IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

A hora e vez de ser criativo | Fabio Silveira

17 de fevereiro de 2016

Por Fabio Silveira*

O mercado editorial brasileiro atravessa momentos de profunda transformação. Seguindo uma tendência mundial, a indústria da comunicação tem buscado caminhos para se reinventar num cenário ainda incerto, mas que já se desenha no horizonte. Novos modelos estão sendo colocados em prática para gerar produtos e serviços mais adequado aos novos tempos e que atendam um público leitor cada vez mais segmentado e conectado ao mundo digital.

Novos hábitos de leitura e o boom de publicações em formatos digitais também têm trazido impacto para outros segmentos do mercado editorial brasileiro. A produção de livros é uma delas, embora tenha apresentado resultados melhores do que os demais ultimamente. Um dos reflexos desse processo é a mudança na mentalidade que envolvia a produção de conteúdo até então, que passou a exigir um diálogo mais eficiente e mais direto com o público leitor.

Em paralelo a tudo isso, grupos de editores das mais variadas formações e propostas estão despontando e já demonstram força e representatividade entre os leitores, ávidos por conteúdos livres, artísticos e inovadores. As feiras de publicações independentes, que têm atraído cada vez mais público e interesse da mídia, comprovam a consolidação desse movimento.  Tanto que já conquistaram lugar cativo nas agendas culturais de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo.

Fugindo de padrões e rótulos já inventados, uma verdadeira enxurrada de publicações inéditas tem apresentado novas abordagens narrativas e experiências com linguagens visuais impactantes, oxigenando todo o mercado editorial.

Transformação através do design

Se alguns enxergam crise nesse cenário, eu enxergo muitas oportunidades! Para saber como enfrentar os desafios do novo mercado editorial, precisamos de uma formação mais favorável aos exercícios do pensar — e repensar — modelos e sistemas, experimentar linguagens, reinventar conceitos e ampliar a capacidade narrativa, independentemente da plataforma.  Estamos diante de um momento propício à visão do Design, capaz de alterar todo o processo criativo e toda a cadeia de negócios. Precisamos de profissionais que pensem sob diferentes perspectivas e que consigam concretizar suas ideias.

Protagonizar essas quebras de paradigmas é um dos principais objetivos da formação oferecida pela Pós-Graduação em Design Editorial e Infografia do IED São Paulo.

O programa da pós combina o entendimento do conteúdo com as ferramentas de edição, a fim de tornar relevante o que se deve, tanto no suporte analógico quanto no digital; a preocupação em traduzir conteúdos com a visualização inteligente e atraente; a experiência das novas linguagens e formatos, favorecida pelo ambiente acadêmico focado em Design, que permite aprender com os erros e estar respaldado por uma equipe competente de professores atuantes no mercado; e, por fim, o empreendedorismo a partir da busca por soluções de produtos e serviços editoriais, contemplado em módulos destinados à inovação e aos novos negócios.

Somo movidos a obstáculos. As crises, mesmo que passageiras, tendem a ser combustíveis para mentes criativas e afeitas à mudança. Temos a oportunidade de participar ativamente da construção do “novo” mercado editorial e de amplificar as soluções inteligentes proporcionadas pelo design.

***

A Pós-Graduação em Design Editorial e Infografia está com as matrículas abertas! Para mais informações, clique aqui.

Fabio_Silveira_140x160* Fabio Silveira é coordenador da Pós Graduação em Design Editorial e Infografia do IED São Paulo. Atua há mais de 20 anos no mercado editorial. Em sua passagem pela Editora Abril, desenvolveu diversos processos que englobam desde fotografia digital até fluxos editoriais para diversas revistas do Grupo, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova – Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy, Você S.A., dentre outras. É professor há mais de dez anos. Foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio etc. Foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente atua como professor e consultor de projetos na área de Design Gráfico e Design Editorial.


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.