IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Mostra interativa Los Makers traz produtos feitos com impressora 3D

3 de agosto de 2015

Visitantes poderão realizar demonstrações com impressora 3D

Los Makers, evento criado na Colômbia com o objetivo de promover o design produzido por meios digitais, realiza sua primeira edição no Brasil durante o DW! Design Weekend na sede do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, na Rua Maranhão, de 12 a 16 de agosto, das 10h às 21h.

Trata-se de uma das primeiras exposições interativas do país com produtos confeccionados em impressão 3D, corte a laser e impressão digital, sem deixar de lado os meios convencionais de manufatura.

A primeira edição brasileira do evento, que está chegando a várias cidades do mundo, conta com uma seleção de projetos convidados, uma realização da Trendmóvel e do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, em parceria com a Masisa e a ADP – Associação de Designers de Produto.

A designer e curadora Silvia Grilli selecionou para a Los Makers Brasil trabalhos dos criadores Ligia de Medeiros, Renata Rubim, Roni Sebben, Isabela Carvalho, Marcio Nascimento, Edu Bortolai, Daniel Gonçalves, dentre outros.

A curadora explica que a produção ubíqua é o fenômeno mais radical e disruptivo desde a Revolução Industrial. “Máquinas conectadas a um computador, como se fossem uma impressora, oferecem a possibilidade de realizar processos de corte, fresagem e prototipagem antes muito complexos, com resultados visualmente muito sofisticados, a partir de arquivos digitais desenhados em qualquer lugar do mundo”, completa Silvia.

Uma das atrações da mostra será a impressora Cube, da 3D Systems, na qual os visitantes poderão realizar demonstrações da nova tecnologia.

Aproveitando esses recursos, novos empreendedores criam e compartilham arquivos que podem ser replicados em qualquer lugar, favorecendo a produção local. Diferentes designers e artistas vislumbram, por meio dessas tecnologias, um novo meio de expressão  para criação e produção de objetos com alto valor estético e funcional e a baixo custo.

A visitação é aberta ao público e gratuita. A exposição está instalada na Sala 11 do IED São Paulo (primeiro andar).

 Los Makers: a produção ubíqua
Local: Sala 11 do IED São Paulo, Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Datas: 12 a 16 de agosto, de quarta a domingo
Horário: Quarta a sexta, 10h às 21h | sábado e domingo, 10h às 18h
Grátis. Não é necessária inscrição. Haverá serviço de valet no local (R$20).


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.