IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Da Oceania à Urca: a cerimônia de entrega de bandeiras dos 15 países do Pacífico instalados no IED Rio

4 de agosto de 2016

Evento aconteceu na praia e contou com música e danças locais das ilhas Samoa e Kiribati

A abertura oficial da Olimpíada é amanhã, mas a Oceania já fez sua cerimônia de entrega de bandeiras. A Praia da Urca foi palco do evento, que aconteceu hoje por volta das 13h e reuniu as delegações de 15 países-ilhas do continente, moradores do bairro e remadores dos clubes Va’a PRAIA Vermelha, Va’a Tour, Rio Vaa, Carioca Va’a, que participaram da chegada dos atletas em canoas. As remadoras e instrutoras do Clube Va’a PRAIA Vermelha, Letícia Lana e Giselle Leal, conduziram a canoa com os polinésios na chegada à praia. A cerimônia teve música e danças locais, protagonizadas por Natanya Potoi-Ulia, de Samoa, e David Katoatau, de Kiribati.

Ao chegar em terra-firme, os atletas foram recebidos por Sabrine Tavares, funcionária do IED Rio, onde está instalado o comitê olímpico das ilhas do Pacífico. Sabrine entregou a bandeira dos Comitês Olímpicos da Oceania (Onoc) às delegações que esperavam na areia, de acordo com o ritual já realizado na Olimpíada de Londres em 2012 e que teve repercussão mundial. Foi feita uma reza agradecendo a Deus pelo clima – o céu estava azul e o sol brilhava sobre a Baía de Guanabara – e desejando a paz do Pacífico para o Brasil. Depois, os atletas de cada país foram apresentados, circulando pela areia com suas respectivas bandeiras.

“Essa cerimônia é muito importante para a Oceania se integrar ao Brasil, sentir a cultura e conhecer o país”, disse Natanya, vestida em trajes típicos da Samoa. “Às vezes as pessoas só pensam na competição e se esquecem que nós precisamos pensar na cultura”. Para ela, a Praia da Urca é “uma representação perfeita” do Brasil, com a baía de um lado e o Pão de Açúcar do outro. Angélica Beccato, uma das remadoras que participaram do evento, também falou sobre a integração entre os países do Pacífico e o Brasil: “A cerimônia representou uma grande harmonia dos povos, um espírito de união, paz e alegria. Me sinto muito feliz e abençoada por ter participado”.

 


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID