IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED estará com um espaço na IDA – Exposição Internacional de Design e Arte, na ArtRio 2016, e uma programação de mesas-redondas no Auditório do Armazém 4

25 de setembro de 2016

O IED [Istituto Europeo di Design] participa da IDA – Feira de Design do Rio, que integra a ArtRio, que abre a partir de 28 de setembro de 2016 para convidados, e no dia seguinte para o público, no Píer Mauá. Em seu espaço, o IED usou material totalmente reciclável, como sarrafos de madeira, que serão depois reaproveitados integralmente. O IED programou quatro mesas-redondas, que serão realizadas no Auditório do Armazém 4, com profissionais conceituados sobre os temas: “Formação em Design”, “Criação”, “Arte, Artesanato e Design”, e “Design Efêmero”.

O estande do IED no IDA 2016 terá uma estrutura contemporânea resultante de um método construtivo de cenografia crua, que prevê, para a construção de espaços temporários, o uso de materiais com o mínimo de interferência possível em seu estado natural ou em seu estado original de fábrica. Todo o material utilizado no estande permanecerá intacto, com o mínimo de intervenção possível para que seja doado posteriormente para a construção de outros espaços ou mobiliários de maior duração. O projeto de cenografia foi realizado por Suzane Queiroz, com projeto de iluminação de Beti Font. A curadoria de conteúdo das mesas-redondas são do designer Marco Zanini.

 Dia 29 de setembro, às 18h – Formação em Design com Claudio Magalhães, da PUC Rio, Zoy Anastassakis, da Esdi, Fabio Palma, do IED e mediação de Gabriela Agustini, da Olabi.

 Dia 30 de setembro, às 18h – Criação com Ricardo Graham [O Ebanista], Felipe Rangel [Estúdio Baobá], e mediação de Ricardo Peruchi [IED].

 Dia 1º de outubro, às 14h – Arte, Artesanato e Design com Rosane Rosa [Rede Asta], Heliana Marinho [CRAB], e mediação de Tulio Mariante [MAM].

 Dia 1º de outubro, às 18h – Design Efêmero Com Suzane Queiroz [Pandega e IED], Ana Monte [Ydreams], e e mediação de Flavia Mendonça [IED].

Os participantes

Ana Monte dirige a criação da agência Ydreams desde 2010, onde é responsável por uma equipe multidisciplinar, capaz de criar, conceituar e produzir desde museus e exposições interativas como “Senna Emotion”, “Niemeyer – Uma trajetória em Curvas” e “Museu Nave Cidade Olímpica”, a espaços como o Bradesco Next, estandes tecnológicos como Petrobras, Ipiranga e Qualcomm.

Claudio Magalhães é diretor do DAD (Departamento de Artes e Design da PUC Rio) e atua no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) do DAD, coordenando o Laboratório de Gestão em Design e o Núcleo de Experimentação em Tridimensional. Publicou o livro “Design Estratégico” (1995) pelo Programa Brasileiro do Design. Atua nas áreas de design estratégico, inovação tecnológica, gestão, política, empreendedorismo em design.

Fabio Palma é diretor do IED (Istituto Europeo di Design) Rio de Janeiro desde 2010, quando deixou o IED de Barcelona onde era diretor de Formação Avançada, depois de lecionar Sociologia da Comunicação e de Projetos de Comunicação na instituição espanhola. Mora no Rio, para onde veio estruturar, abrir e dirigir a sede carioca do IED.

Felipe Rangel tem mais de 15 anos de experiência com a indústria, é desenhista industrial formado pela PUC Rio, onde supervisiona a habilitação de projeto de produto no curso de Design, e é professor de projeto há mais de dez anos. Preside o Estúdio Baobá, depois de ter fundado o grupo Oitis 55.

Flávia Mendonça trabalha há dez anos em design e é especializada em assuntos relacionados a branded content, moda, design, comportamento de consumo, tendências e roteiro de viagens. Colaborou com empresas de pesquisa de tendências como o WGSN, Trend Büero e hoje atua na Stylus.

Gabriela Agustini é fundadora e diretora do Olabi Makerspace, empreendimento social focado em inovação, tecnologia e criatividade com sede no Rio de Janeiro e projetos espalhados pelo país – e é membro da rede global de fablabs. É professora de empreendedorismo na FGV Rio e de cultura e tecnologia na Universidade Cândido Mendes.

Heliana Marinho é coordenadora de Economia Criativa do Sebrae/Rj e coordenadora do CRAB (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro). Arquiteta pela UFPA; Doutora em Administração (FGV/EBAPE); Mestre em Administração Pública (FGV/EBAPE); Especialista em Gestão Estratégica e Inovação (HSM); Especialista em Desenvolvimento Local e Territorial (IBAM).

Ricardo Peruchi dirige a comunicação institucional do IED de São Paulo desde 2012, dedicando-se à produção de conteúdos em várias plataformas. Com uma vivência de 20 anos nas salas de aulas, lecionou em cursos preparatórios, foi professor convidado da PUC SP, e atualmente escreve livros didáticos de Artes e Linguagens.

Rosane Rosa é diretora de desenvolvimento e marketing da Rede Asta, formada em Psicologia, com experiência de 25 anos na área de marketing, varejo e gestão de negócio. Antes de fazer parte da Asta, trabalhou na Shoptime no Brasil, ocupou cargos de direção e gerência  na Casa & Vídeo e Globex /Ponto Frio.

Suzane Queiroz, arquiteta formada pela UFRJ, atua há 21 anos nas mais diversas áreas da cenografia. Em 2001 fundou a empresa Pândega, onde realiza um trabalho multidisciplinar na criação de cenários com uma ampla área de atuação: teatro, shows, estandes, exposições, estúdios, passarelas, eventos corporativos e culturais. Foi eleita a Designer de Ambientes do Ano em 2010 e 2012 pelo Prêmio Colunistas. Coordena o curso Criação em Cenografia no IED Rio.

Tulio Mariante, criador e diretor da Novo Desenho, lojas de design no MAM Rio e no MAR, é o curador de design do MAM Rio, onde realizou a exposição “Design e a Madeira”, em 2015. Mariante foi curador de eventos variados nos últimos quinze anos. Dentre várias exposições, foi curador de “Cartaz Africano, o Grito” (MAM Rio, 2011), "Alegria" e "Lina Bo Bardi Designer" (2011 e 2012), dentro do Festival Internacional Europalia, em Genk, na Bélgica, e “Banquinhos do Brasil” (2009, POP, Rio).

Zoy Anastassakis, diretora da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi), tem grande experiência em design de comunicação, cenografia e direção de arte, bem como em pesquisa e consultoria de inovação e design estratégico, tendo atuado como coordenadora de pesquisa e projeto nas empresas MJV Tecnologia e Inovação e Cria Global. Coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA).

 

IED na IDA – Exposição Internacional de Design e Arte, na ArtRio [Armazém 4]

Abertura: 28 de setembro de 2016 (para convidados)

Visitação pública: 29 de setembro a 2 de outubro de 2016. A partir das 13h (até as 20h na quinta, sexta e sábado, e até as 19h no domingo). Entrada principal do Píer Mauá (em frente à Praça Mauá)

Ingressos: R$ 30,00 inteira | R$ 15,00 meia-entrada

Classificação 18 anos. Menores de idade somente acompanhados do responsável legal.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID