IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Ciclo de Conferências “O Design na Floresta dos Símbolos” chega à sua III edição, com a palestra “Estética Sintética”

8 de setembro de 2016

O terceiro encontro do ciclo de palestras traz Joaquim Machado, dia 15 de setembro, na sede
do Istituto Europeo di Design em São Paulo.

O Istituto Europeo di Design comemora 50 no mundo e apresenta o Ciclo de Conferências “O Design na Floresta dos Símbolos”, uma série de cinco encontros comandada por Massimo Canevacci, antropólogo italiano radicado no Brasil, e Joaquim Machado, geneticista. Em encontros realizados alternadamente nas sedes de São Paulo e Rio de Janeiro do IED, eles recebem convidados especiais para debater as relações entre Design, Antropologia, Natureza e a metrópole contemporânea e seus modos de vida.

No 3º evento da série, no dia 15 de setembro, o debate acontece na sede do IED-SP, em Higienópolis, com Joaquim Machado apresentando a palestra “Estética Sintética”, que será transmitida simultaneamente via web. A temática gira em torno da história da tecnologia, com uma abordagem a partir dos conceitos da Inteligência Artificial e Biologia Artificial.

“O ermo e a urbe são os espaços da interferência criativa humana. A história da Tecnologia é a crônica da coevolução dos cristais de imaginação humana – os objetos tecnológicos. Às portas está a interação conceitual e operacional entre a Inteligência Artificial e a Biologia Artificial, explicitando as possibilidades de uma regênese e suas decorrências fractais”, analisa Joaquim Machado. “O Design como propriedade intrínseca à Organização já se expressa como uma Estética Sintética, oferecendo instigantes oportunidades acadêmicas e empresariais para um país como o Brasil, capaz de transitividade entre a visão do paraíso, com seu doce balanço a caminho do mar, e o futuro-quase- presente espaço de objetos, produtos e seres sintéticos.”

A curadoria do ciclo “O Design na Floresta dos Símbolos” é do italiano Marco Zanini, diretor do Comitê Científico do IED Brasil e fundador, ao lado do ítalo-austríaco Ettore Sottsass, do Memphis, movimento cultural de vanguarda que atuou de 1981 a 1987, em Milão.

 

AGENDA
O Design na Floresta dos Símbolos – III: Estética Sintética
Com Joaquim A. Machado
15 de setembro às 19h30 (abertura às 19h)
IED São Paulo – Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas pelo site: http://iedm.io/floresta-simbolos

 

Sobre Joaquim A. Machado

Doutor em Genética e Evolução pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, Joaquim Machado tem especialização em Genética Genômica pelo The Volcani Center, de Israel, e pelo Institute National de la Recherche Agronomique, de Bordeaux, França.

Por 15 anos, trabalhou com Diplomacia Corporativa em Biodiversidade e Biotecnologia para as empresas Zeneca, Novartis e Syngenta e como consultor científico da Delegação Brasileira na Convenção sobre a Diversidade Biológica (ONU/UNEP/CBD). É professor colaborador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo. Foi ainda professor da Unicamp e de outras instituições de ensino. Escreve periodicamente para a revista S/N, editada por Bob Wolfenson e Hélio Hara, e é editor da Mindwings & Leblon Newsletter: Science, Art and Politics.


Carina Costa
é pós-graduanda em Fashion Marketing and Communication pelo IED São Paulo. É coordenadora de marketing atuando no mercado de moda activewear internacional, editora de conteúdo e criadora do carinacosta.com.br. Instagram: @carinacostta

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID