Carmela.work. Começamos a discutir como se conta uma história e também exercícios com os alunos. A aula foi super tranquila e os alunos muitíssimo focados – saíram falando da aula depois, foi bem legal! A tarde o grupo se separou e parte deles foram visitar Toledo (cidade à 30 minutos de Madrid) e outra parte ficou explorando o bairro de Malasagña – próximo à sede do IED Madrid. Encontrei com algumas alunas nesse momento e aproveitamos para almoçar e elas me contaram o quão felizes estavam com todo o acesso ao design – por toda a parte!

 

Dia 3

 

Começamos o dia com a aula do Manu Toro e ele começou essa aula mostrando algumas referências de direção de arte, de vídeos, o que é o Visual Storytelling… essas coisas! Depois disso ele pediu para que cada apresentasse a ideia que teve para o projeto do workshop e foi um momento bem legal para eles pois tiveram que apresentar a ideia do projeto em inglês – o que para alguns foi a primeira experiência em algo assim. Super enriquecedor! Disso, se formaram 5 grupos com os temas mais votados – como “Eu Amo Café – como criar ou melhorar a experiência do café” e “Quem tem medo de avião – como tornar essa experiência mais agradável?”. Depois que terminamos de definir os grupos, o professor levou a turma para conhecer o laboratório de vídeo. Na sequencia os alunos foram passear livremente – alguns inclusive foram ao Estádio do Real Madrid! A turma toda está super curtindo a noite – mesmo com o calor! A hora que cai a noite eles se animam ainda mais! Uma das alunas fez reserva para o grupo em um restaurante super tradicional – Sobrino de Botín – que é o restaurante mais antigo do mundo! Foi muito legal a experiência e parece meio medieval, por exemplo: eles pediram leitão e veio um leitão inteiro! Inusitado e surpreendente! 🙂

 

Dia 4

 

O quarto dia de aula foi dedicado à produzir o trabalho que eles propuseram anteriormente. Foi super mão na massa e eles ficaram imersos na produção mesmo. Foi um desses dias que as imagens falam por sí. Confira:

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

 

Dia 5 

 

O quinto dia foi de apresentar os resultados do Summer 2017 – não apenas das aulas mas do contato deles com outra cultura, outra forma de viver e de encarar a vida. As apresentações foram incríveis e todos ficaram muito emocionados. Confira as palavras da professora Andrea:

 

“Os alunos que vieram pra Madrid são super festeiros e animados com uma energia incrível! E apesar de terem curtido Madrid até amanhecer eles são muito comprometidos e aproveitaram demais o workshop. Os trabalhos ficaram bem acima do esperado – pois usaram técnicas que eles não necessariamente estão acostumados como fotografia, vídeo, técnicas digitais e manipulação de imagem. O professor de Madrid ficou muito impressionado com a turma pois viu o grau de envolvimento com o trabalho. Foi muito legal, todos saíram muito felizes e dizendo que não foi apenas uma experiência pelo curso e sim uma vivência de contato com outra cultura, outra maneira de viver e de ver as coisas. Foi ótimo!”

 

Confira algumas imagens do encerramento do Summer 2017 da Pós-Graduação:

 

Conheça os cursos de Pós-Graduação do IED São Paulo e aproveite a oportunidade de se inscrever para o Summer 2018 em Florença! 😉 Saiba mais em: http://ied.edu.br/sao_paulo/


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID