IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Parla sobre Costume Design

15 de abril de 2016

No dia 28 de abril, a partir das 19h, vamos realizar mais uma edição do IED Parla. O tema desse encontro é Costume Design: o figurino sob a perspectiva do projeto. Abordando a dimensão projetiva do figurino, Guido Conrado, do In_comum coletivo e coordenador do nosso de Costume Design, recebe três figurinistas de grande relevância para as artes cênicas do país, Emilia Duncan, Maria Diaz Rocha e Ney Madeira. Nessa conversa apresentarão seus processos, histórias pessoais, formação, ao mesmo tempo em que discorrerem sobre suas metodologias, logística do processo, pesquisa, planejamento etc.

A produção de figurinos pode ser abordada sob muitos aspectos: as questões da visualidade, das especificidades de cada linguagem (TV, cinema, teatro, carnaval, etc.), a abordagem histórica, a produção do vestuário etc. Mas, nesse bate-papo, o enfoque está no projeto em si. A ideia é refletir se a realização de figurinos é um produto pura e simplesmente de design, se o designer pode substituir o trabalho do figurinista, se o figurinista pode ser enriquecido pelo olhar e as metodologias de projeto tão aderentes à cultura e ao campo do design e outras ponderações. São muitos os aspectos, as “ciências” e as especificidades da cultura cênica e visual implicadas na formação de um figurinista.

Esse Parla é uma iniciativa do novo curso de Costume Design, que começa no segundo semestre desse ano. Uma noite descontraída que revelará os bastidores do pensamento e das metodologias da produção de figurinos. Acompanhe as novidades do evento no nosso Facebook.


IED Parla: Costume Design: o figurino sob a perspectiva do projeto
Data: 28 de abril de 2016, das 19h às 20h30
Endereço: Av. João Luis Alves, 13 – Urca, Rio de Janeiro
Telefone: 21. 3683.3786


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.