IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Design Day by Day por Zanini de Zanine, Sergio Conde Caldas, Marcelo Sommer e Andrea Bandoni

25 de maio de 2016

O que pode acontecer quando quatro grandes nomes do Design, de áreas distintas, se reúnem para debater desafios, paixões e apostas? Muita coisa, claro. Por isso, um enorme público esteve presente ao encontro inédito promovido pelo IED São Paulo em parceria com o T,Office, nesta terça-feira, dia 24 de maio.

O evento, que faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do IED no mundo, contou com as presenças de Zanini de Zanine, Sérgio Conde Caldas, Marcelo Sommer e Andrea Bandoni: quatro designers de carreiras tão premiadas e ricas, quanto variadas.

Para captar um pouco da alquimia envolvida nesse encontro, separamos algumas citações que refletem um pouco sobre o que é o Design no dia a dia desses profissionais.

“Em geral, eu não invento nada; revisito certas coisas e trago sentidos que têm a ver com meu gosto e memórias” – Marcelo Sommer

“Desde a minha primeira coleção, utilizo materiais que são incomuns. Já usei tecidos de cortina para fazer roupas e também já peguei rendas e materiais têxteis para aplicar em utensílios domésticos”.

 Marcelo Sommer, um dos principais estilistas nacionais também foi o pioneiro na assinatura de coleções para grandes varejistas como C&A e Riachuelo e, mais recentemente, assinou também uma coleção para a Tok&Stok com móveis, papel de parede, louças, objetos e acessórios de decoração.

“Há um movimento de designers trabalhando com comunidades e envolvidos em causas sociais. Sou otimista com a democratização do acesso ao design” – Andrea Bandoni

“Eu parto de uma visão de que o Design é cultura. Tem um objeto muito peculiar da cultura brasileira e que carrega muitos significados de design e sustentabilidade: o copo de requeijão. Esse objeto quase banal reúne elementos pequenos, mas que tem muito significado e valor simbólico”.

 Andrea Bandoni, coordenadora do curso de Design de Produto do IED São Paulo, teve trabalhos expostos e adquiridos por galerias e museus no Brasil, Holanda, França, Itália, Suíça, Reino Unido e China. Além de prêmios conquistados no Brasil, em 2012 recebeu do British Council o prêmio “Young Creative Entrepreneur” na Categoria Design.

“Algumas marcas estão abrindo espaço para designers autorais, o que democratiza e também divulga trabalhos complexos, que exigem pesquisa e estudo” – Zanini de Zanine

“Atuo no campo artesanal e também industrial. Fui atraído pela proximidade e inspiração pela obra do meu pai (Zanine Caldas), que também me ensinou a ter muita liberdade para ser autoral em cima desse legado”.

O designer de produtos Zanini de Zanine recebeu os mais importantes prêmios de Design do Brasil e internacionais pelos móveis que criou. Assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como a francesa Tolix, as italianas Cappellini, Slamp e Poltrona Frau, e a americana Espasso. Nomeado Designer do Ano pela Maison & Objet Americas 2015.

“Ninguém mais fala sobre arquitetura, porque é um tema perigoso e complexo. As pessoas precisam saber mais sobre arquitetura para participar mais” – Sérgio Conde Caldas

“Trabalho para clientes particulares, mas também tenho meu projeto pessoal voltado à sustentabilidade e eficiência energética. E entendo que a partir desse know how também atrai oportunidades para projetos que dialogam com meu tipo de trabalho, como o projeto transformador do bairro de São Cristóvão (Rio de Janeiro)”.

O arquiteto Sérgio Conde Caldas, profissional mais jovem a ser premiado como arquiteto do ano pela ADEMI (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), está à frente de construções sustentáveis no Rio de Janeiro. Em parceria com o arquiteto João de Sousa Machado, desenvolve projetos comerciais e residenciais com destaque no uso de tecnologias renováveis integrando natureza e sustentabilidade às emblemáticas linhas geométricas.

 


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.