IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Rio sedia Smart Citizens

4 de maio de 2016

Vamos receber entre os dias 9 e 16 de maio o evento internacional: Smart Citizens, Resilient Cities, um workshop com duração de cinco dias, seguido por um seminário, ambos gratuitos, sobre como habilitar os cidadãos para fazer suas cidades mais resilientes aos desafios naturais, sociais e econômicos do século 21. A ideia é prototipar soluções concretas para uma cidade mais sustentável e resiliente, utilizando e reforçando o poder dos cidadãos de tomar medidas proativas.

Essa é uma iniciativa da Holanda, que hoje preside a União Europeia, por meio do Consulado Holandês no Rio de Janeiro, da Waag Society, da Prefeitura da Cidade, da Swissnex Brazil e do Olabi, em parceria com a gente, para reunir designers, tomadores de decisão, cidadãos, empresários e organizações da sociedade civil para uma semana de criatividade, design, inovação e tecnologia.

 

Workshop* Smart Citizens, Resilient Cities – 09 a 13 de maio

* Workshop em inglês.

Cerca de 40 participantes foram convidados a mergulhar na experiência holandesa de desenvolver cidades mais inteligentes. A proposta é criar, prototipar e desenvolver ferramentas próprias de medição da qualidade da água, do ar e do som, a partir da visita a diversos pontos da cidade. Os participantes construirão seus próprios sensores de componentes de hardware open source e fabricarão as próprias engrenagens para apresentar ao grupo, que ajudará a interpretar os dados.

Ao final do workshop, todos serão transformados em cidadãos inteligentes, equipados e certificados, capazes de medir e interpretar parâmetros ambientais, prontos para continuar essas ações de forma independente e treinar outras pessoas. Com isso, passam a integrar uma rede global de cidadãos inteligentes, sendo verdadeiros agentes de mudança, impactando comunidades, empresas ou instituições que representam.

O workshop é uma mistura de tecnologia de sensores, fabricação digital, análise de dados e ativismo ambiental, reunindo um grupo de participantes capazes e motivados, sendo ensinado por gurus fabricante top-notch da Waag Society, especialistas de visualização de dados de FGV_DAPP e com acesso aos IED Labs e o Olabi FabLab.

Programação do Workshop

Dia 1: 09/05 – Introdução (IED Rio)
Projetos inspiradores de cidadania inteligente; Formação de grupos e co-criação de metas de projeto; Melhores práticas na medição; A interpretação dos dados; Co-criação de estratégias de medição.

Dia 2: 10/05 – A qualidade do ar
Dados existentes e disponíveis; A criação de sensores; Planejamento; A pesquisa de campo e aquisição de dados; Reflexão sobre os dados da qualidade do ar.

Dia 3: 11/05 – Som
Dados existentes e disponíveis; A criação de sensores; Planejamento; A pesquisa de campo e aquisição de dados; Reflexão sobre os dados da qualidade do ar.

Dia 4: 12/05 – Água
Dados existentes e disponíveis; A criação de sensores; Planejamento; A pesquisa de campo e aquisição de dados; Reflexão sobre os dados da qualidade do ar.

Dia 5: 13/05 – Visualização dos dados
Recapitulando as metas e estratégias de grupo; Os dados e as relações entre eles; Co-criação da estratégia de visualização e apresentação; Criando as visualizações.

 

Seminário* – 16 de maio

* Seminário em inglês com tradução simultânea.

Ao longo do dia, diversas rodas de conversa abordarão os temas que envolvem as cidades inteligentes, com apresentação de casos que são referência no mundo. Participam do seminário: Representantes da Holanda, Brasil, Itália, Suíça e o Reino Unido apresentam a visão de seus países sobre a importância de cidadãos habilitados para a construção de cidades resilientes. Luciana Nery Vice-Chefe Resiliência Oficial da Prefeitura do Rio; Eva Gladek, Metabolic (NL), especialista na área das Cidades Resilientes; Ricardo Ruiz, Inciti Recife, executivo do programa Cidade Sensível, do Ministério da Cultura; Clarisse Linke, ITDP Brasil, o transporte para a mudança social; Catarina Selada, Inteli (PT), cidades inteligentes; Pieter van Boheemen, Waag Society / Wetlab (NL); Frank Kresin, Waag Society (NL), Mara Balestrini, em commons (ESP); Gabriela Augustini, Olabi, rede Fablab no Rio; Lemos Ronaldo Internet das coisas (BR); Marleen Stikker, Waag Society (NL); Washington Fajardo, Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e curador do pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza; Santiago Luisa, MD Ellen McArthur Foundation; e o nosso director, Fabio Palma. 

 

SMART CITIZENS, RESILIENT CITIES
Workshop – de 09 a 13 de maio, das 09h às 21h.
Seminário – 16 de maio de 2016, das 09h às 21h.
IED Rio – Istituto Europeo di Design
Av. João Luís Alves, 13 – Rio de Janeiro, Brasil
Mais informações: http://resilientcities.com.br/
Participação gratuita, com inscrições prévias. Vagas limitadas.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.