IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Lançamento de livros sobre Design marcam a Abertura do DW! Design Weekend

3 de agosto de 2015

Livros “Prédios de São Paulo”, “Signos da Brasilidade no Design de Móveis” e “Guia do Design de São Paulo (DoDe)” serão lançados em evento no IED São Paulo

 O Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, por ocasião do DW! Design Weekend, abre sua programação no maior festival de design da América Latina com happy hour e lançamento dos livros “Prédios de São Paulo” (Editora Gaps), de autoria de Matteo Gavazzi, Milena Leonel e Emiliano Hagge, “Signos da Brasilidade no Design de Móveis” (Editora Senai), por Silvia Grilli, e “Guia do Design de São Paulo 2015/2016” (DoDe/Auana Editora), editado por Maurício Pinto e Silva.

O evento será no pátio da instituição no dia 12 de agosto, quarta-feira, das 19h às 22h e reunirá designers, arquitetos, empresários, estudantes, professores e artistas para a abertura da programação da faculdade durante o DW!.

“Guia do Design de São Paulo 2015/2016″ (Auana Editora)
Por Maurício Pinto e Silva

Inspirado pelo London Design Guide, do qual é entusiasta, o administrador Maurício Pinto e Silva resolveu criar o guia paulistano do Design. Assim nasceu o DODE (pronuncia-se “dodê”, como se levasse acento circunflexo), apelido carinhoso do Guia do Design de São Paulo 2015/2016. Aprovado na Lei Rouanet, o projeto contou com patrocínios de Deca, Electrolux e Cinex.

O guia DODE, escrito em português e inglês, dividiu a cidade em seis regiões-capítulos: Vila Madalena, Pinheiros, Gabriel + Jd. Europa, Jardins + Paulista, Centro e Outras Regiões. Convida os leitores a olharem para a cidade sob o recorte do design e a pé (na medida do possível).

O criador do guia londrino Max Fraser integra a equipe como editor convidado. A jornalista, professora e pesquisadora de história do design Ethel Leon fez a revisão conceitual e técnica do livro, e o designer gráfico Kiko Farkas o transformou num objeto de desejo. A jornalista e editora Ana Augusta Rocha, com mais de vinte anos de atuação no mercado editorial, contribuiu com seus textos leves, alegres e informativos.

“Prédios de São Paulo” (Editora Gaps)
Por Matteo Gavazzi, Milena Leonel e Emiliano Hagge

“Prédios de São Paulo” é um projeto online de cultura material que virou livro, no qual edifícios históricos de São Paulo foram clicados pelos fotógrafos Milena Leonel e Emiliano Hagge e suas curiosas histórias contadas por Matteo Gavazzi, Ana Clara Queiroz, Julia Urrutia, Mariana Cazaroli, Nathalia Colli e Matteo Gavazzi, pai da ideia, designer de interiores formado pelo IED São Paulo e empreendedor imobiliário.

Com o intuito de exaltar a história de São Paulo e atrair a atenção para um patrimônio que por muitas vezes não é apreciado, o projeto conta com mais de 100 prédios e um acervo de mais de mil imagens.

“Signos da Brasilidade no Design de Móveis” (Editora Senai)
Por Silvia Grilli

A diversidade étnica e cultural do nosso país, considerada por estudiosos do assunto como um dos pilares da brasilidade, é uma fonte quase inesgotável de inspiração para conceituar projetos de design, assim como a biodiversidade, os regionalismos e o jeito simples de viver do brasileiro. Estes e outros signos podem e devem servir como elementos de inspiração para o design de materiais, como móveis, superfícies, iluminação, utilidade domésticas, dentre outros.

O livro reúne exemplos de produtos diversos, desenvolvidos sob os variados signos da brasilidade, para que sirvam de inspiração para projetos de móveis com identidade brasileira.

 Serviço
Lançamentos: “Prédios de São Paulo”, “Signos da Brasilidade no Design de Móveis” e “Guia do Design de São Paulo (DoDe)”
Local: Pátio do IED São Paulo, Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Data: 12 de agosto, quarta-feira
Horário: 19h às 22h
Com happy hour. Grátis. Não é necessária inscrição. Haverá serviço de valet no local (R$20).


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.