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IED São Paulo realiza quinta edição do Modacamp sob o tema Moda & Tecnologia

25 de agosto de 2015

Evento sobre criação, negócios e estilo acontece nos dias 1 e 2 de setembro e reúne cerca de duas mil pessoas na sede da faculdade em Higienópolis.

O Instituto Europeo de Design – IED São Paulo promove nos dias 1 e 2 de setembro a quinta edição do Modacamp, evento anual que já se consolidou como um dos principais encontros de moda do país. Reúne mais de 30 convidados em dois dias de intensa programação.

Para 2015, de olho no futuro, o Modacamp apresenta o tema Moda & Tecnologia e conta com as parcerias da PeclersParis – fashioning the future e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Para se ter uma ideia da importância do evento, quatro novas marcas serão lançadas durante o Modacamp, entre sites, plataformas de interação, aplicativos e e-commerce.

O evento se desenvolve em formatos dinâmicos e interativos. Ao longo dos dois dias, os profissionais das mais diversas áreas da moda, em conversas e encontros, compartilham experiências e ideias e têm acesso à última palavra em tendências, conceitos e práticas.

Jum Nakao, Prêmio Ícone da Moda 2015

Anualmente, durante o Modacamp, o IED Brasil confere o Prêmio Ícone da Moda, que, nas edições anteriores, homenageou personalidades como Elio Fiorucci, Costanza Pascolato e Amir Slama.

Em 2015, o grande destaque do Modacamp é o designer, diretor de criação e artista Jum Nakao, por sua trajetória única e contribuição inestimável à moda brasileira. Jum recebe o Prêmio Ícone da Moda 2015 no encerramento do evento. O icônico jornalista de moda Mario Mendes realizará uma entrevista aberta como parte da homenagem.

Inscrições 

O ModaCamp 2015 é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

 

Confira a programação completa:

Abertura com João Braga

A partir de seu último livro “Tenho Dito – Histórias e Reflexões sobre Moda” (Estação das Letras e Cores), João Braga, a maior referência em História da Moda no Brasil, promove reflexões sobre passado e futuro, legado e tecnologia de moda.

Convidado: João Braga

Apresentação: Debora Carammaschi, diretora acadêmica do IED Brasil.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 14h

 

Como preservar o passado no futuro?

Memória digital e questões relacionadas à preservação e à democratização de acervos a partir de sua digitalização e virtualização nas áreas de Moda e Design.

Mediação: Marcia Merlo, coordenadora do Moda Documenta, diretora científica do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, fundadora do MIMo – Museu da Indumentária e da Moda e professora do IED São Paulo.

Convidados:  Rafaela Norogrando, designer de moda e pesquisadora (participação remota a partir da Universidade de Aveiro); Heloísa Dallari, arquiteta, professora de História da Arte e da Arquitetura, palestrante e consultora de Design de Interiores; e Millard Schisler, fotógrafo, editor e especialista em preservação digital.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 15h

 

Curadoria digital: o futuro do personal styling

Juliana Pinheiro Mota (Radar 55) conduz um papo bem interessante sobre o styling nas plataformas digitais com algumas das pessoas que mais entendem do assunto, apresentando novidades e lançamentos para profissionais e amantes da moda.

Convidadas: Ana Isabel Carvalho Pinto, Shop2Gether; Giovanna Meneghel, Éditeur; Gabriela Saldanha, aplicativo Help to Dress (pré-lançamento); Joana Laprovitera, O Q Vestir.

Apresentação: Juliana Pinheiro Mota, Radar 55.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 16h

 

Tecnologia a serviço da criação em moda

A Lectra, marca especializada em soluções tecnológicas para a indústria de moda, apresenta inovações que impactam a concepção e desenvolvimento de produtos. Essas novidades representam rupturas e mudanças que afetam os designers de moda atualmente e continuarão a influenciar a profissão nos próximos anos.

Convidada: Daniella Ambrogi, gerente de marketing da Lectra.

Apresentação: Maria José Orione, diretora de planejamento estratégico da Capricórnio Têxtil e coordenadora da pós-graduação em Fashion Marketing and Communication do IED São Paulo.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 17h

 

Moda & Tecnologia: macro tendências (by PeclersParis)

Tipo de atração: Palestra sobre tendências

Descrição:  A PeclersParis, uma das consultorias mais influentes na área de pesquisa para definir tendências de consumo, traz conteúdos exclusivos sobre as relações entre moda e tecnologia. Os conceitos apresentados envolvem criação, produção, comercialização e estilo.

Convidada: Isabel Iza” Dezon, consultora e Business Development Manager da PeclersParis – fashioning the future. Antes de voltar ao Brasil, integrou por mais de três anos o departamento de Research and Future Insight da agência na França. Suas atuações anteriores, na Europa, incluem Moncler e Prada. Também atuou na área de figurinos da TV Globo.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 18h

 

Cenários e oportunidades na Moda brasileira

Alexandra Farah conduz uma conversa instigante sobre os negócios de moda no Brasil com três renomados dirigentes e especialistas, representando as várias pontas da cadeia produtiva. Em momento de crise e reinvenção, quais serão os caminhos para quem vive de moda?

Apresentação: Alexandra Farah, colunista Moda e Negócios BandNews TV e Vogue Brasil

Convidados: Renato Boaventura, CEO da Rhodia Fibras (Grupo Solvay); Fernando Pimentel, CEO da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; Victor Megido, diretor geral do IED Brasil e especialista em mercado de luxo. Na sequência, o IED São Paulo convida a todos para momento de Hang-out com open bar oferecido pela Yaguara.

Dia: 1º de setembro, terça-feira

Horário: 19h

 

Painel – Novas abordagens

Tipo de atração: Painel

Descrição:
O painel sobre novas abordagens na moda traz os seguintes temas:

– Crowdfunding fashion
– Costurando tecnologia com criativivade
– Novas interfaces e imersões digitais
– Do wearable tech aos fashionables

Convidados: Ivan Pereira e Johnny Barros, UDesign (pré-lançamento); Nadine Gonzalez, Casa Geração Vidigal; Andrei Speridião, inovador social, head da Iceland 2nd Nation; e Célia Fernandes, fashion designer, consultora e professora do IED São Paulo.

Mediação: Em confirmação.

Apresentação: Helena Pimenta, estilista e coordenadora da graduação em Design de Moda do IED São Paulo.

Dia: 2 de setembro, quarta-feira

Horário: 14h

 

O impacto das novas tecnologias na estamparia

La Estampa, conceituada empresa de inovação criativa e tecnologia de ponta no desenvolvimento de tecidos e estampas, apresenta as últimas novidades no segmento.

Convidado: Marcelo Castelão, CEO da La Estampa.

Dia: 2 de setembro, quarta-feira

Horário: 16h

 

Phygital – Experiência, o novo produto?

A macro tendência que une digital + físico dá o tom sobre a revolução que vem ocorrendo no varejo, tanto no ponto de venda, quanto no e-commerce. Os especialistas apresentam não apenas o que já está sendo adotado, mas também a última palavra em tecnologia para geração de experiências e interação com os públicos. A mesa marca o lançamento do curso One Year em Retail Design e Visual Merchandising do IED SP e das start-ups Lemonade e Boo.

Mediação: Cintia Lie Matuzawa, consultora de VM e coordenadora do One Year em Retail Design e VM do IED São Paulo.

Convidados: Amaro (e-commerce); George Homer, designer, especialista em varejo e VM, sócio-fundador da GH&Associados, com sede em Nova York; Paulo Perez, fundador da Boo (pré-lançamento); Thiago Krieck, CEO da Lemonade (pré-lançamento).

Dia: 2 de setembro, quarta-feira

Horário: 17h

 

Pinterest: imagem, identidade e coleções pessoais

O Pinterest surgiu como uma rede social pensada para ser um quadro de inspirações, permitindo marcação visual de conteúdos e curadorias diversas
é uma ferramenta de marcação visual que ajuda você a descobrir e salvar ideias criativas. O principal dirigente da marca no Brasil traz uma interessante discussão sobre o colecionismo de imagens e seu papel em nossa vida e na Moda como um todo.

Convidado: Ricardo Sangion, Country Manager do Pinterest, atua com operações web desde 1990, com experiências de sucesso anteriores em Microsoft, Facebook e agência F.Biz.

Dia: 2 de setembro, quarta-feira

Horário: 18h30

 

Jum Nakao recebe o Prêmio Ícone da Moda 2015

O designer, diretor de criação e artista Jum Nakao é o grande homenageado do Modacamp 2015 por sua trajetória única e contribuição inestimável à moda brasileira. Após a entrega do prêmio, Mario Mendes, um dos jornalistas mais admirados da cultura e da moda, entrevista o criador Jum Nakao sobre sua vida, obra e pensamento, como parte da homenagem. Na sequência, o IED São Paulo convida a todos para momento de Hang-out com open bar oferecido pela Yaguara.

Convidado: Jum Nakao

Apresentação: Mario Mendes

Dia: 2 de setembro, quarta-feira

Horário: 19h30


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