IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Andrea Bandoni, coordenadora da graduação em Design de Produto do IED-SP é destaque da publicação ‘brazilians designers to watch’

13 de setembro de 2016

A designer fala sobre seu trabalho envolvendo o látex da seringueira original da Amazônia

A revista americana líder na indústria do design e arquitetura destacou em matéria do seu site no fim das Olimpíadas os “14 designers brasileiros para ficar de olho”. Na lista, encontra-se Andrea Bandoni, designer e coordenadora do curso em Design de Produto do IED-SP.

 

Com vasta experiência na área e trabalhos reconhecidos no exterior, o trabalho com materiais nacionais chamou atenção pelo design e originalidade. Sobre isso, Andrea conta mais detalhes.

 

IED SP: O que você achou da repercussão da matéria no site da revista Interior Design?
Andrea Bandoni: Foi muito bom, porque é uma mídia espontânea e por ser uma revista internacional. Saiu na newsletter deles e isso gerou muita visibilidade. Explorou um caminho que não estava aberto pra mim.

 

IED SP: Conte sobre a peça que ganhou destaque na revista.
A.B.: A mesa Rubber Soul faz parte da série que fiz neste ano de 2016. São peças feitas em borracha da seringueira amazônica e esse látex não é um material muito usado como item de destaque, geralmente ele é apenas um complemento, mas não é um material nobre. A minha ideia foi justamente valorizá-lo, por isso usei a manta de látex natural recortada. Gosto muito da transparência e luminosidade inusitada que ela tem, a cor é muito bonita. A mesma peça saiu no editorial da revista Casa Vogue de setembro.

 

image00

 

IED SP: Comente sobre como começou seu projeto envolvendo materiais da Amazônia.
A.B.: Ganhei um edital da Funarte em 2012 para fazer o projeto “Objetos da Floresta”. Fiz uma viagem pela Amazônia para encontrar objetos existentes que tenham uma relação forte entre a natureza e homem. Foi uma pesquisa ampla e a partir disso gerei uma publicação online e gratuita disponível para download (https://objetosdafloresta.com/download/)
Depois disso, fiz uma exposição e me envolvi ainda mais com o tema. Em 2015, desenvolvi meu primeiro trabalho com borracha e madeira feito com a seringueira. Foi a partir daí que me apaixonei pelo látex.

 

rubbersoul_tapete4_web_540

 

IED SP: Como coordenadora do curso de graduação em Design de Produto, qual a relação que você faz entre o futuro profissional da área com as demandas do mercado atualmente?
A.B.: O designer de um curso de produto tem que estar conectado de alguma maneira com sustentabilidade, entender de onde vem a matéria-prima e quais valores podem agregar a cada criação. O curso também fala sobre novas tecnologias, antropologia e pesquisa. Quem quiser trabalhar com produto deve fazer muita pesquisa.
Saiba mais sobre a graduação em Design de Produto:
http://iedm.io/grad-dsg-prod


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID