IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

#IEDTalks: Food Design na Virada Sustentável

23 de agosto de 2017

*por Christian Ullmann

 

 

Neste sábado, 26 de agosto, o Curso One Year em Food Design do IED São Paulo oferece dois #IEDTalks especiais:

11h às 12h    –  #IEDTalks: Porque escolhi fazer o curso de food design?

Food Design é uma abordagem contemporânea, inovativa e multissensorial de tudo que diz respeito aos alimentos, produção, distribuição, identidade, prazer, nutrição, cadeia de valor e cultura. E se concentra nas novas oportunidades de negócios, saúde, qualidade, sedução, honestidade e particularmente redução de desperdício.

Pensando nisso, o IED SP uniu o Design à Indústria da Alimentação, e consequentemente à Gastronomia para promover experiências criativas e novos negócios dentro de um universo em formação no cenário nacional: o Food Design. Inscreva-se aqui.

O Curso One Year Food Design convida o aluno a projetar, criar e comunicar produtos, serviços, modelos de negócios e formas de consumo para trazer soluções inovadoras no mercado alimentício, valorizando a relação entre consumidor, alimento e ambiente.

 

 

 

Ana Barini , Sócia do Restaurante e Supermercado Super Natural

Restaurante e supermercado Super Natural, comida vegetariana e opções veganas em farto buffet de saladas e pratos quentes, com mercearia orgânica.

 

 

Mariana Bacci , Diretora da Mariana Bacci Comunicação

Mariana Bacci é jornalista e sua trajetória profissional começou em vendas, passou por TV (pauta, edição e apresentação), assessoria de imprensa, comunicação institucional e consultoria para varejo. A Mariana Bacci Comunicação está há 8 anos no mercado e  tem a sua sede na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.  Uma região localizada  entre leste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Rio de Janeiro, as margens da Rodovia Presidente Dutra. Com atuação no segmento de Consultoria de  Empresas, a empresa se destaca pela credibilidade no setor, que garante confiança e destaque na região.

 

14h às 15h      Economia Circular: A visão do design além do produto
+ Case da embalagem Virtuous Circle, da Dupont

 

O IED Lab e o projeto Design For Future do IED São Paulo convidam para participar da mesa Economia Circular onde Rodrigo Bautista apresentara o projeto Design for Demand. Janine Carvalho apresentara o projeto Virtuous Circle. Ambos apresentados pela Beatriz Luz, Fundadora da Exchange 4 Change Brasil, consultoria especializada que visa impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil com parceiros internacionais co-criando e adaptando soluções à realidade brasileira.

Inscreva-se aqui.

 

Rodrigo Bautista Designer, Integrante do System Change Lab

Designer responsável pelo Programa Design for Demand do Forum for the Future que tem como objetivo influenciar os designers a repensar o seu papel na transição para a Economia Circular. Integrante do System Change Lab, programa que gera inovação em sistemas e design experimental utilizando métodos criativos e práticas que desafiem e inspirem a mudança através de tecnologias inovadoras. Forum for the Future é parceiro da Exchange 4 Change Brasil e irá falar da conexão do design com a Economia Circular e as iniciativas conjuntas que podem ser desenvolvidas com parceiros brasileiros.

 

Janine Carvalho, Gerente de Marketing e Vendas América Latina da Dupont

A empresária irá falar sobre o projeto Virtuous Circle. Um case de embalagem que foi desenvolvida dentro do contexto de Economia Circular em parceria com vários atores da cadeia de valor. O projeto combina inovação no contexto nutricional de alimentos (smart food design) visando levar alimento a crianças em comunidades isoladas da África e design inteligente de embalagem do início ao fim, pois a embalagem foi desenvolvida de forma a ser processada após o uso e transformada em carteiras escolares. O projeto ainda tem um pilar de educação que visa mostrar a importância da reciclagem.

 

Moderador: Christian Ullmann, coordenador do IED Lab

Christian Ullmann, coordenador do Curso One Year

em Food Design e do NEX

Núcleo Exploratório de Design. Professor de Design e Sustentabilidade na graduação e na pós-graduação do Istituto Europeu di Design – IED desde 2008.Participou do Progetto Biologico Centro Studi Alessi, na Itália e Grécia. A convite de Simone Mattar, atuou como coordenador de Design do Projeto Como Penso Como, iniciativa pioneira em Food Design no Brasil.


Irina Gatsalova
Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID