IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Container de Coleta Seletiva, um presente do IED Rio para a Urca

3 de maio de 2016

Vamos iniciar uma linda campanha de Coleta Seletiva de resíduos sólidos na Urca! Em parceria com a Usina Pando, presenteamos o bairro um container de coleta seletiva, que será inaugurado no sábado, dia 07 de maio de 2016, a partir das 10h. O principal objetivo é beneficiar os moradores, frequentadores do bairro, nossos alunos e funcionários com um local adequado para o descarte de resíduos sólidos recicláveis.

Neste dia o aluno Marcos Maurity, um apaixonado por arte urbana, vai grafitar o container transformando a área em um ponto de referência de design e sustentabilidade. Ainda, para incentivar a coleta seletiva e chamar atenção para esse novo espaço público, vamos mobilizar comunidade, alunos, funcionários, moradores do bairro e colaboradores para limpeza da praia da Urca.

O container foi adaptado para receber papel, metal, vidro e plástico. Totalmente autônomo, a iluminação externa do container é com lâmpadas de LED e o sistema funciona em modo off-grid (sistema isolado para geração de energia solar fotovoltaica). O responsável por esse sistema de energia solar é a Pratil (Grupo Enel) uma empresa de soluções inteligentes em energia que atua nos segmentos de infraestrutura elétrica, energia solar e eficiência energética. Os resíduos são coletados semanalmente pela Coopama, ONG especializada em coleta seletiva, e são transformados em nova matéria-prima.

Contribuindo para a conscientização sobre o destino adequado desses materiais, há no container um painel de pallets com explicações sobre a iniciativa e informações sobre os tipos de resíduos que podem ser descartados.

Espera-se que essa iniciativa contribua para o fomento de pequenas e grandes ações de responsabilidade socioambiental de muitas outras empresas.

Campanha de Coleta Seletiva na Urca
Dia 07 de maio – a partir das 10h
IED Rio – Istituto Europeo di Design
Av. João Luís Alves, 13

 

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

A coleta seletiva é o primeiro passo para que a enorme quantidade de resíduos gerados, especialmente em áreas urbanas, siga seu caminho para a destinação final ambientalmente correta. A separação do lixo reciclável dos demais resíduos é fundamental nesse processo. Dentre as vantagens da coleta seletiva estão a redução da extração de recursos naturais, economia de água e energia, a conservação do solo, a diminuição dos custos de produção com o aproveitamento dos materiais pelas indústrias, a manutenção da limpeza e higiene da cidade além da geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

 

OS APOIADORES DESSA INICIATIVA

Usina Pando
Uma plataforma de arquitetura social e sustentável, liderada por uma cooperativa de arquitetos, designers e engenheiros para o desenvolvimento e realização de soluções inovadoras, com orientações sustentáveis e melhorias socioambientais.

Prátil
A Prátil, responsável pelo sistema de energia solar que abastecerá o container, é uma empresa de soluções inteligentes em energia que atua nos segmentos de infraestrutura elétrica, energia solar e eficiência energética. Possui experiência e qualidade do grupo Enel, um dos maiores players integrados do mercado global de energia e gás, com forte atuação na Europa e na América Latina, presente em cinco continentes e com operações em mais de 30 países. A solução solar destinada ao container, com capacidade instalada de 1,56 kWp e que utiliza seis painéis fotovoltaicos, será capaz de gerar cerca de 120 kWh/mês, evitando a emissão de 180 Kg de CO2 na natureza por ano.

AR Responsável
Desenvolve projetos de gerenciamento de resíduos com foco na reutilização, reaproveitamento e reciclagem, conseguindo com isso a correta destinação final e certificação de todo o processo.

Primex Containers
A Primex tem como objetivo oferecer alternativas com seus contêineres para armazenagem e transporte nas áreas de distribuição e logística. Acompanha o cliente em todo o processo de transporte e conteinerização, com esclarecimentos técnicos e assistência total.

BF Sustentabilidade, Arquitetura e Iluminação
A BF atua na consultoria e elaboração de projetos de arquitetura e iluminação. Acreditam em soluções sustentáveis, buscando o máximo desempenho com o menor impacto. Formada por profissionais com experiências diversas, a empresa prima pela transparência e qualidade, desenvolvendo soluções criativas por meio da incorporação de novas tecnologias e de uma política de sustentabilidade consistente.

ES2
A ES2 atua no segmento da construção civil e arquitetura, elaborando as melhores soluções para os empreendimentos.

Casa com Pallet
Fazem a reutilização seletiva de pallets que um dia seriam descartados na natureza. Na Casa com Pallet o que era descartável se transforma em arte de um jeito novo.

COOPAMA
A Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente funciona em Maria da Graça, dentro do espaço da antiga fábrica Hitachi Line do Brasil, onde são desenvolvidas atividades de trabalho com os cooperados ligadas aos resíduos sólidos (como vidros, papel/papelão, metais, plásticos, madeiras, óleo e todos os tipos de materiais elétricos e eletrônicos).


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.