IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Aula aberta: Designer da Renault comenta trajetória e desafios em Transportation

24 de março de 2016

Luiz Antonelli é um jovem talento que começa a se destacar no mercado do design automobilístico. Após se formar em design de produto, decidiu se empenhar na realização do antigo sonho de infância. Uma trajetória que envolveu estudos na Pós-graduação em Transportation Design no IED São Paulo e muita força de vontade, antes que conseguisse integrar o time de designers da Renault Brasil.

Toda essa história foi contada e comentada durante apresentação aberta ao público, realizada na sede da faculdade internacional de design, em Higienópolis, nesta quarta-feira (24). Diante de um público heterogêneo, formado principalmente por estudantes das áreas de engenharia mecânica e design de produto, Luiz apresentou um panorama bastante completo sobre a área e os principais requisitos profissionais, dentro e fora do Brasil.

“Vou contar coisas que ninguém nunca fala pra vocês”

Sem se ater a muitos detalhes técnicos, Luiz Antonelli projetou alguns de seus sketches e imagens que marcaram sua história desde que resolveu mergulhar de vez no design automobilístico, no início de 2009. Uma sequência leve e bem-humorada, que incluiu não apenas as experiências práticas, como também as amizades, histórias e inspirações colecionadas.

O início, por exemplo, não foi nada fácil. Após três tentativas frustradas no concurso Talento Design da Volkswagen, ele finalmente conseguiu uma vaga de estágio na montadora após alcançar o segundo lugar na disputa, em 2012. “Demorei quatro anos para conseguir dar início ao caminho que eu queria. Para outros pode demorar mais ou menos, isso varia entre cada pessoa, mas o importante é não desistir”, enfatizou Luiz.

Durante o ano que passou dentro dos estúdios da montadora alemã no Brasil, o jovem designer pôde vivenciar as mais diversas etapas da criação. Além de aprender os processos ligados ao design de automóveis reais, também ajudou a criar protótipos e até pilotou o seu durante uma corrida interna entre estagiários e funcionários, em que acabou no 1º lugar.

Design estrangeiro

Em 2014, o estágio foi realizado na sede da Volkswagen na Alemanha, “um lugar completamente diferente em tudo”, como ele mesmo disse, inclusive no idioma. Sem ainda dominar o inglês e muito menos o alemão, Luiz teve a sorte de encontrar muitos designers brasileiros trabalhando ou estagiando por lá.

Alocado no estúdio de veículos comerciais, em Wolfsburg, participou do design diversos projetos, como do Caddy 4 e T2, modelo semelhante à Kombi. “Foi muito legal automóveis que você ajudou a fazer em circulação nas ruas da Alemanha”, conta. Outro destaque também foi conhecer o método de trabalho e a organização de um estúdio de design fora do país – equipes mais numerosas, horário mais flexível e prazos menos apertados.

De volta ao Brasil, integrou a equipe de designers do estúdio Amoritz GT, de Fernando Morita, coordenador da Pós-Graduação em Transportation Design do IED. Ao longo de 2015, participou de várias etapas do projeto Jaguar, projeto de parceria exclusiva com a faculdade, enquanto iniciava o processo de seleção na Renault.

Bate-papo e dicas

Quando a apresentação acabou, o público se sentiu à vontade para fazer perguntas sobre a área, o mercado e a pós-graduação.

Uma das dúvidas, por exemplo, dizia respeito sobre a possibilidade de se trabalhar design naval na pós do IED. “Nós já tivemos alunos que se aprofundaram em design de moto e em videogame. Temos professores especializados em design aeronáutico e naval também, tudo depende do interesse dos alunos”, explicou Fernando Morita.

Nessa dinâmica informal, Luiz enfatizou as características que considera mais importantes para quem almeja se destacar em Transportation Design: portfolio; sketch (à mão e em Photoshop); networking; inglês (idioma); tempo; e humildade. “Tudo isso precisa ser bem dosado e, claro, também vai depender muito do seu objetivo e do perfil de trabalho que está procurando”, aconselhou Luiz.

Design Transportation Talks

O encontro com personalidades do mundo do Design Automotivo é uma das experiências oferecidas pela pós-graduação em Transportation Design, voltado para aqueles que sonham em seguir na carreira.

No dia 30 de março, será a vez de Gerson Barone falar sobre sua longa experiência como executive manager de “Design & Pachage” da Volkswagen Design. As inscrições já estão abertas aqui.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.