IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Coletivos convidam público a intervir na Rua Maranhão

24 de agosto de 2015

IED São Paulo celebra 10 anos em São Paulo e promove diversas atividades durante a Virada Sustentável 2015

Durante a Virada Sustentável deste ano, o NEX – Núcleo Exploratório de Pesquisa em Design do IED São Paulo promove uma série de intervenções na Rua Maranhão, sede da faculdade, no domingo, dia 30 de agosto. Dentre os destaques, estão coletivos que praticam intervenções urbanas em prol da melhoria, convivência e empoderamento dos cidadãos na cidade.

Durante o evento dois coletivos terão como proposta convidar o público a ser protagonista de atividades que intervém e ressignificam espaços de convivência:

O Coletivo Escala Humana, que aplica filosofia de Placemaking para recuperar a “escala humana da cidade”, despertando a identificação pelos espaços públicos. Dentre as ações mais conhecidas está o “Poste Parede”, que consiste na instalação de canteiros e hortas, onde as pessoas são convidadas a plantar e cuidar de mudas de frutas e hortaliças. As ações acontecem na rua, no domingo, entre 12h e 18h.

Outra atração é Coletivo Agulha, criado por um grupo de artistas, artesãos, arquitetos e roteirista. O objetivo é promover intervenções, usando como ferramentas o crochê e o tricô. Os resultados, além de promoverem um diálogo com a cidade, também levantam questões sobre as possibilidades de convivência na área pública e formas alternativas de se divertir com a cidade. A atividade acontece durante toda a tarde de domingo, das 12h às 18h.

“Com a programação ‘Venha viver a rua’, convidamos a população da rua, do bairro e da cidade a se apropriar do espaço público e retomar a convivência como um modo prazeroso e participativo de construir novos conceitos de vizinhança”, destaca Mari Pini, coordenadora do NEX e curadora da iniciativa.

Serviço

“Venha viver a rua” na Virada Sustentável

30 de agosto, domingo > das 12h às 18h

Rua Maranhão altura do número 617

(entre a Avenida Angélica e a Rua Aracaju)


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.